¡Suscríbete a nuestro blog!

7 classificações dos sistemas de aquecimento

Os sistemas de aquecimento podem ser classificados de diferentes formas: consoante o tipo de energia, o padrão de emissões ou a utilização.

Em Espanha, 60% das casas têm algum tipo de sistema de aquecimento (INE). Atualmente, existem inúmeras opções disponíveis e, neste artigo, gostaríamos de lhe falar sobre os principais tipos de aquecimento que pode instalar aquando de uma renovação.

CTA 8 - Calefacción

Tipos de sistemas de aquecimento em função da energia

Estes são os principais tipos de energia utilizados nos sistemas de aquecimento:

  • Gás natural
  • Aquecimento elétrico
  • Gás propano
  • Gás butano
  • Gasóleo
  • Bomba de calor
  • Fogões a pellets

Sistema de aquecimento a gás natural

O aquecimento a gás natural é um dos sistemas de aquecimento mais utilizados, pois é cómodo e seguro. Além disso, o preço do combustível é acessível em comparação com outras opções, embora, como vimos, também possa ser afetado por flutuações.

O sistema baseia-se na combustão de gás numa caldeira para aquecer a água que depois circula pelos radiadores ou pelo piso radiante da casa. A caldeira também gera água quente sanitária (AQS). É recomendado para locais com climas frios onde haverá uma utilização intensiva de aquecimento.

Para utilizar este sistema , é necessária uma ligação à rede de gás natural. Além disso, a instalação é mais complexa do que a de outros sistemas (como o aquecimento elétrico), uma vez que é necessário todo um sistema de tubagens para radiadores ou piso radiante . Isto significa que a obra exige um investimento mais elevado, embora este seja posteriormente compensado pelo menor custo durante a utilização (menor preço por kWh).

Sistema de aquecimento elétrico

O aquecimento elétrico é também um sistema muito utilizado, embora a sua utilização seja diferente da anterior. Neste caso, a sua instalação é geralmente simples, mas o custo por kWh é um dos mais elevados. Por isso, é um sistema de aquecimento recomendado para locais temperados onde não vai ser utilizado com frequência, como uma casa de fim de semana.

A instalação pode ser feita com diferentes emissores, como os acumuladores eléctricos, que podem ser carregados com calor durante as horas de vazio da tarifa e libertados durante o dia; os convectores eléctricos, que são radiadores do tipo “plug and play”; ou o aquecimento por pavimento radiante (também chamado de piso radiante), semelhante ao utilizado com o gás, mas que funciona com eletricidade.

Se tenciona utilizar este sistema de aquecimento, deve rever a potência eléctrica que contratou, pois pode ser necessário aumentá-la. Isto significa um custo adicional na fatura, mas em contrapartida obtém energia limpa, segura e com fornecimento contínuo.

Sistema de aquecimento a gás propano

Os sistemas de aquecimento a propano são uma boa alternativa à utilização de um sistema de aquecimento a gás nos casos em que não existe ligação à rede de gás natural.

No entanto, o propano é mais caro do que o gás natural e é necessário ter uma forma de abastecimento, quer seja um depósito ou uma garrafa.

Sistema de aquecimento a gás butano

Os sistemas de aquecimento a butano são muito úteis para certas aplicações, como terraços, áreas de piquenique ou casas que são utilizadas ocasionalmente. São sistemas que utilizam as conhecidas garrafas de butano que são entregues em casa ou que podem ser compradas nas estações de serviço. Estas garrafas são utilizadas em vários tipos de fogões ou caldeiras: fogões móveis de interior, fogões de exterior, caldeiras estanques (que podem fornecer água quente ao circuito do radiador) ou lareiras estanques.

Por conseguinte, pode ser uma opção muito simples nalguns casos, embora tenha a desvantagem de depender de recipientes, bem como um odor caraterístico que é produzido quando este combustível é queimado.

Sistema de aquecimento a óleo

Os sistemas a óleo ou a gasóleo são também uma opção para as casas que não têm acesso a qualquer rede de abastecimento de gás. Neste caso, é necessário instalar um depósito e uma caldeira a gasóleo. Desta forma, é possível alimentar um sistema de radiadores e ter AQS. O seu preço de utilização é superior ao do gás natural, mas é normalmente uma opção mais barata do que o propano e o butano.

Sistema de aquecimento por bomba de calor

Os sistemas de bomba de calor são um dos sistemas mais eficientes atualmente disponíveis. Apenas necessitam de eletricidade para alimentar o equipamento e a bomba de calor extrai energia do ar, da água ou do solo e envia-a para dentro de casa.

