O pavimentos exteriores antiderrapantes são de extrema importância em terraços, jardins, pátios e outras áreas exteriores em todo o lado. A razão é muito simples: estão expostos à chuva e à humidade e, por isso, comportam um risco de escorregadelas e lesões para os utilizadores.
Mas o que são pavimentos antiderrapantes, que vantagens oferecem e como se instalam? Vamos responder a todas estas questões e a muitas outras neste artigo do blogue ParaTuReforma. Esta informação será muito útil se precisar de os instalar em qualquer espaço exterior da sua casa.
Pavimento exterior antiderrapante
Os pavimentos antiderrapantes para exteriores são muito fáceis de distinguir dos utilizados em interiores. Isto deve-se principalmente ao facto de terem uma superfície mais rugosa do que o habitual, que pode ser obtida diretamente no fabrico da peça ou através de um tratamento posterior com laser ou produtos químicos específicos.
Isto é particularmente notório nos pavimentos de cerâmica para exteriores. Nos pavimentos de pedra natural, isto não é normalmente necessário. A razão? A ardósia, o mármore ou o granito, entre outros, são materiais com um elevado nível de porosidade. Por conseguinte, são capazes de absorver água e manter a sua aderência quando estão descalços ou calçados.
Vantagens do pavimento antiderrapante para utilização no exterior
Esclarecido o ponto anterior, é altura de explicar as principais vantagens dos pavimentos exteriores antiderrapantes. Como pode ver, elas são muitas e variadas.
Instalação rápida e fácil
O processo de instalação de um pavimento de qualidade com propriedades antiderrapantes não é diferente do de qualquer outro tipo de pavimento. Em suma, pode ser dividido nas seguintes fases:
Remoção do pavimento anterior. Para o efeito, é necessário utilizar martelos, cinzéis ou quaisquer outras ferramentas úteis. Os detritos devem ser sempre levados para os pontos de tratamento de resíduos autorizados pelo município em causa.
- Aplicação de argamassa. Neste caso, recomendamos a utilização de uma argamassa autonivelante, pois é a melhor forma de garantir uma superfície plana e lisa. O tempo de presa deste material de construção é de 24 a 48 horas, embora o tempo exato seja indicado nas instruções de utilização.
- Colocação de peças. Quando a argamassa estiver seca, pode começar a colocar os azulejos antiderrapantes utilizando uma cola específica. Pode colocar guias entre os diferentes ladrilhos para que o resultado seja perfeito.
- Betumação. Quando o pavimento é colocado, este elemento é aplicado sobre as juntas para as ocultar e evitar fugas. Pode utilizar um simples pano húmido para retirar o excesso.
Se não tiver os conhecimentos ou as ferramentas necessárias para colocar os azulejos, o melhor é recorrer a um pedreiro profissional. Não considere isso uma despesa, mas um investimento que resultará num acabamento de maior qualidade.

Segurança: menor risco de queda
Esta é, sem dúvida, a principal vantagem oferecida pelos pavimentos exteriores antiderrapantes. Para lhe dar uma ideia da sua importância ou, em alternativa, da importância da instalação de relva artificial ou natural, podemos dizer-lhe que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 37,3 milhões de casos por ano de quedas que requerem cuidados médicos se devem a escorregadelas.
No caso dos idosos, as consequências destes acidentes domésticos podem ser muito graves. Os jovens não estão isentos de sofrer uma contusão ou uma fratura.
Como dissemos anteriormente, estes ladrilhos têm uma superfície rugosa ao toque, o que lhes permite manter uma maior superfície de contacto com o calçado. Por conseguinte, a aderência oferecida é muito maior e o risco de queda é reduzido ao mínimo. Mesmo que a superfície esteja completamente encharcada ou que tenha havido uma geada durante a noite.
Durabilidade
A durabilidade é uma qualidade inerente aos mosaicos de grés porcelânico. De facto, é indiferente se são utilizados no interior ou no exterior. Este tipo de ladrilho é capaz de se manter intacto apesar do calor, do frio e da humidade. De facto, são extremamente resistentes à ação dos raios ultravioleta do sol, ao gelo e à chuva.
Este facto deve-se a várias caraterísticas do material. A primeira é o facto de não ser poroso, pelo que a humidade não consegue penetrar nele. Mas é também um mau condutor térmico, pelo que não se expande nem contrai à temperatura ambiente. Além disso, o seu acabamento estético pode ser fácil e convenientemente protegido.
Resistência
Outro aspeto notável do pavimento exterior antiderrapante é a sua resistência ao impacto. De facto, é um material quase inquebrável depois de instalado, pelo que não terá de se preocupar com a possibilidade de deixar cair algo e ter de substituir um ladrilho. Este é outro aspeto que resulta numa maior durabilidade.
Limpeza e manutenção fáceis
Como já foi referido, os pavimentos em grés porcelânico para utilização no exterior não são porosos. Isto significa não só que não absorvem a água da chuva ou, por exemplo, a água que transborda da piscina, mas também que não mancham.
Por isso, a limpeza deste tipo de pavimento é particularmente fácil e cómoda. Em muitos casos, nem sequer é necessário aplicar produtos específicos ou produtos que não se encontram na maioria dos supermercados. Não é o caso da pedra natural ou de outros tipos de materiais.
Nesta altura, pensamos que todas as vantagens oferecidas pelos pavimentos exteriores antiderrapantes para terraços, pátios e jardins estão suficientemente claras. Por isso, só lhe resta entrar no nosso catálogo e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e gostos estéticos. O serviço de apoio ao cliente da ParaTuReforma pode ajudá-lo a encontrá-lo. De que está à espera para entrar em contacto com eles?