Está a pensar em colocar um rodapé branco nas paredes da sua casa? Para nós, faz todo o sentido. Não só porque este tipo de rodapé está muito na moda, mas também porque oferece uma série de vantagens inquestionáveis em termos de design. Por isso, o ParaTuReforma quer falar-lhe deles.
Rodapé branco
Os rodapés cumprem uma função básica em qualquer casa: protegem a parte inferior da parede contra choques e sujidade. Também ajudam a esconder cabos e ranhuras, bem como a alinhar paredes que não são completamente rectas. No entanto, são também muito importantes do ponto de vista estético, pois têm a capacidade de criar harmonia e contrastes interessantes.
Em todo o caso, deve saber que nem todos os tipos de rodapés são iguais. Devemos começar por diferenciá-los de acordo com o material de que são feitos:
- Rodapés em cerâmica branca. São os mais resistentes ao desgaste e às pancadas, o que se traduz numa maior durabilidade. São normalmente utilizados em cozinhas e casas de banho, ou em qualquer outra parte da casa onde se instalem pavimentos de porcelana.
- Rodapés de melamina. São fabricados a partir de um processo de extrusão direta de resinas de PVC. Isto torna-os sustentáveis, ecológicos e recicláveis. A sua principal virtude é a sua impermeabilidade, mas também o seu carácter não inflamável. Para além disso, estes rodapés adaptam-se melhor às superfícies curvas devido à sua flexibilidade.
- Rodapés de madeira ou de MDF. São cada vez menos importantes, com exceção dos que acompanham o parquet ou o pavimento laminado. É verdade que oferecem alternativas muito variadas em termos de design e dão um aspeto muito natural, mas trata-se de um material extremamente sensível à humidade.
Dito isto, na nossa opinião, é evidente que a melhor opção para comprar rodapés brancos é a melamina e, em segundo lugar, a cerâmica. No entanto, há mais aspectos a que deve prestar atenção. Estamos a falar, por exemplo, da altura do rodapé.

A altura do rodapé branco determina em grande parte a sensação de amplitude do espaço. Neste sentido, quanto mais comprida for a parede, mais baixo deve ser o rodapé. Por exemplo, se a parede tiver mais de 250 centímetros de comprimento, é aconselhável optar por rodapés que não tenham mais de 9 centímetros de altura. Especialmente se houver uma janela baixa ou se o teto estiver a 240 centímetros ou menos do chão.
Quando as paredes não são tão largas e, sobretudo, os tectos são muito altos, há muito mais liberdade. Nestes casos, não há problema em optar pelos rodapés brancos mais altos, que são os que têm 12 cm de altura.
Uma escolha elegante para paredes
Neste momento, é altura de nos debruçarmos sobre os rodapés brancos em termos estéticos. Para o fazer, a primeira coisa a fazer é clarificar as formas em que os pode encontrar:
- Rodapés brancos clássicos. São aqueles que se apresentam sem fresagem e com um corte ligeiramente inclinado. São sempre mais estreitos em cima do que em baixo. O nome pode sugerir o contrário, mas são muito adequados para todos os estilos.
- Rodapés brancos rectos ou rodapés de perfil Weimar. Têm um design totalmente reto. São recomendados para ambientes de estilo moderno.
- Rodapés de perfil Hamburgo branco. Também são rectos, mas terminam com uma fresagem muito elegante no topo que torna as suas arestas mais pronunciadas. São adequados para espaços de estilo clássico ou colonial, por exemplo.
- Rodapé de perfil berlinense branco. Muito semelhantes aos anteriores, mas com uma fresagem muito menos pronunciada. Esta dose extra de discrição torna-os mais adequados para ambientes clássicos ou retro.
Por conseguinte, a escolha da forma do rodapé branco dependerá, acima de tudo, do estilo decorativo que pretende dar ao espaço. O que pode ter a certeza é que lhe dará sempre um toque exclusivo e elegante. Pelo menos, se tirar partido da sua versatilidade para os combinar da forma correta.
Versatilidade para a decoração de interiores
O branco é a cor mais versátil no universo da decoração de interiores. É por isso que dizemos que um rodapé branco oferece-lhe infinitas possibilidades na decoração do seu espaço. Uma boa razão se for daqueles que tendem a mudar a estética da sua casa com alguma assiduidade.
Hoje em dia, está muito na moda colocar rodapés brancos a condizer com as paredes e as portas. É uma boa maneira de aumentar a sensação de amplitude, uma vez que esta cor favorece a luminosidade. Além disso, cria uma sensação de harmonia visual no espaço que nenhuma outra cor é capaz de alcançar sem sobrecarregar a estética.
Neste tipo de casos, a alternativa preferida pelos utilizadores é combinar rodapés brancos com pavimentos de madeira ou, na sua falta, com pavimentos cerâmicos que imitem este material. De facto, é especialmente comum quando se pretende implementar um estilo decorativo nórdico ou minimalista nas salas de estar ou nos quartos.
No entanto, os rodapés brancos também mostram a sua versatilidade quando combinados com tons escuros. Por exemplo, ficam muito bem com azuis e verdes escuros. Nestes casos, a sua função é produzir um contraste cromático apelativo que direciona o olhar para os locais que nos interessam. Também é possível manter as paredes brancas, mas criar este contraste com a cor da madeira natural das portas.
Em suma, decorar a sua casa com um rodapé branco é uma aposta segura. Com ele, não só protegerá as suas paredes de possíveis golpes e sujidade, como também lhes dará um estilo elegante, exclusivo e sofisticado. Neste sentido, na ParaTuReforma oferecemos-lhe uma grande variedade de modelos com diferentes desenhos e formas. Contacte-nos se quiser saber mais e dar-lhe-emos um orçamento personalizado e sem compromisso.