A vantagem deste sistema é que também é possível efetuar o processo inverso, ou seja, retirar o calor da casa, tendo assim um sistema de ar condicionado tanto para o inverno como para o verão. inverno e verão.

A desvantagem é que não distribui muito bem o calor no interior, pelo que funciona melhor em espaços pequenos e é mais eficiente em locais onde a temperatura exterior não é muito baixa.

Sistema de aquecimento de fogões a pellets

Os fogões a pellets são, atualmente, a forma mais conveniente de utilizar a biomassa. Os pellets podem ser encontrados muito facilmente e o seu custo é inferior ao do gasóleo, sendo mais seguros e menos poluentes.

Por outro lado, as caldeiras de biomassa são um pouco mais caras, embora sejam fáceis de instalar. Existem pequenos modelos que não necessitam de sistema de ventilação para serem colocados nas divisões, grandes fogões que podem levar ar quente a toda a casa, hidrofogões ou termofogões que podem aquecer a água do circuito do radiador ou do pavimento radiante e até caldeiras que também podem produzir AQS.

Tipos de sistemas de aquecimento de acordo com o emissor utilizado

Dependendo do emissor utilizado, os sistemas de aquecimento podem ser

  • Aquecimento por piso radiante
  • Radiadores
Sistemas de aquecimento dos pés quentes
Sistemas de aquecimento

Sistemas de aquecimento por piso radiante

O aquecimento por piso radiante é um sistema de tubos colocado debaixo do chão, que torna a distribuição do calor mais uniforme e eficiente, embora exija muito trabalho de instalação.

Existem dois tipos principais:

  • Piso radiante a água: o circuito é constituído por tubos através dos quais circula a água quente. Pode ser utilizado com sistemas a gás, bombas de calor aerotérmicas ou geotérmicas, caldeiras a pellets, óleo, etc.
  • Piso radiante elétrico: o circuito é um fio elétrico que gera calor. Em comparação com o anterior, é mais fácil de instalar, mas o consumo durante a utilização é mais elevado.

Sistemas de aquecimento por radiadores

Sistemas de aquecimento por radiadores
Sistemas de aquecimento por radiadores

Os radiadores são elementos de emissão muito utilizados em Espanha. São facilmente instalados nas paredes e podem ser alimentados por água quente ou eletricidade.

Tipos de sistemas de aquecimento de acordo com a utilização

Consoante a sua utilização, os sistemas de aquecimento podem ser individuais ou centrais:

  • Os sistemas de aquecimento individuais são os que se destinam a casas ou apartamentos individuais, em que a caldeira é normalmente instalada na própria casa.
  • Sistemas de aquecimento central: os que abastecem uma comunidade de vizinhos, em que a caldeira ou a bomba se encontram num espaço isolado.

Qual é o melhor sistema de aquecimento?

Tenho a certeza de que se faz perguntas como: Qual é o sistema de aquecimento mais económico, qual é o aquecimento mais eficiente e qual é o melhor aquecimento para renovar?

São perguntas difíceis de responder, uma vez que a escolha do melhor sistema de aquecimento para si depende de muitos factores: a localização da sua casa e as condições climatéricas, se tem acesso a gás canalizado, como a utiliza, etc.

Em suma, o melhor melhor sistema de aquecimento será aquele que melhor se adapta à sua casa e às suas necessidades ao mais baixo custo. e às suas necessidades ao mais baixo custo. Em qualquer caso, na Paratureforma tem os melhores preços em fogões de sala, pavimentos radiantes, condutas e muito mais.

Factores que afectam o consumo de kW

Zona climática → As regiões frias necessitam de mais kW do que as zonas temperadas.
Tipo de isolamento → Uma casa bem isolada necessita de menos 30-40% de energia.
Número de divisões e disposição → Os espaços abertos necessitam de menos kW por metro quadrado do que muitas divisões pequenas.
Orientação da casa → Se receber muita luz solar, a necessidade de aquecimento será menor.

CTA 8 - Calefacción

Quantos kW são necessários por metro quadrado?

Numa habitação com isolamento médio, recomenda-se 100 W por m². Por exemplo, para 50 m² → 5 kW, para 100 m² → 10 kW.

Como é que o isolamento influencia os kW necessários?

Bem isolado: 60-80 W/m²
Isolamento médio: 100 W/m²
Mal isolado: 120-150 W/m²

Como é que o clima afecta o kW necessário?

Nas zonas frias é necessária uma potência 20-40% superior à dos climas temperados.

Qual o sistema de aquecimento a escolher em função do kW?

Menos de 5 kW: Radiadores eléctricos, aquecimento por piso radiante.
5-10kW: Bombas de calor, caldeiras a gás.
Mais de 10 kW: Caldeiras a óleo, biomassa, aquecimento central.

Leave a Comment