¡Suscríbete a nuestro blog!

Lareiras a lenha modernas: funcionalidade e design para a sua casa

As modernas lareiras a lenha, graças ao seu estilo e funcionalidade, tornaram-se excelentes opções para aquecer a casa. Especialmente quando se trata de casas rústicas e de casas isoladas de qualquer tipo.

Mas quais são os elementos que melhor as definem e quais são as suas vantagens relativamente a outros tipos de chaminés? São estas as questões que o ParaTuReforma gostaria de abordar neste artigo. Não perca.

Lareiras a lenha modernas

Certamente, quando pensa numa lareira a lenha, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é aquele elemento aberto rodeado de tijolos refractários que sempre aqueceu a sala de estar dos seus pais ou avós. É verdade que, atualmente, é possível instalar uma lareira deste tipo. Ou mesmo construir um, se tiver as competências, as ferramentas e os conhecimentos necessários. No entanto, não é a este tipo de lareira que nos referimos aqui.

As lareiras a lenha modernas vão um pouco mais longe. Concretamente, podemos distinguir dois tipos:

  • Lareiras a lenha de câmara fechada. Esta é a primeira evolução das lareiras abertas. A diferença entre as duas é que têm uma porta selada que separa a zona de combustão do resto da divisão. Isto significa que o material arde mais lentamente e que é mais bem aproveitado. Além disso, a geração de odores e fumos é menor, o que aumenta a segurança durante a utilização.
  • Lareiras a lenha de duas câmaras. Estas são, sem dúvida, as lareiras a lenha mais modernas atualmente disponíveis no mercado. Chamam-se assim porque têm uma dupla câmara de combustão. Na primeira câmara, a lenha seca é queimada. De seguida, os gases produzidos são conduzidos para um segundo compartimento selado, onde também entram em combustão. Não há opção mais ecológica e eficiente para a produção de calor do que esta.

Obviamente, este tipo de lareiras a lenha é mais caro do que as lareiras abertas ou os modelos de câmara fechada. No entanto, trata-se de um investimento suplementar que se compensa num prazo muito curto devido às economias de combustível que permitem.

Lareiras a lenha baratas

Uma opção funcional

Tornou-se bastante claro que as modernas lareiras a lenha são alternativas mais interessantes às lareiras abertas. No entanto, podemos dar um passo em frente.

Por exemplo, as lareiras abertas devolvem ao ambiente entre 38 e 120 gramas de dióxido de carbono (CO₂) por hora, se estiverem em boas condições. Em contrapartida, as lareiras a lenha de câmara dupla geram e transmitem apenas 2 a 9 gramas de CO₂ para o ar no mesmo período de tempo. As lareiras de câmara fechada têm valores semelhantes, mas ligeiramente superiores.

Mas isso não é tudo. As lareiras a lenha de câmara dupla têm um rendimento de aquecimento superior a 80 %. Em contrapartida, os modelos de câmara fechada têm uma eficiência de aquecimento de cerca de 75 %. As lareiras abertas têm uma eficiência de aquecimento de cerca de 70 %.

CTA 8 - Calefacción

Design e elegância para a casa

O acabamento estético é outro aspeto importante na escolha de uma lareira a lenha para a sua casa. Neste domínio, os modelos mais modernos do mercado distinguem-se dos mais tradicionais.

Tal como acontece com os fogões a lenha, as lareiras a lenha modernas começaram a incorporar materiais que eram impensáveis até há muito pouco tempo. Estamos a falar de aço e ferro fundido, por exemplo, que oferecem uma vasta gama de possibilidades de design.

Por exemplo, estes materiais, combinados com a tela de vidro da porta estanque, escondem eficazmente os tijolos refractários no interior. Conseguiram também criar as formas mais originais e são propícios à instalação de lareiras a lenha em todas estas formas:

  • Construído na parede. Ou seja, com a estrutura e o tubo de combustão ocultos, o que exige uma grande remodelação. Só fica visível a porta estanque e, consequentemente, a câmara de combustão de madeira.
  • Sobreposto à parede. Neste caso, são visíveis tanto a chaminé como o tubo de extração, que também é muito agradável do ponto de vista estético.
  • Suspenso. Ou, por outras palavras, suspensa do teto através do tubo de combustão. Isto permite, por exemplo, colocar a lareira no meio da sala de estar para distribuir o calor de forma mais homogénea.
  • Nos cantos. Sem dúvida, a melhor opção em casas pequenas, uma vez que permite utilizar eficazmente estes espaços que, de outro modo, poderiam ficar inutilizados.

Outras vantagens das lareiras a lenha modernas

Já sabe que as lareiras a lenha modernas são as lareiras mais eficientes do mercado e que, por sua vez, podem dar um toque muito elegante à decoração da sua casa. No entanto, também têm outras vantagens que achamos que deve conhecer.

A primeira delas tem a ver com os resíduos gerados pela combustão da lenha. Ou seja, as cinzas. Ao contrário das lareiras abertas, estas não são depositadas no fundo da câmara, mas caem num recipiente. Este cinzeiro pode ser facilmente retirado e depois esvaziado, limpo e substituído.

Isto resolve um dos principais inconvenientes das lareiras convencionais, que não é outro senão a sujidade produzida pelas cinzas. Mas também dispõem de ventiladores que distribuem o calor uniformemente pela divisão. A potência deste elemento pode ser regulada.

Além disso, as lareiras a lenha modernas estão equipadas com dispositivos de ignição que facilitam o acendimento do combustível. Algo que, para quem não está habituado a fazê-lo, é mais difícil do que parece. Por todas estas razões, temos a certeza de que se convenceu a instalar uma em sua casa. Convidamo-lo a contactar a ParaTuReforma para um aconselhamento personalizado ou simplesmente para solicitar um orçamento. De que está à espera?

CTA 8 - Calefacción

Leave a Comment