¡Suscríbete a nuestro blog!

Como isolar o chão de uma casa antiga

Se finalmente decidiu renovar a sua casa antiga, o primeiro passo será planear a sua execução a partir do zero, desde o chão. Uma vez efectuada a renovação, os problemas de humidade e de perda de calor são mais difíceis de resolver. Vejamos quais são estes problemas e dir-lhe-emos como isolar o chão de uma casa antiga para evitar qualquer imprevisto.

1. humidade devido à ação capilar

A humidade ascendente é a mais complexa e a que causa mais danos. Por esta razão, é aconselhável identificá-la o mais rapidamente possível e evitar o seu aparecimento.

a. Como é gerado e que problemas acarreta

Este tipo de humidade ocorre quando a água do solo sobe através das fundações da estrutura para atingir as paredes. Esta água provém do subsolo e contém sais minerais que se depositam nas paredes e geram um estado de humidade permanente. De facto, os materiais porosos – como a pedra e o tijolo – são mais susceptíveis a esta situação, uma vez que não possuem uma barreira à humidade.

A humidade ascendente não só causa danos estéticos, como também acelera a decomposição dos materiais e conduz a paredes mais frias, aumentando os custos de aquecimento.

b. Como evitar o aumento da humidade

Para determinar se a sua casa sofre de humidade ascendente, basta verificar se o papel de parede está gasto, se a tinta está a descascar ou se existem manchas na parede. Além disso, lembre-se que este tipo de humidade só ocorre em estruturas que estão em contacto com o solo – ou a uma altura de um metro acima do solo. Portanto, se for esse o caso, é altura de isolar o chão da sua casa antiga.

Entre as opções mais eficazes para evitar a subida da humidade estão a utilização de câmaras de ar, brita e folhas de polietileno, e produtos de impermeabilização.

A laje sanitária evita que a estrutura entre em contacto direto com o solo, prevenindo assim a humidade e as doenças associadas. Em suma, melhora a salubridade da casa. Além disso, as câmaras de ar criadas pela laje têm um efeito regulador da temperatura, o que ajuda a manter o calor no interior da casa.

CTA 2 - Calculadora

Câmaras de ar (laje de pavimento sanitário e betonilha de pavimento falso)

No entanto, a câmara de ar da laje sanitária deve ser devidamente ventilada para evitar a acumulação de humidade no seu interior. De facto, esta ventilação evita o armazenamento de gás radão, uma substância natural muito prejudicial à saúde.

Os módulos Caviti oferecem ainda a vantagem de poderem cobrir as necessidades do estaleiro, uma vez que são fabricados em diferentes alturas, podem ser rapidamente unidos e suportam cargas pesadas.

Utilização de gravilha e de placas de polietileno

Tanto a gravilha como as placas de polietileno destacam-se pela sua elevada resistência ao desgaste e pelo seu efeito impermeabilizante, impedindo a infiltração da água da chuva no solo e a ascensão da humidade por capilaridade. Para além disso, as placas são vendidas em rolos e são fáceis de cortar. Por estas razões, é um produto muito utilizado na construção civil como base para a realização de betonilhas.

Utilização de telas ou produtos de impermeabilização

As placas de impermeabilização são também uma alternativa para isolar o chão de uma casa antiga e garantir a estanquidade. Para além disso, pode encontrar no mercado diferentes opções em função das necessidades da estrutura, como a fibra de vidro, o feltro de poliéster e o feltro de poliéster reforçado e estabilizado.

isolar o chão de uma casa antiga

2. Isolamento térmico do pavimento

Tal como o isolamento do chão de uma casa antiga é essencial para manter a humidade afastada, também é essencial para criar um ambiente confortável. Existem muitas técnicas diferentes para isolar o chão da sua casa, consoante a instalação e o custo.

a. Vantagens

O isolamento do chão de uma casa antiga permitir-lhe-á usufruir de um maior conforto, tanto a nível térmico como acústico. De facto, a utilização do isolamento correto criará um ambiente doméstico mais silencioso e descontraído. Para o conseguir, os pavimentos flutuantes são uma excelente escolha, uma vez que não só melhoram o isolamento do ruído exterior, como também reduzem a transmissão do impacto.

Além disso, o isolamento do chão de uma casa antiga também oferece benefícios térmicos, evitando a perda de calor, mantendo a temperatura e conduzindo a uma maior poupança de energia.

CTA 4 - Eficiencia energética

b. É colocado acima ou abaixo do betão?

A colocação do isolamento térmico por cima e por baixo do betão tem as suas vantagens. Se o colocar acima da laje, o interior da infraestrutura aquecerá mais rapidamente quando o aquecimento estiver a funcionar. No entanto, o isolamento afectará o nível do pavimento e reduzirá o volume da divisão. Se, por outro lado, colocar o produto abaixo da laje, o betão ajudará a absorver o calor – especialmente se a divisão estiver virada para sul – e evitará o sobreaquecimento.

c. Tipos de isolamento térmico para pavimentos

Em função do material de que são feitos, os isolamentos térmicos de pavimentos distinguem-se entre sintéticos e naturais.

aislar suelo casa antigua ventajas 1

Poliestirenos

Os isoladores de poliestireno pertencem ao grupo dos isoladores sintéticos e distinguem-se principalmente entre poliestireno expandido e poliestireno extrudido.

  • Poliestireno expandido: também conhecido como “cortiça branca”, é um isolamento fácil de instalar, leve, resistente e económico. Além disso, é adequado para qualquer casa.
  • Poliestireno extrudido: Devido à sua maior densidade, tem uma elevada capacidade de isolamento. Este tipo de isolamento é fácil de instalar, resistente ao peso, estável, leve e à prova de água. No entanto, é frequentemente utilizado para fachadas em vez de pavimentos.

Isolamento natural

Um dos pontos fortes do isolamento térmico natural é a sua sustentabilidade, uma vez que estes produtos não contêm elementos nocivos para a saúde e o seu fabrico é amigo do ambiente.

Os materiais de isolamento naturais mais comuns incluem a fibra de madeira, a cortiça, a celulose e o algodão.

  • Fibra de madeira: são compostas por fibras longas de madeira e aglutinante, de modo a proporcionar isolamento acústico e térmico.
  • Cortiça: esta opção biodegradável é uma das mais utilizadas como isolamento térmico. Pode ser encontrada em folhas, placas ou granulado.
  • Celulose: feita a partir de jornais reciclados e triturados e aplicada em cavidades por sopro.
  • Algodão: devido às suas propriedades de isolamento térmico e acústico, os restos da indústria têxtil são humedecidos e prensados para formar cobertores de algodão.

Utilizando qualquer uma das técnicas e materiais que analisámos, poderá isolar o chão da sua casa antiga e conseguir uma casa quente e sem humidade. Este será o primeiro passo para que a renovação da sua casa seja um sucesso e para evitar problemas difíceis de resolver no futuro.

Leave a Comment