Está a pensar em renovar a sua pequena cozinha? Acrescentar metros quadrados é impossível, mas com uma boa renovação, obterá um espaço funcional, optimizado e pronto a ser utilizado por toda a família.
O tamanho limitado de uma cozinha pode ser um desafio, especialmente no que diz respeito à arrumação. Vejamos as chaves e algumas ideias para fazer da renovação da sua pequena cozinha um sucesso. E já lhe podemos dizer que o segredo está na disposição.
4 passos a ter em conta antes de renovar uma cozinha pequena
Antes de pedir um orçamento para a renovação de uma pequena cozinha, aconselhamo-lo a dar uma vista de olhos a estas quatro etapas anteriores:
1. analisar o espaço
Como é a sua cozinha? Qual é a sua forma? Este primeiro passo é essencial. Ao saber como é o seu espaço, pode tirar o máximo partido dele e encontrar inspiração em designs semelhantes.
2. Obter mais metros com espaços contíguos.
Tem uma pequena cozinha ligada a uma lavandaria ou a uma despensa? Está perto da sala de jantar ou diretamente integrada num único espaço?
Pode considerar a reforma da sua pequena cozinha considerando as divisões adjacentes de modo a que estas desempenhem algum tipo de papel na própria cozinha, alargando assim a utilização fora da cozinha e deixando mais distância livre.
3. estar atento à origem da iluminação
Um aspeto a salientar quando se trata de renovar uma cozinha pequena é que deve criar um espaço que pareça maior do que é.
Por conseguinte, é essencial ter em conta a proveniência da luz natural e não esquecer de integrar bem a iluminação artificial.
4. Escolher o tipo de mobiliário e de decoração
Outro aspeto importante é a escolha do mobiliário correto. Opte por gavetas que vão até ao fundo e optimize o espaço de arrumação. Outra opção é incluir torres nas quais o micro-ondas e o forno possam ser colocados um em cima do outro, ou mesmo uma lareira com forno. até mesmo uma lareira com forno.
Por outro lado, para tornar a cozinha mais espaçosa, é essencial utilizar cores claras e neutras: revestimentos de parede e mobiliário em branco, bege, um tom de madeira clara, como bétula, carvalho branco ou pinho. Os tons luminosos farão com que a sua cozinha pareça maior.

Tipos de cozinhas pequenas
No que diz respeito ao design, existem diferentes tipos de cozinhas em função do espaço disponível, que os designers e arquitectos analisam antes de realizarem o projeto.
Para tirar o melhor partido do espaço, é interessante ter em conta uma tipologia de cozinha que se adapte ao seu projeto. Por este motivo, mostramos-lhe as mais utilizadas.
Cozinha online
Se a sua cozinha é independente num espaço retangular estreito, onde a distância entre uma parede e outra é inferior a 2 metros, a cozinha em linha deve ser a sua escolha ideal.
Também pode ser útil se for colocado num espaço que dê para a sala de jantar, uma vez que este tipo se adapta muito bem a espaços abertos. Neste caso, é aconselhável evitar uma fila de armários até ao teto, para não criar uma sensação de desordem.
Cozedura em paralelo
As cozinhas paralelas são muito úteis e confortáveis para um espaço retangular, embora mais largo do que no caso anterior, com uma separação mínima de 3 metros entre paredes.
O ideal é reservar uma zona para o fogão, o lava-loiça e a zona de manuseamento dos alimentos, mantendo a outra zona para os armários, o frigorífico e a arrumação. Deve haver um espaço de pelo menos 90 cm entre as duas áreas, embora, se puder pagar, seja recomendado um espaço de 1,20 metros.
Cozinha americana
Se a sua cozinha abre para a sala de estar, pode optar por uma cozinha em plano aberto. Trata-se de uma opção em linha, paralela ou em forma de L que utiliza o lado que dá para a sala de estar para criar um balcão de pequeno-almoço.
Este tipo de cozinha é muito útil para ligar à sala de estar e criar uma sensação de mais espaço e luz.
É também muito conveniente para cozinhar, uma vez que pode utilizar o próprio bar como uma área de trabalho adicional, bem como um local para tomar o pequeno-almoço ou um lanche.

O triângulo de trabalho para uma cozinha bem concebida: um bom triângulo de design de cozinha
O triângulo de trabalho é um termo utilizado pelos projectistas para conceber uma cozinha funcional. Existem três zonas distintas neste triângulo:
- Zona de cozedura: onde se encontram a placa de fogão, o forno e o micro-ondas.
- Zona de lavagem: onde se encontram o lava-loiça e a máquina de lavar louça.
- Zona de arrumação: onde se encontra o frigorífico, os armários ou a despensa.
Para que uma cozinha seja confortável e funcional, deve ter um triângulo de trabalho com cada uma destas áreas bem diferenciadas, em que o espaço entre cada uma delas é de, pelo menos, 90 cm.
Se pretende renovar a sua pequena cozinha, planeie o espaço disponível, cuide da iluminação e escolha os tipos de mobiliário e decoração, dando prioridade aos tons claros. Pense em como organizar a cozinha, aproveitando ao máximo o espaço e tendo em conta o triângulo de trabalho, de modo a conseguir uma divisão confortável e funcional.
Como vê, ter uma cozinha pequena não tem de ser um problema para desfrutar de um dos cantos mais utilizados da casa.