¡Suscríbete a nuestro blog!

Os melhores sistemas de aquecimento de acordo com as condições da sua casa

Enfrentar confortavelmente o inverno e o verão é uma das principais aspirações de quem tem uma casa. No entanto, nem sempre é fácil escolher as ferramentas corretas para cada caso. Porque quais são os melhores sistemas de aquecimento? Em primeiro lugar, deve dizer-se que não existe uma única resposta correta, mas com a informação certa pode ser facilmente encontrada.

A verdade é que os melhores sistemas de aquecimento não são necessariamente úteis em todos os casos, pois há muitos factores que podem influenciar a sua adequação. Abaixo, falamos sobre esses aspectos e especificamos quais são as melhores opções em geral, além de lhe darmos algumas dicas sobre como escolher na sua casa em particular.

Factores a considerar nos melhores sistemas de aquecimento

Quando se trata de definir os melhores sistemas de aquecimento, a primeira coisa a saber é que não existe um sistema específico que se destaque dos restantes em geral. A escolha dependerá sempre das circunstâncias particulares de cada indivíduo e é essencial avaliar os seguintes factores.

Eficiência energética

Neste momento, dada a emergência climática e o preço da energia, a eficiência é provavelmente o fator mais importante para determinar os melhores sistemas de aquecimento. A eficiência é provavelmente o fator mais importante para determinar quais os melhores sistemas de aquecimento.. A poupança para este fim é essencial, tanto na produção de energia em si como nos recursos investidos em cada utilização.

Espaço a aquecer

Se está à procura do sistema de aquecimento mais adequado para a sua casa, é muito importante que tenha em atenção o espaço que pretende aquecer. Gerar calor para uma única divisão não é o mesmo que gerar calor para uma casa inteira, assim como também há diferenças consoante o tamanho da casa e o número de pisos que tem.

A orientação da habitação

Outro aspeto que será um fator determinante nos custos de energia é a orientação da casa. Estamos a falar de uma das circunstâncias menos valorizadas, mas as horas de sol que um espaço recebe ao longo do dia são fundamentais para escolher o tipo de aquecimento adequado.

CTA 4 - Eficiencia energética

Necessidades de manutenção

Há sistemas de aquecimento que praticamente não necessitam de manutenção, enquanto noutros este tipo de manutenção é uma tarefa recorrente. No entanto, esta necessidade, em muitos casos, amortiza a despesa, pelo que a opção mais simples nem sempre é a melhor. Qual escolher? Depende dos outros factores acima referidos.

Os melhores sistemas de aquecimento são os mais eficientes.

O preço do sistema de alimentação eléctrica

Entre os melhores sistemas de aquecimento existem diferentes tipos de alimentação eléctrica, e este é um aspeto que devemos ter em conta na hora de decidir. Eletricidade, gás natural, butano, biomassa, energias renováveis, combustíveis fósseis… Como saber qual é a alternativa mais adequada? Quase 100% das vezes, uma das mais sustentáveis.

Clima no local

Não nos iludamos, por muito frio que possa fazer, os dados objectivos são fornecidos pela ciência através de um termómetro. Se vive no sul ou na costa mediterrânica, precisa de menos desempenho de um sistema de aquecimento do que se vive no norte. Uma questão que é muito importante para a decisão final a este respeito.

A utilização da habitação

Não é a mesma coisa climatizar uma casa normal e uma segunda casa, tal como há variações se passar muito tempo fora de casa ou se a maior parte da sua vida for passada dentro dessas quatro paredes. É essencial ser coerente a este respeito quando se trata de escolher um sistema de aquecimento.

As condições de estadia

As exigências em matéria de eficiência energética estão a tornar-se cada vez mais rigorosas para os novos edifícios. Questões como o isolamento térmico, a orientação, a luz e o calor são levadas a sério no planeamento de qualquer casa recém-construída, e isto porque as suas condições estão diretamente relacionadas com os seus custos energéticos, sobretudo devido aos sistemas de aquecimento necessários.

Orçamento e subvenções

Em geral, os melhores sistemas de aquecimento têm um custo elevado que nem sempre é acessível a todos os orçamentos. Avaliar o seu orçamento antes de tomar uma decisão é inevitável, mas também deve ser inevitável olhar para possíveis subsídios para investimentos sustentáveis e eficientes; pode ser capaz de pagar uma alternativa melhor do que pensava.

