Existem muitos elementos de vedação e colagem realmente úteis em casa. De facto, se procurar na casa de banho ou na cozinha, não tardará a encontrá-los. Um dos mais comuns é o silicone, mas como aplicar o silicone corretamente? O ParaTuReforma gostaria de lho explicar neste artigo. Como verá, é muito mais fácil do que pensa.
Silicone na construção: utilizações
O silicone é um polímero inorgânico muito utilizado como material de construção. É derivado do polissiloxano e, como o seu nome indica, o elemento mais importante na sua fórmula é o silício, cujos átomos alternam com os átomos de oxigénio. É incolor (embora possam ser adicionados pigmentos) e inodoro.
Mas para que é que o silicone é utilizado em casa? Vejamos os casos mais comuns:
- No interior da casa de banho: Este material é muito útil para vedar as juntas da banheira, da base de duche ou do resguardo.
- No interior da cozinha: Para selar o lava-loiça e a bancada.
- Em elementos comuns: É utilizado para preencher fissuras, vedar juntas de janelas e impermeabilizar.

No entanto, para compreender por que razão se pode utilizar o silicone para estas tarefas, é necessário saber quais são as suas propriedades. Estas são as mais relevantes:
- É um material elástico e flexível.
- Serve como isolante elétrico.
- Resiste muito bem à humidade, à radiação ultravioleta do sol e a temperaturas extremas. De facto, mantém as suas propriedades entre -60 °C e 250 °C.
- Resiste muito bem à deformação por compressão.
- É à prova de água.
- Não é tóxico e é muito fácil de limpar.
Além disso, é muito fácil de aplicar se tiver as ferramentas necessárias. Além disso Demora muito pouco tempo a secar.
Tipos de silicone
Antes de comprar e aplicar silicone nos projectos de construção que empreende, deve ter em conta que existem vários tipos no mercado. Neste sentido, devemos dividi-los de acordo com dois critérios.
De acordo com a sua composição
Antes de mais, temos de falar do silicone neutro, que não contém solventes e é altamente elástico. Como é completamente inodoro, pode ser utilizado em divisões interiores com pouca ventilação. Além disso, é muito flexível.
O silicone acrílico é recomendado para vedar juntas em janelas, tubos e portas. Porquê? Porque é muito resistente e pode ser pintado depois de seco. Por último, devemos mencionar o silicone acético, que é o mais adequado para trabalhos de vedação no exterior.
De acordo com a sua forma
O silicone líquido é o mais comum, pois oferece uma grande versatilidade quando se trata de unir e selar diferentes tipos de materiais. Por outro lado, o silicone emulsionado, que se torna mais sólido após o processo de secagem, é mais útil para preencher fissuras.
Do mesmo modo, temos de falar dos silicones em pó ou em resina. No entanto, como normalmente só são utilizados em processos industriais, apenas os mencionaremos aqui.
Como aplicar corretamente o silicone
Agora é altura de explicar como aplicar o silicone. Sem dúvida, uma tarefa muito simples que lhe dará resultados perfeitos, desde que siga as instruções abaixo:
- Limpe bem a área: Para o fazer, utilize água, um pano de microfibras e qualquer produto específico para essa superfície. É muito importante que, antes de aplicar o silicone, seque tudo muito bem. Qualquer resto de humidade pode estragar o trabalho.
- Colocar o tubo ou cartucho na pistola de aplicação: O silicone vem sempre num tubo cilíndrico com uma ponta em forma de cone. Isto permite-lhe aplicá-lo facilmente através da pistola.
- Cortar a extremidade do tubo: Para o fazer, pode utilizar uma faca simples. Tente não utilizar uma faca serrilhada para que o corte seja o mais regular possível. Também pode utilizar uma tesoura.
Agora, tudo o que tem de fazer é apontar a ponta da lata para o local onde pretende aplicar o silicone. Depois, aperte o gatilho da pistola enquanto a faz deslizar sobre toda a superfície. Faça-o com firmeza e sem deixar espaços vazios.
Ferramentas necessárias
Como já dissemos, a única ferramenta de que necessita é uma pistola de silicone. Trata-se de uma ferramenta que pode ser adquirida por um preço modesto em qualquer loja de ferragens ou mesmo no nosso catálogo. No entanto, como veremos na secção seguinte, também vai precisar de uma espátula para retirar os restos que possam ter ficado.
Limpeza de resíduos de silicone
Existe um truque muito simples para remover qualquer resíduo de silicone remanescente. De facto, é tão prático e eficaz que até os profissionais o utilizam frequentemente. Concretamente, baseia-se na aplicação de água e sabão no cabo. É assim que se faz:
- Encontre um frasco de spray e encha-o com água: depois, adicione algumas gotas de detergente da loiça. Não ponha demasiado para não gerar demasiada espuma, o que o impediria de ver claramente nas etapas seguintes.
- Aplique a água e o sabão na pérola: Certifique-se de que aplica o sabão em toda a pérola de silicone.
- Retirar os resíduos com uma espátula: raspar suavemente o excesso de silicone. Não demorará muito a notar que não adere ao utensílio, o que é possível graças ao sabão.
Uma boa dica que lhe podemos dar para poupar este passo é ser proactivo. Mas como? Muito simples: colocando fita adesiva à volta da linha onde vai passar o cordão de silicone. Quando terminar, só tem de a retirar para se livrar do excesso.
Agora já sabe como aplicar corretamente o silicone na sua cozinha, na sua casa de banho ou em qualquer outra divisão da sua casa. Por isso, só tem de ir à nossa loja online e comprar os potes e as ferramentas de que necessita. Claro que, se tiver alguma dúvida, contacte a ParaTuReforma. Teremos todo o gosto em ajudá-lo a resolver os seus problemas.