Há muitas razões para escolher um fogão a lenha em vez de qualquer outro tipo de aquecimento convencional. Desde a poupança de energia e de custos até à redução da poluição. No entanto, não é fácil escolher, de entre os melhores fogões a lenha, qual o mais adequado para si. É por isso que lhe vamos dar algumas dicas sobre como escolher o fogão a lenha ideal.
Porquê um fogão a lenha?
Tenho a certeza de que está a analisar os diferentes tipos de aquecimento e que parou para pensar: por que razão devo escolher um fogão a lenha? Eis algumas vantagens:
Desempenho
Os fogões a lenha sempre se destacaram pelo seu desempenho, especialmente em casas grandes. Além disso, alguns modelos permitem mesmo cozinhar com o calor que geram.
Poupança de energia
Os fogões a lenha utilizam a madeira para produzir energia e calor. A grande maioria, se não todos, tem uma classificação de eficiência energética de A ou superior.
Os melhores fogões a lenha devem satisfazer certas necessidades específicas, como as dimensões corretas.

Sustentabilidade
Os fogões a lenha têm emissões de CO₂ muito baixas. Além disso, os modelos mais recentes foram optimizados de tal forma que existem fogões a lenha que estão muito próximos das emissões zero.
Calor
Mesmo sem ter o fogão ligado, é um elemento que traz muito calor a qualquer casa, simplesmente como decoração.
Os melhores fogões a lenha: caraterísticas dos melhores fogões
Sem saber como e quais são os melhores fogões a lenha, é difícil orientar-se. Como em todas as áreas, existem algumas marcas que se destacam das outras, seja pela conceção, pela relação qualidade/preço ou pela forma como optimizam a energia. Estas são algumas das melhores marcas de fogões a lenha:
- Aquecimento FM. Uma gama média com uma excelente relação qualidade/preço. Em caso de dúvida, esta é a escolha ideal.
- Rocal. Fogões de qualidade com um ótimo desempenho e com designs muito bem cuidados.
- Jotul. Alta qualidade e desempenho.
- Invicta. Uma boa marca que se destaca pelas suas panelas de ferro fundido. Boa relação qualidade/preço.
- Hitze. Grande alcance e boa durabilidade.
- Kratki. Esta marca é de gama média, mas com bom desempenho.
- Padeiro. Uma das marcas mais conhecidas e melhores de Espanha.
No entanto, para saber como escolher entre os melhores fogões a lenha, não é tão importante conhecer a marca, mas sim as caraterísticas que fazem de um bom fogão a lenha o melhor.
Dimensões da divisão
Em função dos metros quadrados que pretende aquecer, terá de escolher um modelo ou outro. Quanto mais metros quadrados, maior será a potência necessária.
Se quiser escolher o melhor fogão a lenha, comece por planear o local onde o vai colocar. Se não tiver espaço, um canto pode ser a sua salvação.

Tamanho do fogão
O tamanho do fogão dependerá do espaço de que dispõe. Meça bem as dimensões e terá razão na sua escolha.
Materiais
Os fogões a lenha podem ser feitos de diferentes materiais. Normalmente são feitos de:
- Tijolos refractários de vermiculite
- Chamota
- Ferro fundido
- Aço
Produção de calor
Refere-se à potência necessária para aquecer a divisão, o que também tem em conta o isolamento instalado. Está relacionada com as dimensões da divisão.
Autonomia
A autonomia indica o tempo que o fogão mantém a divisão quente. Assim, dependendo do tempo que precisa de manter a divisão quente, deve escolher um fogão que seja capaz de gerar esse calor com o mínimo consumo.
Extras
Existem modelos que incluem alguns extras de série, como o armazenamento de lenha ou a possibilidade de colocar o tubo em dois locais diferentes.
Os fogões a lenha são um bom sistema de aquecimento, com elevada eficiência e baixas emissões de CO₂. Sabendo quais as caraterísticas a ter em conta, pode agora escolher o seu fogão entre os melhores fogões a lenha.