Está a considerar opções que lhe permitam desfrutar de água quente sanitária em sua casa? Então este artigo é do seu interesse, porquê? No ParaTuReforma queremos analisar a eficiência energética de um termoacumulador elétrico para que possa saber se é mesmo o aparelho que precisa. Não perca.
Aquecedores de água eléctricos
A caldeira eléctrica é um depósito de água com uma capacidade específica que contém um conjunto de elementos de aquecimento. Estes elementos são responsáveis por elevar a temperatura da água para que, posteriormente, esta saia das torneiras do lavatório, do duche, da pia e do bidé de acordo com as necessidades do utilizador.
Sem dúvida, é um dispositivo que oferece muitas vantagens, razão pela qual se tornou uma das opções preferidas dos utilizadores. Vamos dar uma vista de olhos a estas vantagens:
- Imediatismo. Quando a torneira é aberta, a água sai quente quase instantaneamente.
- Facilidade de instalação. Basta fazer uma série de furos na parede com um berbequim, fixar os ganchos e pendurar. Em seguida, ligue-o ao abastecimento de água e a uma ficha e está pronto a ser utilizado.
- Sustentabilidade. Este tipo de esquentador não utiliza combustíveis fósseis para aquecer a água, como o butano ou o gás natural. Isto significa que o seu nível de emissões de gases poluentes é praticamente nulo.
- Manutenção reduzida. Os aquecedores eléctricos apenas requerem a substituição anual do ânodo de magnésio para reduzir a dureza da água. A válvula de segurança e o elemento de aquecimento também precisam de ser verificados.
Além disso, um esquentador elétrico não necessita de um caudal mínimo de água. Isto torna-os ideais para ambientes onde o líquido chega à casa com muito pouca pressão devido à falta de uma unidade própria.
Consumo
O consumo de energia de uma caldeira eléctrica é muito difícil de determinar com exatidão. Isto deve-se principalmente ao facto de haver muitos factores em jogo. A maioria deles está relacionada com as caraterísticas do próprio aparelho, como se verá a seguir:
- Capacidade. Obviamente, quanto maior for a capacidade do reservatório de água da caldeira, mais energia os elementos de aquecimento necessitam para atingir a temperatura desejada. Atualmente, quase todos os modelos no mercado variam entre 50 e 200 litros. A escolha dependerá do número de pessoas no agregado familiar.
- Isolamento do depósito. Consoante os materiais de que é feito, o aquecedor conserva melhor ou pior a temperatura da água armazenada no seu interior.
- Tipo de resistência. Existem dois tipos. Os aquecedores eléctricos blindados estão em contacto direto com a água e, por isso, aquecem-na mais rapidamente. No entanto, são muito sensíveis ao calcário e têm uma vida útil relativamente curta. Por outro lado, os elementos de aquecimento cerâmicos com bainha são menos sensíveis ao calcário, mas exigem mais esforço para aumentar a temperatura.
Então, como se calcula o consumo de energia de uma caldeira eléctrica? Para isso, é essencial consultar a ficha técnica do aparelho em busca de duas informações: a potência em kW (se aparecer em watts, basta dividir o valor por 1000) e o tempo em horas. Depois, multiplique os dois valores e obterá o resultado em kWh.

Os especialistas estimam que, de acordo com os critérios acima mencionados, os esquentadores eléctricos consomem entre 400 e 3000 kWh/ano. Como é do seu conhecimento, o preço da eletricidade tem sido muito volátil desde há algum tempo, o que torna difícil fazer um cálculo exato.
No entanto, como referência, podemos dizer que uma caldeira eléctrica necessita entre 0,20 e 0,80 euros para aquecer um litro de água durante um mês inteiro. É por isso que é tão importante consultar a etiqueta de eficiência energética do aparelho.
Funcionamento dos aquecedores de água eléctricos
O funcionamento de uma caldeira eléctrica é extremamente simples. Uma vez instalada e ligada à rede eléctrica, o depósito é enchido com água fria. Nesta altura, o termóstato detecta a temperatura do líquido e, em seguida, liga os elementos de aquecimento até atingir a temperatura indicada por si.
Quando a temperatura da água atinge este valor, os elementos de aquecimento desligam-se. Só voltam a ligar-se se estiver a utilizar água quente ou se tiver havido perdas de calor.
Estratégias de poupança de energia
Como é óbvio, a caldeira eléctrica terá um impacto significativo na sua fatura de eletricidade. No entanto, seguindo os conselhos que lhe vamos dar a seguir, poderá otimizar o seu funcionamento e reduzi-la consideravelmente. Prestar atenção:
- Escolher um local adequado. Não cometa o erro de instalar o esquentador na cave ou na garagem com o objetivo de o manter fora da vista. Atualmente, existem modelos com desenhos muito bonitos e fáceis de integrar na decoração. A este respeito, é de importância vital que esteja o mais próximo possível da cozinha e, sobretudo, da casa de banho. Isto reduzirá as perdas por transferência de calor quando a água passa pelos canos.
- Desligue-o se for viajar. Mesmo que seja apenas uma pausa de três dias, compensa. No entanto, não deve desligá-lo se estiver em casa. casa e tiver uma necessidade constante de água quente. Lembre-se que aquecer um grande volume de água fria de uma só vez exige mais esforço do que aquecê-la gradualmente.
- Selecione a temperatura de que necessita em função da época do ano.. É evidente que, no inverno, precisa de água quente a uma temperatura mais elevada (entre 60 °C e 80 °C). No verão, por outro lado, pode ter água suficiente regulando o termóstato para uma temperatura entre 30 °C e 40 °C.
Como encontrar uma caldeira eléctrica eficiente
Isto é tudo o que precisa de saber sobre o consumo de energia de um esquentador elétrico. Como conselho, podemos dizer-lhe que deve escolher sempre um que tenha o certificado de eficiência energética mais elevado possível, pois rapidamente o pagará através da sua fatura de eletricidade.Contacte a ParaTuReforma se tiver dúvidas!