O fogão a lenha é um sistema de aquecimento muito interessante. De facto, tem um excelente poder de aquecimento e torna qualquer divisão da casa mais quente e acolhedora. No entanto, estes não são os únicos benefícios de que pode usufruir se finalmente decidir comprar um. No ParaTuReforma vamos falar-lhe de todos eles e, além disso, explicar-lhe-emos os aspectos mais importantes na hora de escolher o seu.
Fogões a lenha
Os fogões a lenha têm um certo número de caraterísticas próprias. Por exemplo, para serem considerados como tal, devem ser feitos de aço ou ferro fundido, devem ser fechados e o tubo de combustão deve ser visível.
São estes os elementos que os diferenciam das lareiras a lenha, com as quais não devem ser confundidos. Em geral, as lareiras a lenha têm um elemento construtivo, ao passo que os fogões de sala não o têm.

Benefícios
Dito isto, podemos agora concentrar-nos nos benefícios que podem proporcionar.
Elevada eficiência térmica
Os especialistas concordam que uma lareira ou fogão é eficiente quando tem uma eficiência térmica superior a 70 %. Uma vez que a madeira é queimada numa câmara fechada, não é raro que os melhores fogões a lenha atinjam os 80 %. Sobretudo quando utilizam um sistema de dupla combustão.
A lenha é um combustível muito barato
Muito mais do que outros combustíveis considerados amigos do ambiente, como os pellets. pellet. Além disso, os fogões deste tipo implicam também um certo consumo de eletricidade. Não se pode negar que são os mais adequados para certas ocasiões, mas isso não significa que sejam mais económicos do que os que utilizam madeira.
Em todo o caso, o preço da lenha é bastante estável e baixo. Se tiver uma casa ou um terreno rural e espaço para a armazenar, nem sequer precisa de a comprar. Pode obtê-la cortando os ramos secos das árvores que plantou.
São muito respeitadores do ambiente
A eficiência acima mencionada resulta obviamente numa melhor utilização do combustível e, por conseguinte, num menor desperdício de recursos e em menores emissões de poluentes. Sobretudo quando comparados com os fogões a gás natural ou a gasóleo.
No entanto, existem outros factores que influenciam este carácter ecológico. Por exemplo, os fogões a lenha podem ser ligados ao circuito doméstico de água para fornecer ao agregado familiar água quente para os duches e as torneiras.
Longa vida útil
Outra vantagem de um fogão a lenha é que, se a sua manutenção for correta, o que é muito fácil de fazer, pode durar uma vida inteira. Ou seja, nunca deixará de fazer o seu trabalho com eficácia. Isto é algo de que nenhum sistema de aquecimento elétrico ou de outro tipo se pode gabar.
Instalação fácil
Se falarmos de fogões a lenha e das vantagens que oferecem, esta não pode ser evitada. A única coisa de que necessita para usufruir de um fogão a lenha é de ter uma saída de fumos para o exterior. Se já tiver uma, pode instalá-la você mesmo sem qualquer dificuldade.
Outras vantagens de um fogão a lenha
Para além do acima referido, os fogões a lenha:
- Normalmente, têm ventoinhas que espalham o calor uniformemente pela divisão.
- Incorporam pequenos fornos para cozinhar e assar determinados alimentos.
- Dispõem de um cinzeiro prático que permite eliminar rapidamente e de forma limpa os resíduos da combustão.
- Em muitos casos, são compatíveis com os granulados.
- São mais seguras do que as lareiras abertas, uma vez que possuem um ecrã vitrocerâmico de toque frio no exterior.
- Integram sistemas que facilitam a ignição da lenha.
Como escolher um fogão a lenha
Em ocasiões anteriores, demos alguns conselhos sobre como escolher o melhor fogão a lenha para as suas necessidades. Por isso, desta vez, queremos concentrar-nos nos aspectos a que deve prestar atenção ao comprar um fogão a lenha. Tome nota.
Tipos de fogões a lenha
Em termos gerais, podemos distinguir três tipos, que são:
- Panelas Turbo. São assim chamados porque atingem rapidamente a temperatura desejada. Além disso, geram muito poucos depósitos de fuligem e estão geralmente disponíveis numa grande variedade de modelos.
- Os fogões de radiação. São os mais volumosos, mas também os que oferecem a maior autonomia. De facto, por cada carga de lenha, podem funcionar continuamente até 20 horas. São também os mais modernos e elegantes em termos estéticos.
- Fogões de dupla combustão. A opção mais eficiente de todas, e porquê? Têm um sistema de câmara dupla. Na primeira câmara, a madeira é queimada, enquanto na segunda câmara se efectua a combustão dos gases gerados na primeira câmara.
Outro aspeto relevante que lhe permitirá diferenciar os diferentes tipos de fogões a lenha é o material de que são feitos:
- Fogões a lenha em aço. Trata-se de um material muito leve. Por conseguinte, os fogões deste tipo são mais fáceis de instalar. Além disso, atingem mais rapidamente a temperatura desejada e são mais baratos, embora retenham menos o calor e sejam menos eficazes do que os fogões de ferro fundido.
- Fogões a lenha em ferro fundido. São os mais robustos de todos. Têm uma excelente inércia térmica e permitem que o calor se espalhe uniformemente.
De que potência precisa?
Depende do nível de isolamento da sua casa. Se for muito baixo, precisará de 100 W (0,1 kW) por cada metro quadrado de superfície a aquecer. Se for alto, 60 W (0,6 kW) serão suficientes. Lembre-se de que o sobredimensionamento do desempenho do fogão afectará o consumo e o sub-dimensionamento pode torná-lo ineficiente.
Decidiu comprar um fogão a lenha depois de conhecer todas as suas vantagens? Se sim, consulte o nosso catálogo e contacte a ParaTuReforma se ainda tiver dúvidas. Teremos todo o gosto em aconselhá-lo sobre o que precisa e dar-lhe um orçamento.