¡Suscríbete a nuestro blog!

Como limpar e manter os azulejos da sua cozinha em perfeitas condições

Encontrou os azulejos de cozinha ideais para si no ParaTuReforma, mas agora está preocupado com a forma de os limpar corretamente? Isso é normal. Afinal, esta é a tarefa de manutenção mais importante para preservar o seu bom estado durante o maior tempo possível. No entanto, não se preocupe. Aqui vamos dar-lhe todas as dicas que precisa para as manter com um aspeto esplêndido sem lhes causar qualquer dano.

Limpeza de azulejos de cozinha

Antes de mais, queremos salientar um aspeto fundamental: a higiene na cozinha é tão importante como na casa de banho e mais importante do que em qualquer outra divisão da casa. A razão? As actividades que se realizam na cozinha (cozinhar, lavar a loiça, ligar a máquina de lavar roupa, armazenar alimentos) aumentam a probabilidade de acumulação de vírus e bactérias. Sobretudo em zonas muito delicadas, como as articulações.

Para além disso, o prejuízo estético de ter uma cozinha suja é muito significativo. Pode ter passado semanas, ou mesmo meses, a tentar combinar as cores dos azulejos com as da bancada e agora já não têm o aspeto que imaginou.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

A manutenção, uma das chaves

Atualmente, a maioria dos revestimentos é concebida com o objetivo de impedir a aderência de sujidade. De facto, é comum utilizar materiais não porosos para este fim. O melhor exemplo disso é o grés porcelânico dos nossos azulejos de cozinha.

Isto torna a limpeza muito mais fácil, especialmente quando comparada com a limpeza necessária para revestimentos de pedra natural feitos de mármore, ardósia ou materiais semelhantes. Mesmo assim, a limpeza deve ser efectuada com bastante regularidade.

Azulejos de cozinha

Por exemplo, se quiser que os azulejos mantenham o seu brilho original e fiquem impecáveis, deve limpá-los sempre que cozinhar. Ou, pelo menos, quando preparar a última refeição do dia. Aconselhamo-lo também a efetuar uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana.

Encontrar o produto certo para o azulejo

Este aspeto é tão ou mais importante do que a limpeza regular dos azulejos da cozinha. A razão? Se não utilizar o produto adequado ao material de que são feitos os azulejos, é provável que os danifique de forma irreversível. Por exemplo, ao perder o brilho ou ao desvanecer a sua cor natural.

Por isso, se vai comprar um produto de limpeza de azulejos para a sua cozinha, consulte a ficha técnica. Esta indica as superfícies para as quais é recomendado. Utilize-o sempre de acordo com as instruções do fabricante para evitar imprevistos.

No entanto, como veremos a seguir, há produtos que certamente tem em casa e que pode utilizar sem qualquer receio.

Conselhos para uma boa limpeza

Antes de explicarmos as melhores técnicas de limpeza para azulejos de cozinha, gostaríamos de sublinhar mais uma vez que deve ser claro quanto ao material utilizado. Se não o fizer, pode causar danos graves. Para além disso, é necessário dispor das ferramentas adequadas.

A mais importante é uma escova de dentes de cerdas macias. Com ela, é possível remover com segurança a sujidade das áreas mais difíceis. Estamos a falar, por exemplo, das juntas entre os azulejos, que são particularmente propensas ao bolor e ao mofo.

Outra boa dica que lhe podemos dar é utilizar o vapor para desinfetar e descalcificar a sujidade. Não precisa de comprar um aparelho especial. Pode utilizar o seu ferro de engomar para o fazer. Por outro lado, nunca utilize esfregões ou escovas muito duras.

Técnicas de limpeza doméstica

Chegou o momento de explicar como limpar os azulejos da sua cozinha sem correr o risco de os danificar e garantindo um resultado impecável. Vejamos:

  • Vinagre branco. Num recipiente adequado, adicione uma parte de vinagre branco a três partes de água. Mexa para misturar e depois humedeça uma esponja ou um pano de microfibras. Em seguida, esfregue suavemente os azulejos.
  • Amoníaco– quer obter uma dose extra de desinfeção sem utilizar um elemento tão abrasivo como a lixívia? Então, deite uma tampa de amoníaco num litro de água e esfregue a superfície dos azulejos da sua cozinha com uma esponja.
  • Bicarbonato de sódio. Uma óptima opção se a sujidade estiver bastante incrustada. Concretamente, o que deve fazer é encher meia chávena com bicarbonato de sódio e depois adicionar água até formar uma pasta. Com uma espátula, coloque a mistura sobre as manchas que não consegue eliminar e deixe atuar durante algumas horas. Depois, utilize um pano húmido para a remover. Ficará surpreendido ao verificar que a sujidade sai facilmente.
  • Limão. Um ingrediente natural perfeito para uma desinfeção máxima. É claro que, depois de deixar o sumo deste fruto atuar durante 10 minutos, deve retirá-lo com um pano muito húmido. Os açúcares que contém podem voltar a manchar a superfície se não o fizer.

Uma coisa que nunca se deve fazer é limpar os azulejos da cozinha com pasta de dentes. A razão é simples. Este produto contém pequenos fragmentos de pedra na sua composição, que podem riscar a superfície.

Também não se deve misturar bicarbonato de sódio e vinagre branco. Muitas pessoas fazem-no na crença de que isso irá aumentar os efeitos de ambos, mas o oposto é verdadeiro. Por outras palavras, eles anulam-se mutuamente.

Como conseguir o acabamento perfeito na limpeza

Os azulejos da sua cozinha já estão limpos, mas pode sentir que não estão suficientemente brilhantes. Nesse caso, recomendamos que aplique um pouco de líquido de limpeza de vidros com um pano seco. A superfície ficará como um espelho.

Por outro lado, se não conseguir que as articulações fiquem completamente brancas, não se preocupe. Em qualquer farmácia encontra marcadores de juntas que são muito úteis para este efeito. Mas, se forem insuficientes, pode sempre voltar a aplicar a argamassa da mesma forma que quando colocou os azulejos.

Agora já tem toda a informação necessária para limpar azulejos de cozinha. Só tem de escolher os produtos que melhor se adaptam ao material de que são feitos, pôr mãos à obra e um pouco de paciência, e eles ficarão como novos!

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Leave a Comment