A necessidade de um consumo mais ecológico e sustentável em casa, associada à tendência para a cozinha de cozedura lenta, faz com que os fogões a lenha se tenham tornado uma alternativa ideal nas casas de campo.
Na Paratureforma , explicamos-lhe porque é que estes designs tradicionais de cozinha estão na moda e quais são as últimas novidades aplicadas aos novos modelos.
Origens dos fogões com lareiras a lenha

As origens dos fogões a lenha tradicionais, também conhecidos como fogões económicos, remontam ao século XVII, graças à criação do inventor britânico John Sibthrope, que patenteou um tipo de armário metálico de cozedura independente alimentado a lenha ou carvão.
Em 1802, com a invenção dos fogões de ferro fundido, foi desenvolvido um novo modelo de fogão a lenha de ferro fundido, cujo sistema, com um maior número de acessórios e utilizações, é considerado o precursor dos fogões modernos.
Em Espanha, eram comercializados dois tipos de fogões com lareiras a lenha: os primeiros, mais baratos, eram fabricados em chapa branca e os segundos, conhecidos como “fogões pretos”, eram concebidos e fabricados em ferro fundido esmaltado a preto e com acessórios em latão dourado, sendo o seu preço mais elevado.
Mais recentemente, os fogões económicos passaram a coexistir no mesmo espaço que as cozinhas modernas, sobretudo nas casas de campo, devido ao seu peso e volume; ainda hoje é possível desfrutar do tipo de gastronomia de lume lento proporcionado por este tipo de fogão tradicional a lenha, em algumas casas que os conservam também como elemento de grande valor decorativo.
Materiais e peças do fogão a lenha

Os fogões a lenha tinham dois compartimentos que serviam para efetuar a combustão: o braseiro, situado na parte superior do armário, servia para introduzir e queimar o carvão ou a lenha, enquanto na parte inferior havia uma gaveta onde se depositavam as cinzas consumidas.
De um lado da cozinha há um forno a lenha e na bancada da cozinha encontrava-se a boca de alimentação do combustível, formada por uma peça redonda com anéis circulares que podiam ser retirados individualmente, para se adaptarem ao tamanho da panela ou tacho e à intensidade do fogo necessária para cada guisado.
Atualmente, os novos fogões a lenha são fabricados em ferro fundido, como os modelos originais, ou em aço, um material mais leve e funcional em relação às necessidades e caraterísticas das cozinhas do século XXI.
Vantagens das cozinhas com lareiras a lenha

Se é um verdadeiro nostálgico da cozinha mais tradicional e está empenhado num consumo mais responsável e ecológico, está com sorte! Os fogões a lenha estão de novo na moda e têm novas utilizações e propriedades que os tornam alternativas perfeitas a considerar.
Entre as principais vantagens deste tipo de fogão está, sem dúvida, o aspeto mais sustentável e ecológico, uma vez que o consumo de gás ou eletricidade é totalmente reduzido, além de poderem ser utilizados para aquecer a casa, uma vez que podem ser integrados no sistema de aquecimento da casa, graças à serpentina que serve para aquecer a água nos radiadores, como uma caldeira convencional.
Os novos fogões a lenha: aplicações e inovação
Graças aos avanços tecnológicos, os novos fogões com lareiras a lenha reduzem significativamente as emissões de dióxido e monóxido de carbono, bem como de partículas, um dos principais problemas das alterações climáticas do século XXI.
Ao contrário dos antigos fogões a lenha, cujas frentes eram completamente opacas, em alguns modelos novos as frentes são de vidro, para que possa desfrutar da magia do fogo aceso com toda a segurança.
Existem modelos com linhas contemporâneas, perfeitos para as cozinhas mais modernas, e designs vintage, com os seus caraterísticos acessórios de latão torneado. Ambas as opções podem ser instaladas entre os móveis da cozinha ou independentes, e também têm acessórios que se complementam com placas a gás ou eléctricas, perfeitas para combinar dois tipos de cozinha, a mais rápida e moderna e a mais tradicional.
Apostaria em novos fogões com lareiras a lenha para cozinhar?
Desfrutar de uma gastronomia saudável e tradicional com lareiras a lenha, uma proposta ideal para casas rurais e casas de campo.