Entre os sistemas de aquecimento mais comuns, o aquecimento a pellets é um dos que está a ganhar destaque devido às suas boas caraterísticas. E não é de admirar: os pellets têm um elevado poder calorífico com baixas emissões de CO₂. Mas quais são as melhores caldeiras a pellets do mercado? Neste post vamos tentar descobrir e dar-vos uma lista das melhores caldeiras a pellets.
O que são caldeiras a pellets?
As caldeiras a pellets são um subtipo de caldeiras que pertencem ao tipo de caldeiras de biomassa. As caldeiras de biomassa são um modelo de aquecimento que utiliza a energia produzida pela combustão de combustível orgânico de origem vegetal.
Este tipo de aquecimento é muito eficiente e eficiente e amigo do ambiente e o facto de o combustível utilizado ser um combustível sólido orgânico de origem vegetal.
E não é apenas utilizada como caldeira para aquecimento, mas também para AQS (água quente sanitária). Os materiais utilizados numa caldeira a biocombustível (que podem ser encontrados a granel ou em sacos grandes) incluem o seguinte
- Lenha.
- Lascas de madeira.
- Pellets.
- Resíduos de culturas.
- Caldeiras de poço de azeitona.
- Resíduos orgânicos da natureza.
Como se pode ver, são todos elementos de origem vegetal que são resíduos. É por isso que as caldeiras de biomassa são consideradas amigas do ambiente, não só devido à sua eficiência energética, mas também devido ao combustível utilizado.
Dentro deste tipo de caldeira, as caldeiras a pellets são as mais conhecidas e mais utilizadas.
- Os pellets são pequenos cilindros fabricados a partir de resíduos provenientes de limpezas florestais (podas e restolhos) e das indústrias da madeira (serradura).
- Estas caldeiras são muito apreciadas pelo seu poder calorífico e pela ausência de poluição. Este facto, juntamente com o combustível utilizado, que provém da limpeza das montanhas, faz com que seja um dos métodos de aquecimento mais eficientes e amigos do ambiente.
- Embora o custo de instalação possa ser elevado no início, o investimento é rapidamente recuperado, uma vez que o preço dos pellets é muito baixo em comparação com os combustíveis tradicionais ou a eletricidade. Por conseguinte, uma caldeira a pellets é ideal para o fornecimento de aquecimento e água quente a uma casa.
Por todas estas razões, é muito interessante saber quais são as melhores caldeiras a pellets do mercado. Vamos dar uma olhadela a seguir.
As melhores caldeiras a pellets: como escolher a melhor?

Entre as caldeiras a pellets que pode encontrar, existem vários modelos a ter em conta, que desde Para Tu Reforma consideramos que as melhores caldeiras a pellets devem ter certas caraterísticas. Estes são os aspectos que você deve levar em consideração ao escolher a melhor caldeira a pellets:
- Dimensão da habitação. O primeiro ponto a ter em conta é a dimensão da habitação. Uma caldeira que tem de fornecer calor a uma casa de 50 m2 não terá as mesmas caraterísticas que uma caldeira que tem de fornecer calor a uma casa de 300 m2.
-
Potência. A potência da caldeira é medida em kW. Por conseguinte, quanto mais kW, maior é a capacidade de aquecimento. Para fazer um cálculo aproximado, pode pensar-se que por cada 10 m2 é necessário 1 kW de potência. Para o orientar, eis algumas diretrizes:
- Para uma casa com 80 a 100 m2, opte por uma caldeira de cerca de 10 kW.
- Uma caldeira de cerca de 14 kW é adequada para uma casa com cerca de 140 m2.
- Um modelo de 20-22 kW seria a potência mínima para um agregado familiar de 200 m2.
- Material. Tente sempre optar por aço inoxidável de qualidade.
- Localização da caldeira e dos pellets. É necessário dispor de uma sala de caldeira adequada e de um espaço para armazenar os pellets. É indispensável respeitar certas regras de segurança, tais como uma altura mínima da sala da caldeira de 2,5 metros, a ventilação e a ligação eléctrica com ligação à terra.
-
Saída de fumo. Outro elemento de segurança essencial. Deve ser instalado um tubo que permita a saída de fumos para o exterior. O diâmetro do tubo depende da potência da caldeira:
- 100 mm de diâmetro para caldeiras até 10 kW.
- 125 mm de diâmetro para caldeiras até 20kW.
- Escolha das pellets. A qualidade das pellets desempenha um papel importante na durabilidade e eficácia da caldeira. Por isso, escolha pellets de qualidade e optimizará a utilização e a vida útil da caldeira.
- Orçamento. É necessário fazer um investimento inicial mais elevado se optar por uma caldeira a pellets do que se optar por um fogão de corrente ou hidro. Poderíamos dizer que o seu preço se situa entre os 500 e os 3.000 euros. No entanto, há que ter em conta que as poupanças com este tipo de caldeira podem rondar os 1.000-1.500€/ano, o que faz com que seja um investimento que pode ser rapidamente amortizado.
Estas são as caraterísticas que consideramos que deve ter em conta na escolha das melhores caldeiras a pellets. Para tomar a decisão, deve ter em conta o espaço, a potência e, claro, o orçamento, seguindo sempre as recomendações de segurança.