O aquecimento doméstico é uma questão muito importante. Manter uma casa quente no inverno não é fácil nem barato na maioria dos casos. No entanto, uma cassete pode resolver este problema de uma forma muito eficiente.
A cassete é um tipo de lareira que pode ser muito interessante se já tiver uma instalação anterior, embora também possa ser feita de raiz. Em qualquer caso, ParaTuReforma gostaria de lhe dizer exatamente o que é, como se instala e que tarefas de manutenção requer.
Cassete de chaminé
A cassete é um aparelho de aquecimento feito de aço ou de ferro fundido. Pode ser inserida no orifício onde se encontrava a lareira, como se fosse um recuperador de calor, embora a instalação seja geralmente efectuada de raiz.
Tal como os inserts, as cassetes têm uma câmara que, quando fechada com vidro cerâmico, impede o contacto direto com as chamas. No entanto, ao contrário destas, não forçam a extração do calor através de ventoinhas, mas permitem que este seja produzido naturalmente.
Estes aparelhos de aquecimento também não devem ser confundidos com os fogões a lenha, pois exigem uma instalação muito mais complexa. Esta questão será abordada mais adiante.

Instalação da cassete da chaminé
Em artigos anteriores deste blogue, explicámos como fazer uma lareira a lenha. Neste sentido, a instalação de uma lareira de cassete é muito mais simples, como se pode ver neste guia:
- Introduzir o tubo de extração na tubagem. Consoante o caso, pode ser necessário fazê-lo a partir do telhado.
- Montagem do sistema de isolamento. É habitual utilizar fibra de vidro ou, na falta desta, lã de rocha. A sua função é evitar o reboco de fumo e apoiar temporariamente o tubo.
- Colocação da cassete na abertura da lareira a lenha. É muito importante que, de antemão, se certifique de que o modelo escolhido cabe no espaço disponível.
- Selagem da cassete no encaixe. Para este efeito, é essencial utilizar mástiques com qualidades especiais contra temperaturas elevadas, caso contrário o dispositivo pode deslocar-se.
- Inserir o tubo na cassete. Ou seja, ligar a extração à câmara de combustão.
Após esta última etapa, resta apenas dar o acabamento estético para terminar a instalação da cassete . cassete cassete da lareira. Por exemplo, fazendo uma moldura com uma placa de gesso especial ou utilizando uma peça de alvenaria.
Manutenção da cassete da chaminé
A manutenção da cassete consiste basicamente na sua limpeza e na limpeza da chaminé. Aqui dizemos-lhe como o fazer, embora já lhe tenhamos dito que vai precisar de alguns produtos especiais.
Limpar a estrutura interior
Em primeiro lugar, é necessário limpar as cinzas que se acumularam no cinzeiro durante a última utilização. Para isso, é essencial esperar que a cinza arrefeça. Pode utilizar uma pá ou, melhor ainda, um aspirador.
Em seguida, pegue numa escova de arame e esfregue as paredes internas da cassete para remover quaisquer partículas de combustão aderentes. Por fim, enxaguar com um pouco de água e deixar secar naturalmente.
Limpar a porta
Agora temos um truque para si. Comece por pegar numa folha de jornal e humedeça-a um pouco. Depois, impregne a folha com cinzas e esfregue o vidro. Os resultados podem ser melhores do que os oferecidos por muitos produtos específicos de limpeza de vidros.
Varrer a chaminé da cassete
O último passo a dar é a limpeza da cassete da chaminé. Neste caso, pode ser aconselhável contratar os serviços de um limpa-chaminés profissional, pois será necessário subir ao telhado e efetuar a tarefa em altura. Além disso, devem ser utilizados produtos específicos para o efeito.
Comprar uma cassete de chaminé
Ao comprar uma cassete para lareira, é essencial ter em conta um certo número de aspectos. Vejamos quais são.
A autonomia da cassete
Todos os aparelhos de lareira têm um depósito onde se coloca a lenha. A autonomia refere-se ao número de horas que estes aparelhos podem aquecer a lareira por carga completa. Segundo os especialistas, deve situar-se entre 10 e 12 horas.
A produção de calor
Este valor dependerá principalmente dos metros quadrados da superfície que pretende aquecer e do nível de isolamento da sua casa. Por exemplo, se a sua casa tiver bons recintos e paredes capazes de reter o calor, entre 60 W e 80 W podem ser suficientes. Por outro lado, se o isolamento não for bom, necessitará de uma potência de aquecimento entre 100 W e 120 W para obter os resultados esperados.
Desempenho
Refere-se à capacidade da chaminé para converter o combustível em calor. Atualmente, as melhores cassetes atingem atualmente um rendimento de 80 %. No entanto, para atingir esta percentagem, é necessário dispor de uma câmara de combustão dupla, o que aumenta consideravelmente o preço. As cassetes de câmara única têm um rendimento de cerca de 70 %, o que é muito superior ao das lareiras abertas a lenha (30-40 %).
Materiais de construção
O ferro fundido é, sem dúvida, o mais robusto, mais forte e mais durável. No entanto, é também o mais caro, pelo que muitos utilizadores optam pelo aço, que é muito mais barato. Esta é uma questão que dependerá em grande medida do orçamento de que dispõe.
Ventilação forçada
Como já foi referido, as chaminés de cassete não dispõem normalmente de sistemas de ventilação forçada, como é o caso dos recuperadores de calor. No entanto, alguns modelos começaram a incluí-los. A principal vantagem deste sistema é que permite regular a potência de funcionamento do aparelho e levar o ar quente para outras divisões através de condutas.
Sem dúvida, uma cassete é uma óptima opção para aquecer a sua casa. Se tiver alguma dúvida ou quiser pedir-nos um orçamento, contacte a ParaTuReforma. O nosso serviço de apoio ao cliente terá todo o gosto em aconselhá-lo no que precisar.