¡Suscríbete a nuestro blog!

Fogões a lenha: tudo o que precisa de saber antes de comprar um

Os fogões a lenha são aparelhos de aquecimento muito eficientes e práticos. De facto, tornaram-se uma escolha favorita graças à variedade de modelos e ao material utilizado como combustível.

É possível que esteja a pensar comprar um fogão a lenha. Mas sabe como encontrar o mais adequado para a sua casa? No ParaTuReforma vamos dizer-lhe.

Fogões a lenha

Antes de lhe falarmos das caraterísticas e vantagens dos fogões a lenha e de lhe darmos os melhores conselhos sobre como escolher um, queremos definir exatamente o que são. Porquê? Muitas pessoas tendem a confundi-los com lareiras.

Os fogões são geralmente feitos de materiais metálicos, como o aço e o ferro fundido. Estão sempre fechados e podem ser instalados em qualquer sítio. A única exigência é que estejam ligados a um tubo de combustão, que é sempre visível. Normalmente, só aquecem a divisão em que estão instalados.

Estufas de lena

As lareiras, por outro lado, têm materiais refractários que não absorvem o calor. Por outro lado, é comum que sejam abertas. Têm um poder calorífico superior, o que significa que, juntamente com um sistema de condutas adequado, podem aquecer toda a casa.

Caraterísticas

Feitos os esclarecimentos acima, é altura de explicar quais são as caraterísticas que definem os fogões a lenha. Vejamos quais são:

  • Têm um rendimento muito elevado. Em média, são capazes de utilizar mais de 75% do calor gerado pelo combustível. Além disso, as suas emissões de dióxido de carbono são mínimas. Aproximadamente 0,09 % do total, o que é quase insignificante.
  • Podem ser instalados em quase todo o lado. Diretamente no chão, numa prateleira ou nos pés, pendurados na parede ou no teto, etc.
  • Estão disponíveis numa grande variedade de modelos. Trata-se de um sistema de aquecimento que pode ser utilizado em todo o tipo de estilos. Neste sentido, o aço e o ferro fundido utilizados no seu fabrico oferecem possibilidades infinitas.
  • São muito seguros. Têm um vidro de toque frio que permite que as chamas sejam vistas do exterior, mas impede que alguém entre em contacto com elas. Este elemento é também muito fácil de limpar.
  • Dispõem de sistemas que facilitam a recolha das cinzas. Estes resíduos são depositados num recipiente chamado cinzeiro. Basta retirá-lo, esvaziá-lo e voltar a colocá-lo para continuar a utilizar o fogão sem qualquer problema.

CTA 8 - Calefacción

Vantagens

Chegou o momento de descobrir por que razão deve optar por um fogão a lenha em vez de outro sistema de aquecimento em sua casa. Preste atenção:

  • Respeito pelo ambiente. Como dissemos anteriormente, o nível de emissões derivadas da combustão da madeira é muito baixo. Assim, ao utilizar este sistema para aquecer a sua casa, estará a evitar a produção de partículas nocivas para o ambiente e que promovem o efeito de estufa.
  • Preço. A madeira, tendo em conta o seu poder calorífico, é um combustível muito mais barato do que os pellets de madeira. granuladoo gás natural, a eletricidade ou o gasóleo. Além disso, este preço é muito mais estável do que o de qualquer outro combustível. Se tiver um terreno rural e um local para o armazenar convenientemente, pode mesmo obtê-lo gratuitamente.
  • Decoração da divisão. Os fogões a lenha não só são muito úteis para aquecer a casa, como também se destacam pela sua estética. De facto, poucos elementos são capazes de dar uma imagem mais quente e acolhedora a uma sala de estar do que este.

Por outro lado, os fogões a lenha podem durar uma vida inteira se forem objeto de uma manutenção adequada. Sem dúvida, esta é uma vantagem adicional para os escolher se estiver cansado de gastar muito dinheiro para aquecer a sua casa.

Como escolher um

Antes de escolher o fogão a lenha certo para a sua casa, há uma série de aspectos muito importantes a considerar. O primeiro deles é o tipo:

  • Fogões de dupla combustão. São os mais modernos e eficientes, pois queimam os gases derivados da combustão da madeira. Isto torna-os mais de 80% eficientes e gera praticamente zero emissões poluentes.
  • Panelas Turbo. Trata-se de uma alternativa mais económica. Devem o seu nome ao facto de terem um sistema de ventilação auxiliar que acelera a combustão, o que lhes permite aquecer a divisão mais rapidamente. Para além disso, quase não produzem fuligem.
  • Panelas de radiação. Destacam-se pela sua grande autonomia, embora o seu consumo seja bastante elevado. Por outro lado, são utilizados materiais refractários para conservar e difundir o calor gerado. Em termos de design, são os mais modernos e elegantes.

Os fogões de dupla combustão são recomendados como sistema de aquecimento principal. Os fogões turbo podem ser utilizados para este fim em habitações pequenas, enquanto os fogões radiantes são recomendados apenas como sistemas auxiliares.

Por outro lado, devemos também referir-nos à potência calorífica do fogão. A este respeito, podemos dizer que:

  • Se a sua casa tiver um baixo nível de isolamento, necessitará de pelo menos 100 W/m² de potência. Ou, por outras palavras, 0,04 kW/m³.
  • Se o nível de isolamento da sua casa for intermédio, 80 W/m² ou 0,032 kW/m³ será mais do que suficiente.
  • Se a sua casa tiver um nível ótimo de isolamento, precisará apenas de 60 W/m² (0,024 kW/m³).

Por último, deve ter em conta as opções de conforto adicionais que alguns fogões possuem. Estamos a falar, por exemplo, da presença de ventoinhas que distribuem o calor, da utilização de vidro cerâmico ou de sistemas de funcionamento automatizados.

Como viu neste artigo, os fogões a lenha são uma alternativa muito interessante para aquecer a sua casa. Se tiver alguma dúvida ou quiser pedir-nos um orçamento sem compromisso, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em aconselhá-lo e ajudá-lo no que for necessário.

CTA 8 - Calefacción

Leave a Comment