¡Suscríbete a nuestro blog!

7 caraterísticas das casas eficientes

Até há pouco tempo, poupar dinheiro significava sacrifício. No entanto, graças à utilização inteligente da tecnologia, é agora possível poupar dinheiro e o ambiente ao mesmo tempo. Vejamos como as casas eficientes o ajudam e algumas pequenas mudanças que pode fazer para aumentar as suas poupanças.

O que são casas eficientes?

Também conhecidas como casas passivas, as casas eficientes são edifícios que reduzem o consumo de energia em 70-90%. Para o conseguir, devem ter um excelente isolamento térmico e estanquidade ao ar, bem como uma utilização eficiente e equilibrada dos recursos energéticos circundantes e uma produção ativa de energia.

Por esta razão, há muitas vantagens em reequipar a sua casa. Mas, acima de tudo, a eficiência afecta positivamente as suas contas no final do mês.

  • Cuidado com o ambiente: as casas eficientes reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e permitem uma utilização proporcional dos recursos energéticos. Por esta razão, este tipo de construção contribui para a proteção da natureza.
  • Poupança económica: estas construções prescindem frequentemente de aparelhos que consomem muita energia, como o ar condicionado e o aquecimento, pelo que o consumo de energia destes aparelhos representa uma poupança para o bolso.
  • Aumento do conforto: a homogeneidade da temperatura em todas as áreas da casa e a utilização de materiais naturais na construção e decoração têm um impacto positivo na sensação de bem-estar e conforto.

Além disso, os benefícios das casas eficientes estendem-se ao mercado da habitação, uma vez que os sistemas passivos aumentam o valor da habitação e favorecem mesmo o acesso a subsídios públicos e isenções fiscais.

CTA 4 - Eficiencia energética

7 chaves para (re)conceber uma casa eficiente

Quer pretenda fazer pequenas alterações na sua casa ou esteja a planear construir uma casa eficiente, há uma série de orientações a ter em conta durante o processo.

Adaptar a sua casa ao ambiente

Se há uma caraterística das casas eficientes, é a adaptação ao meio ambiente. Por outras palavras, a construção deve tirar o máximo partido dos recursos oferecidos pela natureza, como as horas de luz natural, o calor e a sombra. Assim, dependendo do clima e dos seus objectivos, oriente a casa para sul para obter mais horas de luz solar ou utilize elementos naturais e arquitectónicos para criar sombras e evitar que a temperatura suba no interior da casa.

Assegura o isolamento térmico e acústico

A maior parte dos edifícios anteriores a 1990 têm um isolamento térmico ineficaz baseado numa simples caixa de ar. Hoje em dia, no entanto, é possível otimizar este isolamento através, por exemplo, de painéis rígidos de lã mineral.

As janelas são também uma fonte importante de perda de calor. De facto, estes elementos têm o seu próprio sistema de etiquetagem energética, por isso, verifique o estado das janelas e certifique-se da sua qualidade. Se corresponder às suas expectativas, opte pelos modelos que melhor isolam o ruído e o frio, como as janelas com vidros duplos, câmara de ar e rutura térmica.

Utilizar a água de forma consistente

torneiras para uma casa eficiente

Em 2020, o consumo médio de água por pessoa e por dia ultrapassou os 133 litros. Embora este seja um valor equilibrado em comparação com outros países, é possível reduzir ainda mais. Para tal, considere a possibilidade de instalar redutores de caudal no chuveiro, autoclismos com dupla descarga e torneiras misturadoras. Reduzirá o consumo sem sacrificar o conforto.

Opte por lâmpadas economizadoras de energia

A utilização de lâmpadas LED, lâmpadas economizadoras de energia de halogéneo e lâmpadas fluorescentes compactas pode poupar 30-80% na sua fatura de eletricidade. Embora funcionem de forma diferente do habitual e seja necessário familiarizar-se com novos conceitos, não há dúvida de que a mudança vale a pena. Além disso, o custo e a qualidade destas lâmpadas evoluíram ao longo do tempo. De facto, hoje em dia, são acessíveis e adaptam-se a qualquer iluminação.

Produzir a sua própria energia

Se procura a independência financeira ou se os métodos tradicionais não satisfazem as suas necessidades, os sistemas de captação de energia ativa são uma excelente alternativa. De todas as opções existentes no mercado, os painéis solares e a energia geotérmica são as mais utilizadas e, embora o investimento possa ser elevado, rapidamente se amortiza em poucos meses.

CTA 2 - Calculadora

Reduzir, reutilizar e reciclar

reciclagem para uma casa eficiente

Tal como os espaços e os elementos que compõem a sua casa são fundamentais para garantir a sua eficácia, também o é o seu estilo de vida. Por isso, opte por produtos fabricados a partir de matérias-primas recicladas e recicláveis, que possam ser reparados ou, na sua falta, que garantam uma boa vida útil. Lembre-se também de separar as embalagens e, sempre que possível, limitar a utilização de embalagens e sacos de plástico.

Um compromisso com a automatização doméstica

Um outro passo para casas eficientes é o controlo do consumo de energia através da domótica, ou seja, a domótica inteligente. Este sistema não só permite otimizar a iluminação, a ventilação e o ar condicionado, como também oferece a possibilidade de melhorar a segurança da casa através de câmaras e alarmes que podem ser controlados a partir de um telemóvel.

Embora todos os elementos de uma casa desempenhem um papel importante no consumo de energia, ter consciência dos hábitos e despesas em casa é o primeiro passo para adotar uma vida quotidiana mais sustentável. Por isso, se quer ter uma casa eficiente, lembre-se que tanto os componentes como os pequenos gestos fazem a diferença.

Leave a Comment