¡Suscríbete a nuestro blog!

Vantagens de uma lareira de cassete em relação a uma lareira a lenha tradicional

Porquê escolher uma lareira com cassete em vez de uma lareira tradicional a lenha? Se chegou até aqui, é muito provável que esta pergunta esteja na sua mente. É por isso que ParaTuReforma quer falar-lhe das vantagens de escolher este sistema em vez do convencional.

Lareira com cassete vs. lareira tradicional a lenha

Mas antes de entrarmos nas vantagens de uma lareira moderna com uma cassete lareira moderna com cassete em relação a uma lareira tradicional, é necessário explicar em que consiste este sistema.

Em particular, uma cassete é um aparelho de aquecimento de lareira que é instalado numa abertura de lareira aberta. Por outras palavras, aproveita uma instalação existente, pelo que não necessita de grandes obras. Só é necessário aproveitar a chaminé para instalar o tubo de extração.

A cassete tem uma câmara de combustão fechada por uma porta de vidro cerâmico capaz de suportar temperaturas até 750 °C. Em alguns casos, pode ter uma câmara de combustão adicional na qual os gases derivados da primeira combustão são queimados, aumentando assim a eficiência e o desempenho.

No entanto, a lareira com cassete não deve ser confundida com o recuperador de calor. A diferença fundamental entre um sistema e o outro reside na utilização da ventilação natural no primeiro caso e da ventilação forçada no segundo.

É agora altura de falar das vantagens deste tipo de lareira em relação às lareiras abertas convencionais.

Cassete vs. chaminés

Controlo de combustão melhorado

Esta vantagem deve-se principalmente ao facto de a cassete da chaminé permanecer fechada durante a combustão, de modo a que o ar da divisão não influencie a combustão. De facto, o único ar que entra na câmara vem do tubo através do qual o fumo é evacuado.

Ao controlar melhor a combustão, é também mais fácil regular a quantidade de calor que é distribuída na divisão e a quantidade de lenha que é utilizada. Isto é particularmente verdadeiro se o sistema estiver equipado com um ventilador. Numa lareira aberta, isto é quase impossível.

Menos fumo, odores e cinzas

A porta acima referida impede que o fumo e os maus odores da lareira se misturem com o ar da casa. Este elemento significa também uma maior segurança de utilização, pois é impossível ocorrer um incêndio acidental ou uma intoxicação por monóxido de carbono.

Por outro lado, o ambiente da chaminé permanece muito mais limpo, uma vez que as cinzas não podem cair no exterior. Em muitos casos, as chaminés estão equipadas com um depósito de cinzas para reter as cinzas e facilitar a sua limpeza posterior.

Elevada eficiência térmica

O termo eficiência refere-se à capacidade da chaminé de aproveitar o calor gerado pela queima do combustível. Geralmente, neste tipo de chaminés, o rendimento é de cerca de 70 % no caso de uma única câmara. Se forem de duas câmaras, o valor sobe para 80 %.

No entanto, a eficiência de uma lareira a lenha aberta é muito inferior. Normalmente, situa-se entre 30 % e 40 %. Com uma lareira aberta, a combustão é acelerada pelo ar ambiente e o combustível desaparece muito mais rapidamente.

Facilidade de instalação

Como já dissemos, as cassetes podem aproveitar uma abertura de chaminé convencional e utilizar a sua chaminé para extrair o fumo. Por conseguinte, a sua instalação é extremamente simples. De tal forma que qualquer pessoa pode efectuá-la sozinha ou, pelo menos, com o mínimo de ajuda profissional.

CTA 8 - Calefacción

Elegância e eficiência energética

Opte por uma lareira de design com cassete é sempre a escolha certa. Tenha em conta que, atualmente, as principais marcas do sector oferecem modelos de todos os estilos, pelo que poderá encontrar um para a sua sala de estar rústica, minimalista, industrial ou vintage sem qualquer dificuldade.

Esta versatilidade estética também não é proporcionada pelas lareiras abertas a lenha, uma vez que estas requerem a utilização de tijolos refractários expostos. Além disso, as cassetes podem ser rodeadas por molduras especiais em gesso cartonado ou peças de alvenaria para lhes dar um toque especial.

No entanto, a aquisição de uma lareira com uma cassete é também uma decisão inteligente em termos de eficácia energética. Eis as razões.

Emissão zero de gases poluentes

É evidente que as cassetes, como qualquer outro tipo de chaminé, emitem dióxido de carbono para o exterior. Então porque é que se fala de emissões nulas? Muito simplesmente.

Para explicar isto, temos de olhar para a origem do combustível utilizado por estes aparelhos de aquecimento, nomeadamente a madeira. Como sabe, esta é extraída das árvores, que ao longo da sua vida consomem CO₂ e libertam oxigénio para o ambiente.

Assim, os gases poluentes emitidos pela cassete são compensados pelos absorvidos pela árvore antes de ser transformada em lenha para a lareira.

A lenha é um recurso barato, sustentável e renovável.

A este respeito, há duas possibilidades. Por um lado, pode ter uma casa de campo rodeada de árvores e, uma vez por ano, ter de lhes cortar os ramos para que cresçam mais saudáveis e dêem melhores frutos. Neste caso, desde que tenha um local para guardar a lenha, o combustível será gratuito.

Por outro lado, é possível que tenha de comprar lenha a um fornecedor. Neste caso, não se preocupe, pois o preço é muito barato e estável. Muito mais do que o gás ou a eletricidade, que têm sido particularmente voláteis nos últimos anos.

Nesta altura, é muito provável que tenha decidido comprar uma lareira de cassete em vez de instalar uma lareira tradicional a lenha. Parece-nos natural. Por isso, convidamo-lo a consultar o catálogo ParaTuReforma, pois estamos convencidos de que encontrará o modelo perfeito para a sua casa. Também pode contactar-nos se tiver alguma dúvida ou se quiser pedir um orçamento, contacte-nos sem compromisso!

CTA 8 - Calefacción

Leave a Comment