As cabinas de duche são indispensáveis em quase todas as casas de banho. Por um lado, proporcionam uma dose extra de privacidade para a lavagem diária. Por outro lado, evitam que a água pingue para o exterior e suje o chão. Além disso, proporcionam um acabamento estético muito elegante e moderno à divisão.
No entanto, existem muitos tipos de divisórias de duche e escolher a mais adequada para si pode não ser fácil. Por isso, na ParaTuReforma decidimos dar-lhe uma ajuda, explicando-lhe o que deve procurar.
Cabina de duche: vantagens
Embora tenhamos descrito brevemente algumas das vantagens deste tipo de partição na introdução, gostaríamos de abordar esta questão com mais profundidade aqui.
- Estanquidade e isolamento. Neste aspeto, não há comparação com uma simples cortina de duche. Uma divisória de duche estanque garante que não haverá salpicos no chão ou nos móveis que rodeiam a base de duche ou a banheira. Além disso, retém melhor o calor e o vapor, o que permite poupar água e energia.
- Segurança. Em caso de queda, uma divisória de duche em vidro oferece um apoio muito forte. Além disso, o vidro utilizado não se estilhaça, pelo que não existe o risco de se cortar.
- Durabilidade. Com uma manutenção adequada, uma divisória de duche pode permanecer em perfeitas condições durante anos. Em muitos casos, uma década ou até mais.
- Design. Existem divisórias de duche com todo o tipo de design. Assim, não terá qualquer dificuldade em encontrar a que se enquadra perfeitamente no estilo da sua casa de banho.
Tipos de divisórias de duche
Antes de mais, temos de dizer que existem divisórias para banheiras e divisórias para bases de duche. No entanto, nesta ocasião, vamos concentrar-nos apenas nas segundas, pois é delas que trata este artigo.

Dependendo da base de duche
Este é o primeiro critério que deve ter em conta. Porquê? A forma da base de duche determinará a forma da divisória de duche:
- Se for redondo. O ecrã deve ser redondo.
- Se for quadrado. O ecrã terá de ser quadrado.
- Se for retangular. Esta é a opção que oferece mais alternativas. Pode optar por um painel de duche aberto ou por um painel lateral fixo.
O tamanho da base de duche também é fundamental. É de importância vital efetuar medições com total precisão para escolher o modelo certo. Qualquer erro pode conduzir a graves problemas de estanquicidade e de isolamento.
Consoante o tipo de abertura
Uma vez conhecido o tipo de base de duche que tem ou vai instalar na sua casa de banho, é altura de analisar o tipo de abertura que pretende que a divisória de duche tenha. Para o efeito, existem quatro opções:
- Portas de correr. São portas que se abrem e fecham deslizando lateralmente. Para isso, utilizam uma série de carris e rolamentos, tanto na parte superior como na parte inferior. A principal vantagem que oferecem é que não ocupam espaço dentro da casa de banho quando estão abertas.
- Portas com dobradiças. Podem abrir para dentro ou para fora, consoante o espaço disponível. Atingem uma largura máxima de 90 graus. Permitem o acesso mais confortável à base de duche.
- Portas pivotantes. Neste caso, as portas abrem-se movendo-se num eixo vertical. Isto significa que, quando se abrem, ocupam parte do interior e do exterior do duche, mas não tanto como no caso das portas de batente.
- Portas rebatíveis. Quando abertas, dobram-se sobre si próprias, reduzindo assim o desperdício de espaço. No entanto, é o sistema mais complicado de todos e tende a ter a vida útil mais curta.
Além disso, como já foi referido, muitas divisórias de duche requerem um painel fixo. Especialmente quando são rectangulares e um dos suportes não pode ser colocado na parede.
Como escolher uma divisória de duche
Já conhece todos os tipos de divisórias de duche que existem, por isso, agora é altura de escolher a mais adequada para si. Eis os critérios a que deve prestar atenção.
Qualidade do vidro
O nosso conselho é que opte sempre por ecrãs com vidro temperado. Isto porque se trata de um tipo de vidro que é impossível de partir em caso de queda ou pancada. Com isto queremos dizer que pode rachar, mas não estilhaçar.
No entanto, deve ter em conta que a espessura do vidro temperado varia entre 3 e 8 milímetros, o que torna a folha consideravelmente mais pesada. Por este motivo, é necessário escolher as buchas corretas.
É verdade que o vidro acrílico é muito mais barato, mas também é menos seguro e menos durável. O desgaste e o calcário podem provocar a sua degradação em poucos anos.
Acabamento em vidro
A este respeito, existem três opções diferentes:
- Transparente. É recomendado para casas de banho pequenas, de modo a aumentar a sensação de espaço.
- Fosco ou opaco. É aquele que não deixa ver a pessoa que está no interior. É ideal para casas que recebem muitas visitas.
- Serigrafia. A meio caminho entre as duas alternativas acima mencionadas. Este é o tipo que oferece os acabamentos estéticos mais originais.
Os perfis
Os mais económicos são feitos de PVC. Tradicionalmente, os seus acabamentos são brancos, mas a verdade é que, atualmente, é possível encontrá-los em muitas outras cores e até em metal.
O alumínio é, sem dúvida, a escolha mais aconselhável. Sobretudo quando tem um acabamento cromado. O PVC não se aproxima do seu nível de elegância, qualidade e resistência.
Se tiver tudo isto em conta, pode ter a certeza de que, entre as melhores divisórias de duche, escolherá a mais adequada para a sua casa. Neste sentido, no nosso catálogo encontrará uma grande variedade de opções da mais alta qualidade à sua disposição. E se tiver alguma dúvida, basta contactar-nos e não espere mais para desfrutar da casa de banho dos seus sonhos!