As cozinhas industriais são uma das principais tendências na decoração de cozinhas. Uma das suas grandes vantagens é que, com elementos simples, é possível obter um ótimo resultado. No entanto, para decorar uma cozinha com este estilo, é necessário saber em que se baseia o estilo industrial e conhecer as chaves para obter os melhores resultados. Apresentamos-lhe as chaves do estilo industrial e damos-lhe alguns exemplos para que o possa aplicar à sua cozinha.
Em que se baseia o estilo industrial?
O estilo industrial teve origem nos Estados Unidos, mais especificamente na Nova Iorque dos anos 40 e 50, quando os artistas procuravam as suas novas casas em fábricas abandonadas, com a intenção de terem um espaço luminoso e espaçoso.
Assim nasceu o que hoje conhecemos como loft, um tipo de habitação muito luminosa, com grandes tectos e espaços amplos. Estes artistas procuravam um lugar para crescer como pessoa e como artista que não fosse demasiado caro para comprar ou manter.
Assim, o estilo industrial baseia-se na simplicidade e na funcionalidade, em linhas puras e formas arredondadas. Esta simplicidade e o facto de artistas e celebridades procurarem este tipo de construção para as suas casas fizeram com que o estilo industrial se espalhasse rapidamente. Com o tempo, o estilo industrial atravessou o oceano, chegando à Europa como uma tendência original e nova.

Elementos e materiais essenciais do estilo industrial
As cozinhas industriais enquadram-se perfeitamente nestas duas caraterísticas: simplicidade e praticidade. Embora se possa pensar que estas cozinhas têm poucos elementos e mobiliário, normalmente não é esse o caso. É importante, como em qualquer design de qualquer estilo, ter todos os pormenores bem estudados e ter o design no lugar antes de implementar este estilo em qualquer cozinha, tanto pequena como grande. cozinha pequena ou grande. E também grandes. A chave mais importante para aplicar o estilo industrial são os materiais e os elementos mais representativos. Vamos ver mais sobre isso.
Materiais de estilo industrial tradicional
Porque uma das chaves do estilo industrial são precisamente os materiais utilizados. O facto de escolher fábricas abandonadas como local para viver, deu origem à utilização de qualquer tipo de material relacionado com a indústria no estilo industrial, seja para o chão, paredes ou tectos. De facto, é muito comum que um destes materiais faça parte do acabamento final e seja a parte mais visível:
- Cimento. Muito comum nas fábricas: paredes e pavimentos de cimento, com um aspeto áspero e despenteado que é frequentemente uma das caraterísticas do estilo industrial.
- Tijolo. Deixar o tijolo à vista é muito comum, uma vez que muitas das fábricas utilizadas como casas não estavam em boas condições. O facto de se picar a parede e deixar o tijolo à vista é um sinal de identidade.
- A madeira. A madeira é outro dos materiais utilizados nas fábricas no início do século XX. É por isso que é muito comum ver vigas de madeira envelhecidas em qualquer divisão.
- Outros materiais. O aço inoxidável, o ferro forjado ou qualquer tipo de metal é outra das caraterísticas das cozinhas industriais e deste estilo em geral. Outros materiais interessantes são:

Elementos-chave do estilo industrial
Outros elementos que são comuns no estilo industrial incluem
- Tectos. Vigas ou tubagens à vista.
- Móveis usados. Os móveis que reciclam elementos usados, como um certo ar gasto misturado com portas de madeira, aço ou lacadas são os mais comuns.
- Portas. Até as portas podem ter um acabamento em cimento, para dar mais destaque a este material, que é muito comum em cozinhas deste estilo.
- Electrodomésticos. Os electrodomésticos com acabamentos em preto ou aço inoxidável são ideais para criar cozinhas únicas.
- Cores. As cores mais predominantes no estilo industrial são o azulejo, o cinzento chumbo e o verde garrafa, combinados com amarelos escuros e mostarda para contrastar. Em combinação com o estilo moderno, é muito comum decorar uma cozinha de estilo industrial em cinzento e branco, ou em preto e branco.
- Decoração. Os objectos decorativos têm muitas vezes um efeito desgastado ou utilizam mesmo objectos reciclados, sem esquecer as peças vintage. Para combinar estas caraterísticas, é comum encontrar candeeiros e cadeiras em metal.

Ideias para cozinhas industriais
Tendo em conta todas as caraterísticas das cozinhas industriais, surgem várias ideias sobre como decorar uma cozinha para obter os acabamentos necessários:
Microcimento
O microcimento cria um efeito semelhante ao do cimento, mas é um elemento mais adequado para as casas.
- Num estilo industrial, é possível utilizar este elemento para o acabamento de bancadas de cozinha.
- Pode mesmo ser utilizado para o acabamento de móveis de cozinha.
- Uma combinação ideal seria bancadas de trabalho com acabamento em microcimento, com mobiliário branco, um lava-loiça de metal e um fogão a gás. Detalhes como estes transportá-lo-ão de volta aos primeiros lofts de estilo industrial de Nova Iorque.
Tijolo
O tijolo é outro elemento que se enquadra perfeitamente numa cozinha de estilo industrial.
- Dependendo da construção da casa, pode ser mais fácil ter uma parede de tijolo, que pode ser deixada aberta ao ar.
- Se não tiver acesso a essa parede, é possível utilizar papel de parede para decorar uma das paredes da cozinha.
- Isto, juntamente com móveis com um acabamento em cimento ou cinzento, bem como candeeiros e cadeiras metálicas, fará com que o estilo industrial brilhe na sua cozinha.
Madeira
A madeira envelhecida é também um material popular para cozinhas industriais.
- Neste caso, é possível utilizá-lo em locais como bancadas ou numa mesa central.
- A madeira não tratada é ideal para dar aquele toque usado a uma nova peça de mobiliário. Isto, em combinação com uma parede de tijolo e electrodomésticos em acabamento de cimento, acrescentando o toque metálico na iluminação, é uma óptima combinação para conseguir uma cozinha industrial.
Iluminação
A iluminação, juntamente com a decoração e alguns dos móveis, são a cereja no topo do bolo.
- A iluminação nas cozinhas industriais é normalmente constituída por candeeiros suspensos em metal, ou mesmo candeeiros suspensos apenas com o casquilho visível.
- Neste tipo de lâmpada é muito comum escolher um casquilho de tamanho superior ao habitual, onde as resistências de luz funcionam como elemento decorativo.

As cozinhas industriais são uma moda que veio dos Estados Unidos e que, hoje em dia, é um modelo muito procurado quando se trata de efetuar uma renovação. Agora que já sabe como desenhar uma cozinha industrial, atreve-se a mudar a sua? E se quiser mais inspiração, visite a categoria Cozinhas do nosso blogue Manos a la obra.