¡Suscríbete a nuestro blog!

Chaves para a conceção de uma cozinha de estilo nórdico

Se se declara um verdadeiro fã do estilo nórdico e está prestes a renovar a sua cozinha, tome nota das nossas dicas e conselhos para que possa conceber uma cozinha de estilo nórdico moderna, funcional e altamente decorativa.

Vamos começar?

Materiais essenciais

Cozinha com materiais naturais

Num espaço como a cozinha, os materiais desempenham um papel fundamental na determinação de um estilo decorativo ou outro. Por esta razão, e se está a pensar em renovar a sua cozinha num estilo nórdico, explicamos-lhe quais os materiais que deve ter em conta.

Pavimentos

Pavimento de cozinha

Sem dúvida que a madeira é o material estrela nos espaços de estilo nórdico, e isto deve-se à grande quantidade de florestas que se encontram nos países escandinavos.

Por esta razão, é comum encontrar pavimentos de madeira em cozinhas de estilo nórdico. Mas será que qualquer tipo de madeira pode ser instalado numa divisão como a cozinha?

Na Paratureforma recomendamos a instalação de um pavimento que imite a textura e o acabamento da madeira, em porcelana, laminado ou vinil, em vez de Recomendamos a utilização de pavimentos de porcelana, laminados ou vinílicos em vez de tábuas de madeira maciça, uma vez que a humidade e a condensação que se geram num espaço com estas caraterísticas podem danificar o pavimento de madeira natural.

Os designs de pavimentos que simulam o acabamento e a textura de carvalho, pinho, ácer ou faia são perfeitos para o design de cozinhas. para conceber uma cozinha de estilo nórdico Estilo nórdico, uma vez que são espécies nativas dos países escandinavos, como a Suécia, a Noruega e a Finlândia.

Revestimentos

Tal como acontece com o pavimento, também podemos considerar a madeira como o principal material de revestimento. No entanto, dependendo do tipo de bancada escolhida, será mais aconselhável escolher um tipo de revestimento mais neutro.

O revestimentos de parede de pequeno formato, como os ladrilhos “metro” ou as frentes de tijolo à vistacomo os ladrilhos “metro” ou as frentes de tijolo à vista, no seu acabamento natural ou caiado, são também ideais para as cozinhas de estilo nórdico.

Tampos de trabalho

As bancadas de madeira e de mármore verdadeiro são as estrelas das cozinhas de estilo nórdico, embora deva ter em conta que requerem cuidados e manutenção específicos, pelo que terá de ter muito cuidado para evitar que se danifiquem.

Se gosta da estética proporcionada por estes dois materiais nobres, mas não quer ter grandes preocupações com o seu cuidado, pode optar pelas versões de tampos de porcelana que imitam o acabamento e a textura da madeira ou do mármore; o resultado será igualmente espetacular!

Gama de cores

Gama de cores

Tal como no resto dos espaços de uma casa de estilo nórdico, como a sala de estar, a sala de jantar ou os quartos, uma cozinha de estilo nórdico também apresenta cores neutras e claras, como os brancos e os cinzentos claros, tons que multiplicam a sensação de amplitude e de luz no espaço.

Para além destes dois tons principais, pode também conceber uma cozinha em preto, desde que tenha boa luz natural, e em tons pastel, principalmente verde e azul.

Iluminação natural e artificial

Iluminação natural e artificial

Nos países nórdicos, a falta de luz natural é muito comum durante muitos meses do ano, pelo que é necessário reforçar esta falta de luz com um bom sistema de iluminação artificial.

Para o conseguir, é necessário aplicar a iluminação geral, ambiente, pontual e decorativa de forma equilibrada, para que o espaço tenha a luz de que necessita, sem sobrecarregar nem falhar.

A iluminação geral é aquela que nos ajuda a deslocarmo-nos facilmente num espaço, razão pela qual é normalmente utilizada em candeeiros de teto, como projectores ou downlights. A iluminação pontual é utilizada para iluminar adequadamente uma zona onde se realiza uma atividade específica, como a iluminação da zona de trabalho ou da bancada, que deve ser perfeitamente planeada para evitar acidentes na manipulação de alimentos.

A iluminação ambiente é aquela que permite criar uma atmosfera específica, mais agradável e visualmente mais confortável e pode ser adicionada através da instalação de candeeiros de parede ou de candeeiros suspensos sobre a ilha da cozinha, por exemplo.

Por fim, existe a iluminação decorativa, que é utilizada para valorizar certos elementos que a merecem, como as vigas recuperadas, uma obra de arte ou um elemento arquitetónico de grande valor.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Ordem e funcionalidade

A boa organização e a funcionalidade são aspectos muito importantes do design de uma cozinha de estilo nórdico.

Para que o espaço pareça perfeitamente arrumado e organizado, é essencial equipar o interior das gavetas com divisórias para guardar todos os utensílios de cozinha e distribuir corretamente os diferentes módulos de armários inferiores e superiores para que a cozinha seja verdadeiramente funcional.

Cozinhas integradas

Cozinhas integradas

Nas casas escandinavas originais, é comum que os habitantes passem muito tempo em casa, pelo que todos os espaços que compõem a casa são espaços extremamente sociais, até a cozinha é partilhada.

Por isso, não é raro que as cozinhas sejam ambientes integrados outros espaços, como a sala de estar e a sala de jantar, de modo a que as três divisões sejam utilizadas por toda a família para diferentes actividades ao mesmo tempo.

Decore com plantas, mesmo na cozinha!

Decoração com plantas

Se é um amante de plantas e está a projetar uma cozinha de estilo nórdico, coloque algumas plantas na cozinha! Na bancada, numa das prateleiras altas abertas ou no armário da loiça.

A sua cozinha terá um aspeto mais fresco e alegre, com uma dose extra de naturalidade.

CTA 2 - Calculadora

Dicas Paratureforma para uma cozinha de estilo nórdico

conceção de uma cozinha de estilo nórdico
  • Opte também pela utilização de papel de parede na cozinha, um dos recursos habituais das cozinhas de estilo nórdico.
  • A sustentabilidade e a ecologia são aspectos fundamentais do design de estilo nórdico, por isso escolha materiais, mobiliário e acessórios que sejam preferencialmente fabricados utilizando processos amigos do ambiente e, sempre que possível, aplique os 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reciclar, reutilizar.
  • A simplicidade das linhas do mobiliário de cozinha de estilo nórdico ajudá-lo-á a criar um espaço visualmente mais limpo e arrumado.

E agora que já sabe quais são as chaves e as soluções decorativas para conceber uma cozinha de estilo nórdico com sucesso, só tem de pôr mãos à obra!

Leave a Comment