Nos últimos anos, as cozinhas semi-abertas para a sala de estar e de jantar tornaram-se um recurso de disposição na moda, mas ainda há quem prefira manter a cozinha como um espaço separado, mesmo que parcialmente integrado na sala de estar.
Se está a renovar o espaço e pretende conceber uma cozinha semi-aberta para a sala de estar, sem perder alguma privacidade em ambas as divisões, recomendamos que tome nota das nossas soluções, que o ajudarão a consegui-lo.
Vantagens e desvantagens das cozinhas abertas para a sala de estar

Tanto as cozinhas autónomas como as cozinhas integradas na sala de estar e de jantar têm as suas vantagens e desvantagens.
Conhecê-las será de grande ajuda para escolher o tipo de disposição que mais lhe convém, ou mesmo para decidir uma opção intermédia, como uma cozinha semi-aberta para a sala de estar.
Vantagens
- Uma das vantagens mais relevantes é que as cozinhas abertas para a sala de estar são uma óptima opção em habitações pequenas, como apartamentos ou estúdios, pois ao deixar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha em plano aberto, ganhamos em amplitude visual do espaço.
- Do ponto de vista decorativo, são a alternativa mais moderna e trendy, para além de permitirem que a luz solar flua naturalmente para todos os cantos, uma vez que não encontram grandes obstáculos como as paredes.
- Para nós, uma das grandes vantagens das cozinhas abertas para a sala de estar é o facto de facilitarem a comunicação entre os diferentes membros da família, uma vez que a pessoa que trabalha na cozinha pode facilmente interagir com a que está na sala de estar, tanto no dia a dia como em celebrações ou reuniões com a família e amigos.
Desvantagens
- Uma das principais desvantagens das cozinhas que dão para a sala de estar é que, se não tiver instalado um bom exaustor, os fumos e os cheiros podem ser desagradáveis e espalhar-se pelo resto do espaço. Para evitar isso, basta escolher um bom sistema de extração e já está!
- Para ter este tipo de disposição , é essencial que consiga manter sempre a ordem e a limpeza na cozinha, se não quiser ver do sofá da sua casa um espetáculo desagradável que contamine o conforto visual dos diferentes ambientes integrados.
- O ruído é também um dos inconvenientes mais importantes, especialmente em alguns electrodomésticos, como as máquinas de lavar louça e as máquinas de lavar roupa. Por isso, opte por electrodomésticos tão silenciosos quanto possível, para que possa desfrutar de uma noite de cinema sem ser incomodado pelo barulho da máquina a girar.
Se acha que as desvantagens superam as vantagens, mas não quer abdicar de todas as coisas boas que as cozinhas pequenas têm para oferecer, então veio ao sítio certo. cozinhas pequenas em plano aberto Para as cozinhas em plano aberto, pode sempre conceber uma cozinha semi-aberta para a sala de estar, uma solução de disposição intermédia.
Como conceber uma cozinha semi-aberta para a sala de estar

Há muitas maneiras de dividir o espaço sem ter de o separar por uma porta e uma parede e, na Paratureforma, queremos dar-lhe algumas ideias.
Paredes de vidro

Substituir a parede ou divisória que separa a cozinha da sala de estar e de jantar por uma parede de vidro do chão ao teto é uma óptima opção, para evitar que o ruído perturbe um lado ou o outro do espaço, sem perder a iluminação cruzada que se gera entre as duas divisões.
Pode optar por uma parede de vidro fixa ou por uma parede transparente com uma porta de vidro que permita o acesso direto à cozinha a partir da sala de estar.
Também é possível conceber uma solução intermédia envidraçada utilizando uma parede divisória com a parte inferior em gesso cartonado e a parte superior em vidro, como uma janela.
Portas de correr

As portas de correr tornaram-se um excelente recurso para conceber uma cozinha semi-aberta para a sala de estar.
Graças à sua instalação , pode tornar a cozinha independente quando precisar dela, fechando as portas, ou integrá-la na sala de estar e na sala de jantar, deixando-as abertas.
Existe uma infinidade de portas de correr: totalmente opacas, envidraçadas com vidros, de vidro, que podem ser instaladas em sistemas de guias visíveis, a opção mais económica, ou encastradas na parede, as que ficam escondidas no interior da divisória, que são mais caras, mas oferecem um resultado espetacular, limpo e organizado. Para as instalar, é necessário um batente e uma parede divisória mais espessa e é preciso ter em conta que não será possível pendurar móveis ou planear instalações nas paredes que coincidem com as portas.
Painéis dobráveis

As folhas dos painéis dobráveis dobram-se sobre si próprias à medida que são fechadas e podem ter dimensões muito diferentes, desde folhas mais estreitas a peças grandes.
Pode encontrá-las em vidro, embora se preferir lâminas grandes recomendamos que escolha as de madeira, uma vez que é mais difícil articulá-las de forma segura e eficaz se forem de vidro.
Uma barra como elemento de divisão

Pode ser um bar independente ou integrado numa ilha de cozinha ou numa península.
Neste caso, trata-se mais de uma separação visual subtil do que estrutural, pelo que o resultado é muito semelhante ao das cozinhas que estão completamente abertas para a sala de estar.
Se tiver espaço suficiente, escolha a opção da ilha de cozinha com um balcão de escritório, pois terá um elemento funcional e decorativo em partes iguais. Pode utilizar a ilha apenas como superfície de trabalho e zona de escritório ou integrar a zona de cozinhar ou a zona de água.
Prateleiras divisórias
Outra solução ideal para criar uma cozinha semi-aberta para a sala de estar, onde se pretende dar um toque de intimidade e separação entre os dois espaços. Pode escolher entre diferentes opções de móveis de separação, como prateleiras abertas de ambos os lados, armários expositores ou móveis de cozinha.
Cozinhas escondidas
Este tipo de cozinha de design é invisível, mas está totalmente equipada e pensada ao pormenor para que possa usufruir da máxima funcionalidade das suas caraterísticas.
É possível esconder uma cozinha num armário de maiores ou menores dimensões, a partir de módulos móveis independentes, através de uma estrutura de portas basculantes, ou ainda esconder a bancada da cozinha com uma tampa que sobe e desce, ou que pode ser deslocada lateralmente para cobrir as placas, a zona da água, ou ambas, consoante a necessidade. Com esta solução, quando a tampa estiver baixada, parecerá que a cozinha não existe e que o espaço é perfeitamente liso.
Dicas do Paratureforma para projetar uma cozinha semi-aberta para a sala de estar

- As aberturas em arco aberto tornaram-se uma alternativa para separar parcialmente a cozinha semi-aberta da sala de estar, criando assim uma certa transição entre as duas divisões ligadas.
- Delimite as divisões com pisos diferentes. Escolha pisos diferentes para diferenciar a área da cozinha da sala de estar e da sala de jantar. Na sala, por exemplo, você pode instalar um laminado de madeira e na cozinha um porcelanato ou um piso hidráulico recuperado ou recém-fabricado. O resultado será surpreendente!
- Os painéis de ripas de madeira são também uma boa forma de criar uma cozinha semi-aberta para a sala de estar. Pode colocá-los do chão ao teto ou em cima dos móveis da cozinha. Desta forma, separa parcialmente os dois espaços sem perder a capacidade de comunicação que se gera num ambiente com estas caraterísticas.
As cozinhas em plano semi-aberto têm as vantagens das cozinhas independentes e das cozinhas totalmente integradas, minimizando as desvantagens das cozinhas em plano aberto e mantendo as suas virtudes.
Está a aderir a esta tendência?