A escolha dos ladrilhos para o chão da casa de banho exige uma reflexão e uma ponderação cuidadosas. Isto porque, para além de satisfazerem as suas necessidades em termos de estilo, devem também satisfazer as suas necessidades em termos de segurança e funcionalidade. Por isso, no ParaTuReforma propusemo-nos a explicar quais são as melhores opções que tem ao seu dispor e quais os aspectos que deve ter em conta na hora de escolher um ou outro.
Requisitos a cumprir pelos mosaicos para pavimentos de casas de banho
Os azulejos da casa de banho não podem ser os mesmos que os do resto da casa. A razão? É uma divisão com caraterísticas próprias em termos de humidade. Lembre-se que é aqui que vai tomar banho todos os dias e realizar outras actividades de higiene pessoal, como fazer a barba ou lavar os dentes, por exemplo.

É por isso que o pavimento da casa de banho tem de cumprir os seguintes requisitos:
- Sem articulações. Ou, em todo o caso, reduzi-las o mais possível. Têm tendência para acumular humidade, o que favorece a proliferação de fungos e, com ela, uma deterioração estética que não se deseja de todo. Além disso, têm de ser limpos com mais frequência e com mais cuidado.
- Resistência ao choque. Não é invulgar deixar cair objectos acidentalmente quando se está na casa de banho. A humidade de que estamos a falar pode fazer com que um frasco de desodorizante, água-de-colónia ou champô bata num azulejo.
- Superfície antiderrapante. A maioria dos acidentes domésticos ocorre nas casas de banho, uma vez que a humidade aumenta o risco de queda. Por esta razão, é essencial que os azulejos ofereçam um bom nível de aderência, tanto com os pés descalços como com chinelos.
- Facilidade de limpeza. Os pavimentos da casa de banho devem ter um nível mínimo de porosidade. Isto evitará que a sujidade se incrustre na superfície e facilitará muito a sua remoção.
Que tipos de azulejos de casa de banho existem?
A diferença fundamental entre os tipos de ladrilhos para o chão da casa de banho ladrilhos para chão de casa de banho que se podem encontrar no mercado reside no material utilizado para o seu fabrico. Neste sentido, podemos falar de:
- Pedra. É o material mais utilizado nas casas de banho de estilo rústico, especialmente quando pertencem a zonas com um clima muito húmido. São muito resistentes a esta condição e, através de um tratamento específico, podem tornar-se muito antiderrapantes. Sem dúvida, o granito e o mármore são os dois elementos estrela desta categoria. Destacam-se também pela sua dureza e resistência.
- Ladrilho hidráulico. Trata-se de um tipo de ladrilho fabricado com cimento compactado, mármore e pigmentos. Deve o seu nome ao facto de o processo de prensagem ser realizado com uma prensa hidráulica. Foi o tipo de pavimento de casa de banho mais comum até aos anos 60 e continua a ser muito popular entre os amantes do estilo vintage devido à originalidade dos mosaicos que o embelezam. Atualmente, porém, é quase obsoleto. A maioria dos utilizadores prefere pavimentos de porcelana ou grés que imitam o seu acabamento.
- Pavimento de casa de banho. Em geral, é fabricado com microcimento combinado com resinas e polímeros para lhe conferir as qualidades necessárias. Oferece duas vantagens principais: uma superfície muito anti-aderente e uma ausência total de juntas. É também 100% impermeável e muito fácil de limpar. Pode ser instalado sem dificuldade em cima de outros revestimentos.
- Pavimento em vinil. Esta é a opção mais económica. Para além disso, oferece infinitas possibilidades em termos de design e é muito fácil de instalar, uma vez que apenas requer a utilização de um cortador e adesivo. No entanto, tem a desvantagem de ter uma vida útil mais curta do que os outros tipos.
- Pavimento laminado. Uma opção cada vez mais popular para quem quer usufruir da estética da madeira na sua casa de banho. No entanto, sem as desvantagens que este material apresenta num ambiente marcado pelo excesso de humidade. São fabricados a partir de plástico reciclado impermeável.
Pavimentos de casa de banho em porcelana e grés, a sua melhor opção
Quisemos guardar o melhor para o fim. Atualmente, os pavimentos de porcelana e grés para casas de banho são a escolha preferida da maioria das pessoas que renovam esta divisão. A razão para tal é a sua excelente relação qualidade/preço.
Este tipo de revestimento de casa de banho destaca-se pela sua resistência. De facto, a menos que os azulejos sofram um golpe muito forte na sua superfície, é quase impossível que fiquem lascados ou riscados. Além disso, a passagem do tempo não parece afectá-los de forma alguma.
Ao mesmo tempo, têm um nível máximo de resistência à humidade, independentemente da quantidade de humidade existente no ambiente. São muito fáceis de limpar e as suas superfícies são tratadas para minimizar o risco de escorregar.
Outro aspeto que merece a sua atenção é o facto de poderem ser instalados sem deixar juntas de separação entre os ladrilhos. Não requerem praticamente qualquer manutenção para que as suas qualidades estéticas e funcionais permaneçam intactas ao longo do tempo.
Possibilidades infinitas em termos de design
A popularidade dos azulejos de casa de banho em grés porcelânico levou os fabricantes a inovar muito nos seus designs. Como resultado, atualmente é possível encontrar modelos que imitam todos os tipos de materiais. Estamos a referir-nos, por exemplo, à ardósia, à madeira ou ao mármore.
Assim, mesmo que o seu orçamento seja limitado, poderá dar à sua casa de banho o acabamento estético que lhe interessa , graças ao excelente desempenho e à relação qualidade-preço que caracterizam este material. As possibilidades de combinação com azulejos de parede do mesmo material também são muito amplas.
Dito isto, é evidente que os pavimentos de casa de banho em grés porcelânico são a melhor escolha. Em ParaTuReforma dispomos de uma grande variedade deles, bem como de uma imensa diversidade de materiais de construção. Se tiver alguma dúvida, contacte-nos e nós ajudamo-lo a resolvê-la!