Entre todas as opções existentes no mercado, quais são os melhores sistemas de aquecimento?

Como já referimos, não é fácil escolher apenas um sistema de aquecimento como o melhor de todos, mas é possível avaliar as suas principais vantagens e desvantagens para avaliar qual seria a melhor alternativa em cada caso. A escolha dependerá das suas circunstâncias, mas com esta informação será sempre mais fácil fazer a sua escolha.

Fogões a pellets

Os fogões a pellets podem ser classificados como um dos melhores sistemas de aquecimento se considerarmos aspectos como a eficiência energética, um dos factores mais importantes neste momento. No entanto, é também necessário avaliar a dimensão do espaço a aquecer, uma vez que não é particularmente útil para divisões grandes.

Caldeiras a gás com radiadores

O radiador é provavelmente um dos sistemas de aquecimento mais utilizados nas casas espanholas. Normalmente são alimentados a gás natural, pelo que não são a alternativa mais sustentável. Como vantagem, podemos destacar a sua capacidade de gerar calor para espaços maiores, aquecendo todas as divisões ao mesmo nível.

CTA 2 - Calculadora

Sistemas geotérmicos

Os sistemas geotérmicos são alimentados por uma fonte de energia renovável – o calor extraído do subsolo – e podem ser transferidos para a casa através de diferentes técnicas, como o aquecimento por piso radiante ou radiadores. Se puder pagar, estará a instalar um dos melhores sistemas de aquecimento de longe e obterá um retorno do seu investimento, mas o preço é elevado.

Aquecimento por piso radiante

O aquecimento por piso radiante pode ser alimentado por energia geotérmica, como já foi referido, mas também por outros sistemas, como a energia aerotérmica, que também é uma energia renovável, a eletricidade ou o gás natural. A instalação implica um investimento elevado, mas se optar por uma fonte de alimentação sustentável e eficiente, ficará grato por isso.

Chaminés tradicionais

Quem é que não gosta do calor da lareira, do crepitar da lenha quando está acesa, do cheiro aconchegante do fumo ou da cor vermelha viva do sistema de aquecimento mais tradicional de todos? É claro que, se quiser aquecer toda a casa, esta solução será difícil, embora seja mais sustentável do que muitas outras.

A lareira, um dos melhores sistemas de aquecimento para uma poupança económica.

Ar condicionado

O ar condicionado é provavelmente uma das alternativas mais comuns para aquecer uma divisão, uma vez que é confortável e útil tanto no inverno como no verão. No entanto, não podemos dizer que seja eficiente ou sustentável, muito menos que seja o melhor sistema para aquecer grandes espaços.

Fogões, radiadores ou aquecedores eléctricos

A eletricidade, a menos que seja produzida através de energia eólica, hídrica ou fotovoltaica – que, embora em crescimento, ainda não são as principais fontes de energia neste contexto – não é uma possibilidade muito sustentável. Embora a sua instalação seja das mais baratas, as facturas eliminam qualquer indício de poupança neste caso.

Caldeiras a óleo

As caldeiras a óleo ainda estão no mercado, embora não estejam de modo algum entre os melhores sistemas de aquecimento. A verdade é que não são nem as mais económicas, nem as mais seguras, e estão longe de ser amigas do ambiente. São, no entanto, muito úteis para aquecer grandes espaços, mas dado que existem outras soluções, o mais positivo seria optar por elas.

Os melhores sistemas de aquecimento para cada tipo de casa

A lista de opções que englobam os melhores sistemas de aquecimento é muito extensa, mas, como já viu, nem todas são as mais adequadas para cada caso. Tendo em conta os factores que apontámos, a nossa recomendação será sempre a mesma: se puder pagar e a sua casa cumprir todos os requisitos para a sua instalação, escolha uma das alternativas mais ecológicas.

Por outro lado, se as caraterísticas dos melhores sistemas de aquecimento em termos de eficiência energética não se adequarem às suas necessidades, pode optar por minimizar o impacto com a escolha mais sustentável dentro das suas possibilidades. Além disso, isto permitir-lhe-á poupar nas suas contas e manter um ambiente agradável em sua casa. Ao mesmo tempo, deve considerar a redução das suas emissões de CO₂ noutros aspectos da sua vida quotidiana.

Leave a Comment