A escolha de acessórios de casa de banho pode estar a causar-lhe alguns problemas que não previu. É de esperar que isso aconteça. Afinal, trata-se de uma decisão que determinará em grande medida o estilo decorativo que a sua nova casa de banho terá depois de concluída a renovação.
Por isso, acreditamos que é necessário ter o máximo de informação possível sobre desenhos, estilos e tendências para poder acertar. No ParaTuReforma preparámos um artigo no qual lhe dizemos quais são e lhe damos outras informações de grande interesse. Continue a ler e descubra-as!
Mobiliário de casa de banho: acessórios de alta qualidade
Muitos utilizadores tendem a subestimar a importância das torneiras de casa de banho quando renovam esta divisão da casa. Este é, sem dúvida, um erro importante, uma vez que a escolha da mais adequada pode proporcionar todas estas vantagens:
- Menor consumo de água. Isto significa não só uma fatura de água mais baixa, mas também um maior respeito pelo ambiente e pelos recursos disponíveis.
- Melhor aspeto estético. Em muitos casos, as torneiras da casa de banho são um dos principais protagonistas do espaço.
- Maior comodidade na utilização quotidiana. Não podemos ignorar o facto de que estas são torneiras que vamos utilizar todos os dias. Seja para lavar a cara no lavatório, tomar duche na banheira ou lavar a loiça no bidé.
Quando isto estiver claro, pode começar a pensar no aspeto dos seus novos acessórios de casa de banho.
Desenhos
Quando se trata do design de torneiras de casa de banho, há uma série de aspectos que deve ter em conta. Muitos deles estão também diretamente relacionados com a sua funcionalidade. O primeiro é o tipo de bica:
- As torneiras de casa de banho de bica baixa ou normal. São as mais comuns e mais frequentemente instaladas em lavatórios de encastrar. Reduzem a distância entre a saída de água e a válvula para minimizar os salpicos. São também as que estão sempre instaladas nos bidés.
- Torneiras de casa de banho de bica alta. Têm uma forma muito semelhante à de uma torneira de cozinha. A sua utilização é recomendada em lavatórios elevados e quando é necessário instalá-las diretamente sobre a bancada do móvel da casa de banho.
No que respeita ao seu mecanismo de funcionamento, há que distinguir entre:
- Misturadora monocomando. Este tipo de torneira tem uma única alavanca para controlar o caudal e a temperatura da água. Têm design minimalistaAjudam a poupar água e são muito elegantes e modernas.
- De dois manípulos. Têm dois controlos independentes: um para o fluxo de água fria e outro para o fluxo de água quente. Com eles é mais difícil atingir a temperatura desejada, mas têm um acabamento mais sofisticado e ficam melhor em casas de banho de estilo clássico.
- Misturadoras termostáticas. São quase exclusivas das banheiras e bases de duche. Têm dois controlos, mas com uma funcionalidade diferente da mencionada anteriormente. Especificamente, um é utilizado para controlar o caudal e o outro para fazer o mesmo com a temperatura. No entanto, permitem selecionar a temperatura em graus. Mantêm a temperatura estável, mesmo que esteja a utilizar outras torneiras da sua casa ao mesmo tempo.
Além disso, existem também torneiras de casa de banho acionadas por pedal ou por sensor de infravermelhos. No entanto, são muito mais comuns e úteis em espaços públicos do que em casa.

Estilos
A forma como as torneiras da casa de banho são instaladas determina, em grande medida, o seu estilo final. A este respeito, podemos falar de:
- Torneiras de casa de banho de encastrar. Como o seu nome indica, são colocadas diretamente na parede, bastando para isso ter deixado previamente instalado um ponto de água. Esta é a opção mais minimalista e moderna para bases de duche, lavatórios e bidés.
- Torneiras de casa de banho de bancada. São colocadas diretamente sobre a bancada do móvel da casa de banho. São recomendadas para lavatórios altos instalados sob esta superfície.
- Torneiras de casa de banho tradicionais. São colocadas sobre o lavatório, o bidé ou a banheira.
- Chuveiros higiénicos. Trata-se de torneiras extraíveis, normalmente instaladas ao lado da sanita e do bidé.
Tendências actuais
Agora é altura de falar sobre os padrões de estilo que estão a definir a tendência atual no design de torneiras de casa de banho. Não os perca:
- Torneiras totalmente pretas. Ou seja, em preto. Poucas cores são capazes de proporcionar uma maior sensação de elegância e exclusividade do que esta. Na maioria dos casos, é aconselhável optar por modelos com um acabamento mate.
- Ouro rosa, outro verdadeiro must. Descontração e elegância são os conceitos que melhor definem os acessórios de casa de banho em ouro rosa. Ficam particularmente bem quando se utiliza pedra natural e, sobretudo, mármore na divisão.
- O branco nunca passa de moda. Mas não só para o mobiliário de casa de banho e louça sanitária, mas também para as próprias torneiras. É uma cor muito versátil que permite uma multiplicidade de opções de combinação e não passa despercebida. Também está na moda combiná-la com o preto para criar ambientes a preto e branco.
- Adeus aos cromados. Nem sequer são usados nas casas de banho de estilo clássico, retro ou rústico, onde até agora eram os protagonistas. Parece que vão ter de esperar pela chegada de tempos melhores para eles.
Qual a qualidade da torneira de casa de banho a escolher?
Isto depende de muitos factores, como, por exemplo, as suas necessidades de utilização e o estilo decorativo da sua casa de banho. No entanto, estamos certos de que, com todas as informações que acabámos de lhe dar, poderá encontrar rapidamente a escolha ideal para si.
Na ParaTuReforma dispomos de um amplo catálogo sobre o tema. Entre nele, selecione as torneiras de casa de banho que mais lhe interessam de acordo com os critérios mencionados anteriormente e renove a estética da divisão. E se tiver alguma dúvida adicional, não hesite em contactar-nos!