A escolha de um azulejo para uma casa de banho pequena é uma tarefa particularmente difícil. Afinal de contas, a falta de espaço reduz consideravelmente as possibilidades de decoração. No entanto, se tiver em conta os conselhos, soluções e ideias que nós, da ParaTuReforma, lhe vamos dar, pode ter a certeza de que vai acertar. Além disso, graças a eles, poderá valorizar o espaço e fazer com que a divisão pareça maior.
Alguns conceitos-chave para a renovação de casas de banho pequenas
Antes de se concentrar nos azulejos para casas de banho pequenas, é necessário ter em conta uma série de aspectos para planear a sua renovação. Neste sentido, uma das suas principais prioridades deve ser que tanto você como o resto dos utilizadores possam mover-se fácil e confortavelmente no interior.
Para isso, certifique-se de que deixa pelo menos 100 cm à frente da banheira ou da base de duche e 70 cm de espaço à frente da sanita. Atualmente, existem modelos compactos e embutidos que poupam muito espaço em comparação com os modelos convencionais.
Da mesma forma, o móvel do lavatório também deve ser de encastrar. Para lhe dar uma ideia, no nosso catálogo, pode encontrar peças que apenas sobressaem 21 cm da parede .

Como escolher um azulejo para uma casa de banho pequena? 3 dicas interessantes
Agora é altura de explicarmos como devem ser os azulejos da sua casa de banho pequena. Preste atenção.
O tamanho é importante
Os especialistas em decoração e design de interiores dizem que há duas maneiras de aumentar a sensação de espaço numa casa de banho, utilizando azulejos com o tamanho correto. A este respeito, aconselham optar por:
- Azulejos pequenos. Os revestimentos de parede de formato pequeno, quer sejam quadrados ou rectangulares, são muito úteis neste aspeto. A razão? Saturam o campo de visão e criam a falsa ilusão de que a divisão é muito maior do que é.
- Azulejos de grande formato. Sem dúvida, o oposto dos anteriores. Um bom exemplo são estes azulejos de 120 cm. Como são muito maiores, reduzem as juntas ao mínimo (o seu design também significa que quase não se distinguem), o que também se traduz num aumento da sensação de espaço.

Como vê, o segredo é optar pelos extremos. Nunca escolha azulejos de tamanho médio para a sua casa de banho se esta for demasiado pequena, pois não lhe darão o efeito que realmente pretende.
A cor dos azulejos numa casa de banho pequena
Está prestes a iniciar o processo de colocação de azulejos. Mas primeiro tem de decidir a cor. Aqui há poucas alternativas, pois a melhor opção é sempre escolher tons claros.
Em particular, opte pelo bege, pelo cinzento claro ou, melhor ainda, pelo branco. A razão é simples: estas são as cores e os tons que melhor reflectem a luz natural e artificial e que, por isso, têm maior capacidade de aumentar a sensação de amplitude.
Mas e se sentir que a sua casa de banho não é muito dinâmica e interessante com apenas um azulejo de uma cor? Uma boa ideia que lhe podemos dar é utilizar um azulejo diferente num ponto específico para o fazer sobressair e atrair o olhar para esse local. Por exemplo, no duche ou na parede do lavatório. No entanto, não escolha um design demasiado sobrecarregado ou num tom demasiado escuro.
Como colocar os azulejos?
Esta é a próxima decisão que terá de tomar no processo de reforma de uma casa de banho pequena. Especificamente, estamos a referir-nos ao facto de os azulejos deverem ser colocados na horizontal ou na vertical.
Isto depende principalmente da altura do teto da casa de banho. Se o teto estiver a 250 cm do chão ou menos, coloque os azulejos na vertical, pois isso aumentará a sensação de altura.
Se, por outro lado , exceder este valor, não precisa de criar uma sensação de altura na divisão, pelo que pode posicioná-los horizontalmente.
Siga a mesma recomendação relativamente à instalação do pavimento da casa de banho. Se o espaço for muito estreito, coloque-os na horizontal. Por outro lado, se não tiver profundidade, coloque-o na vertical. Lembre-se de que, seguindo as instruções deste artigo, poderá poupar na mão de obra ao colocar um pavimento de porcelana.
Outras soluções e dicas para renovar uma casa de banho pequena
Como já viu, existem muitas ideias diferentes para renovar uma casa de banho pequena. No entanto, podemos dar-lhe outras dicas que serão muito úteis para atingir o seu objetivo:
- A importância dos espelhos. Estes elementos são capazes de refletir a luz que entra na casa de banho de forma ainda mais eficaz do que os azulejos claros. Uma boa ideia é, por exemplo, cobrir toda a parede do lavatório com um espelho. Mas se isso não for possível, escolha o maior tamanho possível.
- Tire o máximo partido dos cantos. Compre um móvel de canto para lavatório ou um toalheiro que possa ocupar este espaço. Numa casa de banho pequena, cada metro quadrado vale o seu peso em ouro.
- Tire o máximo partido do espaço vertical da sua casa de banho. Principalmente comprando móveis com um design estreito e alto. Além disso, tente torná-lo versátil, ou seja, capaz de cumprir mais do que uma função.
Uma casa de banho pequena pode satisfazer plenamente as suas necessidades de utilização.
Neste momento, estamos convencidos de que já sabe quais os aspectos a ter em conta na escolha de um azulejo para uma casa de banho pequena. Mas não é só isso. Também aprendeu muitas outras coisas que serão úteis para decorar o espaço e aproveitá-lo ao máximo em termos de espaço. Agora é hora de dar uma vista de olhos ao catálogo da ParaTuReforma e de nos contactar se tiver alguma dúvida.