¡Suscríbete a nuestro blog!

Lareiras a lenha: como escolher a melhor opção

As melhores lareiras a lenha são capazes de aquecer a sua casa de forma eficaz e com estilo. De facto, são a opção de aquecimento preferida nas casas de estilo rústico que permitem a sua instalação.

É provável que esteja interessado em instalá-la você mesmo. Mas, sabe como escolher a lareira a lenha perfeita para si? É a esta pergunta que nós do ParaTuReforma queremos responder neste artigo, não perca!

Lareira a lenha: qual é a melhor opção?

Antes de mais, convém sublinhar que as lareiras a lenha só podem ser instaladas em casas e moradias isoladas. Isto deve-se principalmente ao facto de exigirem condições muito específicas em termos de extração de fumos. Em geral, são caraterísticas que não são satisfeitas por apartamentos em grandes edifícios ou em condomínios.

As melhores lareiras a lenha

Nos casos que acabámos de referir, os fogões a pellets e, sobretudo, os fogões a gás são melhores alternativas. Trata-se, sem dúvida, de alternativas de menor poder calorífico que utilizam combustíveis mais caros e menos respeitadores do ambiente, mas que são mais rentáveis do que os sistemas eléctricos.

Depois de termos discutido as opções de lareiras disponíveis, é altura de nos concentrarmos nas lareiras a lenha. Para o ajudar a escolher, apresentamos-lhe de seguida os tipos existentes, as vantagens que oferecem e as chaves a que deve prestar atenção para fazer a escolha certa.

Tipos de lareiras a lenha

De um modo geral, podemos distinguir três tipos de lareiras a lenha. São os seguintes:

  • Lareiras abertas a lenha. As convencionais. De facto, são provavelmente as que lhe vêm à cabeça se estiver interessado em instalar uma em sua casa. Como o seu nome indica, permitem-lhe contemplar a combustão da madeira sem qualquer barreira intermédia. São também os mais fáceis de construir.
  • Lareiras a lenha de câmara fechada. O problema das lareiras abertas é o facto de deixarem entrar ar frio na sala, o que implica a perda de parte do seu poder calorífico. Este tipo de lareira a lenha resolve este problema através de uma barreira de vidro. Esta impede que a energia se escape de forma descontrolada.
  • Lareiras a lenha de duas câmaras. A solução mais moderna e inovadora. Em primeiro lugar, realizam a combustão da madeira numa câmara. Em seguida, efectuam uma segunda combustão dos resíduos e dos gases emitidos. Isto resulta não só numa maior potência de aquecimento, mas também numa menor produção de resíduos e numa utilização óptima do combustível.

No entanto, podemos também distinguir os diferentes tipos de lareiras a lenha de acordo com a forma como são instaladas. Estamos a falar, em particular, de:

  • Lareiras a lenha murais. São aquelas que são instaladas na parede. Assim, o único trabalho necessário é fazer um buraco no teto por onde passará o tubo de combustão.
  • Lareiras a lenha embutidas. Ao contrário das anteriores, estas lareiras são instaladas no interior da parede, o que permite poupar um espaço considerável. No entanto, só são recomendadas quando a sua instalação é planeada no âmbito de uma grande renovação.

Podemos também falar de diferentes tipos de lareiras a lenha de acordo com o seu design. Neste sentido, pode encontrar no mercado modelos quadrados, de canto ou suspensos.

CTA 8 - Calefacción

Como escolher uma lareira a lenha

Neste momento, resta apenas conhecer alguns pontos-chave para escolher a lareira a lenha ideal para si:

  • Quanto espaço precisa de aquecer? Obviamente, uma sala de estar de 30 m² não é o mesmo que uma casa inteira de 150 m². Certifique-se de que o modelo que escolher tem capacidade suficiente para satisfazer as suas necessidades.
  • O seu orçamento. Este definirá, em grande parte, a sua opção por uma lareira aberta, uma lareira de câmara fechada ou uma lareira de câmara dupla. A diferença de preço entre as duas pode ser considerável.
  • Materiais. O método convencional é a utilização de tijolos refractários de vermiculite. No entanto, o ferro fundido e o aço são alternativas muito interessantes, especialmente se estiver interessado em dar um toque de modernidade à divisão.
  • Extras. Como, por exemplo, pequenos armazéns para guardar a lenha, cinzeiros fáceis de remover ou acessórios para manusear o combustível com segurança. Estes acessórios nem sempre são obrigatórios, mas podem ajudá-lo a tirar o máximo partido da sua nova lareira.

Vantagens de uma lareira a lenha

Obviamente, as melhores lareiras a lenha oferecem uma série de vantagens inquestionáveis. Estas são as que deve conhecer e as que o podem levar a escolher definitivamente a sua:

  • Ambiente caloroso e acolhedor. As lareiras a lenha não são apenas dispositivos de aquecimento. Dão também um toque muito interessante à decoração de qualquer divisão da casa. Sobretudo nas salas de estar e noutras divisões de estilo rústico.
  • São elementos de convívio. Quando instalar a sua nova lareira a lenha, não demorará muito a aperceber-se de que, durante o inverno, ela se torna o local de encontro preferido da sua família e dos seus amigos.
  • Utilizam um combustível amigo do ambiente. A lenha é um recurso sustentável, uma vez que provém do abate necessário de ramos de árvores. Além disso, o nível de emissões de dióxido de carbono associado à sua combustão é muito baixo e é compensado pelo seu elevado valor calorífico.
  • É um combustível muito barato. Se tiver uma casa de campo rodeada de árvores, talvez possa recolher lenha gratuitamente. Se não, não se preocupe. O preço deste combustível é acessível e estável. Não é o caso do gás ou dos pellets, por exemplo.

Sem dúvida, se escolher uma das melhores lareiras a lenha do nosso catálogo, obterá um sistema de aquecimento eficaz e económico para a sua casa. Convidamo-lo a contactar a ParaTuReforma se precisar de mais conselhos ou se quiser simplesmente pedir-nos um orçamento. Não espere que o inverno chegue para adquirir a sua!

CTA 8 - Calefacción

Leave a Comment