A escolha dos azulejos para a casa de banho é, sem dúvida, uma das questões mais importantes para quem pretende renovar esta divisão da sua casa. É o seu caso? Então vai certamente interessar-se pelo que lhe vamos dizer aqui no ParaTuReforma. Mais concretamente, vamos dar-lhe uma série de recomendações para que tenha a certeza de que está a fazer tudo bem feito. Prestar atenção.
As caraterísticas da sua casa de banho
Esta é a primeira coisa a ter em conta. De facto, as caraterísticas da divisão limitarão as opções que lhe convêm, o que facilitará a sua escolha. Vejamos as mais importantes:
- Tamanho da casa de banho. Se vai renovar uma casa de banho pequenaSe vai renovar uma casa de banho pequena, opte por azulejos de cores claras como, por exemplo, bege, cinzento ou, claro, branco. Quanto às dimensões de cada peça, vá aos extremos. Neste tipo de divisão, os azulejos muito pequenos e muito grandes ficam bem, mas não os tamanhos intermédios. Se, por outro lado, a divisão for grande, não há problema em usar tons escuros, pelo menos em certas paredes ou no chão.
- Disposição dos azulejos: A sua casa de banho tem tectos altos (3 metros de altura ou mais)? Se sim, coloque os azulejos na horizontal. Caso contrário, coloque-os na vertical.
- Luz natural. Este aspeto também tem um impacto significativo na escolha dos azulejos da casa de banho. Quanto mais luz entrar pelas janelas, mais liberdade terá para jogar com cores escuras e desenhos complexos.

Que caraterísticas devem ter os azulejos da casa de banho?
Agora é altura de esclarecer quais são os elementos a que deve prestar atenção ao escolher os azulejos para a sua nova casa de banho. Estes são os seguintes:
- Sabia que a casa de banho é a divisão da casa onde ocorrem mais acidentes domésticos? Isto deve-se principalmente à elevada presença de humidade, que pode provocar escorregadelas e quedas. Por esta razão, é essencial que tanto o pavimento como os revestimentos de parede tenham qualidades antiderrapantes.
- Resistência. Não é raro que objectos caiam e atinjam os azulejos da casa de banho. Por este motivo, deve optar por um material tão sólido quanto possível.
- Facilidade de limpeza. Outro aspeto fundamental. A casa de banho é a divisão que, juntamente com a cozinha, exige mais limpeza. Escolha um material cuja superfície não seja porosa e, portanto, não absorva humidade ou sujidade.
- Conceção. Esta é uma questão que iremos abordar em profundidade um pouco mais tarde. Mesmo assim, deve saber de antemão que o seu aspeto terá uma forte influência no estilo geral da divisão.
Quais são os melhores materiais para azulejos de casa de banho?
De um modo geral, podemos distinguir os seguintes tipos de azulejos de casa de banho de acordo com os materiais de que são feitos:
- A cerâmica. Há muito tempo que é o material mais comum nas casas de banho de todo o mundo, e porquê? O facto de ser fácil de limpar e, sobretudo, o seu baixo preço. No entanto, não é muito resistente aos impactos e parte-se com relativa facilidade.
- Pedra natural. Outra alternativa interessante, especialmente em casas de banho de estilo rústico. As pedras naturais, como o mármore, a ardósia ou o granito, proporcionam acabamentos muito elegantes e exclusivos. No entanto, são materiais bastante caros e porosos, o que exige manutenção e limpeza recorrente.
- Vidro. Esta é uma das últimas tendências no mundo da decoração de interiores. Normalmente, não é colocado nas paredes como um todo, mas apenas em sítios específicos. Não é excessivamente caro e é fácil de limpar, embora se manche facilmente e não seja particularmente resistente.
No entanto, há um material para azulejos de casa de banho de que ainda não falámos. A razão é simples: parece-nos ser a melhor alternativa de todas. Estamos a referir-nos, evidentemente, ao grés porcelânico.
Porcelanato, a opção mais interessante para a decoração da casa de banho
É evidente que, se dedicamos uma secção especial ao grés porcelânico, é porque possui qualidades excepcionais. Tanto em termos de resistência aos choques como de facilidade de limpeza e de manutenção. De facto, depois de o colocar, não terá de se preocupar em polir ou algo do género.
Sem dúvida, outro dos principais pontos fortes dos azulejos de casa de banho em grés porcelânico é o facto de estarem disponíveis numa grande variedade de tamanhos. Pode encontrar peças quadradas que imitam o estilo tradicional dos ladrilhos hidráulicos, rectangulares que simulam a estética das tábuas de madeira ou com formas geométricas muito diferentes (hexagonais, octogonais, etc.).

Além disso, adaptam-se a todos os tipos de projectos. Isto é evidente no nosso catálogo de azulejos com decorações, no qual descobrirá modelos de qualquer estilo. A este respeito, devemos também destacar a sua capacidade de simular a aparência de muitos outros materiais. Especialmente a madeira e a pedra natural.
Isto aumentará consideravelmente as suas opções quando se trata, por exemplo, de encontrar móveis de casa de banho práticos e funcionais que também satisfaçam as suas necessidades estéticas. No entanto, existem muitas outras vantagens do grés porcelânico que ainda não explicámos. Vamos resumi-las aqui:
- É um material retardador de chama. Por outras palavras, não arde nem derrete. Consequentemente, também não emite gases nocivos para a saúde em caso de incêndio.
- Mais amigo do ambiente do que qualquer outro. Sobretudo do que a madeira. Também não é um recurso tão valioso como a pedra natural.
- Conduz bem o calor. Isto será muito útil se viver numa zona fria e for instalar um sistema de aquecimento na casa de banho, uma vez que o ajudará a poupar energia.
Dito isto, só nos resta convidá-lo a ver mais de perto o nosso catálogo e encorajá-lo a escolher o azulejo de casa de banho ideal para si. Se tiver alguma dúvida, contacte-nos e dar-lhe-emos conselhos personalizados sem compromisso!