A azulejo de cozinha branco é, sem dúvida, a opção perfeita para decorar a divisão quando as suas dimensões são pequenas. A principal razão tem a ver com a sua capacidade de aumentar a sensação de espaço. No entanto, não é a única. No ParaTuReforma queremos dizer-lhe quais são os outros e, ao mesmo tempo, explicar-lhe como os pode colocar para tirar o máximo partido deles no espaço.
Azulejo branco para cozinha
Num outro artigo, demos-lhe algumas dicas e ideias para a renovação da sua pequena cozinha. Entre elas, referimos que os azulejos brancos eram uma opção muito interessante para valorizar o espaço e conseguir uma estética elegante e sofisticada.

No entanto, sentimos que ficámos um pouco aquém de explicar todas as suas funcionalidades, pelo que decidimos dedicar-lhe uma análise muito mais aprofundada.
Estilo simples e natural
Como já mencionámos, a principal vantagem dos azulejos brancos em cozinhas pequenas é o facto de aumentarem a sensação de espaço. Isto deve-se principalmente ao facto de reflectirem a luz que entra pelas janelas ou pelos candeeiros.
No entanto, a instalação deste tipo de azulejo na sua cozinha oferece-lhe muitas outras vantagens. Vejamos quais são:
- Versatilidade. As opções quando se trata de combinar azulejos de cozinha brancos são praticamente infinitas, uma vez que combinam perfeitamente com quase todas as outras cores.
- Fácil de limpar. Em geral, basta um pano húmido e um pouco de limpa-vidros para ficarem limpos e brilhantes. Sobretudo se optar pelo grés porcelânico. O mesmo se aplica às juntas.
- Não passa de moda. Ao contrário de outras cores, o branco resiste ao teste da moda e das tendências.
Além disso, em termos de psicologia das cores, os azulejos brancos para cozinhas pequenas transmitem pureza, calma e descontração. Por este motivo, são capazes de criar espaços marcados pela harmonia e homogeneidade.
Azulejos com veios
Apesar disso, há pessoas que se sentem esmagadas pela sensação de pureza dos azulejos de cozinha brancos e lisos. Por esta razão, tendem a preferir opções com veios que, por exemplo, apresentam linhas e formas geométricas. A nossa coleção Click White é um bom exemplo.
No entanto, as opções preferidas dos utilizadores neste caso são os azulejos que imitam a estética do mármore branco. De facto, se o que pretende é dar à sua cozinha um aspeto mais clássico e natural e gosta de revestimentos de parede com veios, não tem melhor opção do que esta.
Combinação com outras tonalidades
Há muitas cores que podem ajudá-lo a realçar as paredes de azulejos brancos da sua cozinha. No entanto, tal como não o aconselhamos a optar por um branco total, também não recomendamos que exagere com uma mistura de tons. A razão? Pode fazer com que a divisão perca a sua personalidade e se torne demasiado vistosa.
Neste sentido, pensamos que, para tirar o máximo partido destes azulejos, o melhor é combiná-los com:
- Móveis de madeira. A madeira combina muito bem com o branco, pois partilha o seu carácter natural e a sua simplicidade. Para além disso, traz uma dose extra de calor que é muito interessante. Tudo isto cria um contraste elegante.
- Azulejos de imitação de madeira. A madeira natural não é normalmente a melhor escolha para o chão da cozinha. Nesta divisão, a possibilidade de ficar molhada ou manchada é muito elevada. Os ladrilhos de grés porcelânico que imitam este material não têm estas desvantagens.
- Bancadas em imitação de mármore. Sempre que optar por móveis de madeira, pode também escolher tampos de trabalho feitos deste material. Mas tenha em conta que requerem mais manutenção do que outras opções.
- Ladrilhos hidráulicos. Algumas imitações de ladrilhos hidráulicos ficam óptimas em paredes. Sobretudo quando utilizados em paredes pequenas, como a que se encontra atrás do lava-loiça. Atraem a atenção e dão um toque de originalidade muito interessante. Se quiser um exemplo, dê uma vista de olhos à coleção Kaleido de Gaya Fores.
Tendências de azulejos feitos à mão
Atualmente, as tendências em azulejos brancos para cozinhas pequenas estão empenhadas em quebrar a harmonia visual de uma forma inteligente. Referem-se também à sua colocação na parede. É tradicional colocá-los na horizontal para transmitir amplitude e ordem.
No entanto, a colocação de azulejos de quebra-juntas, uma vez queelimina a simetria sem prejuízo da homogeneidade, está cada vez mais na moda. Outra opção mais ousada, se possível, é a colocação cruzada (dois azulejos na vertical e dois na horizontal, por exemplo).
Também não devemos esquecer a instalação em espinha de peixe. De facto, existem azulejos, como os da coleção Poitiers Moonlight, que foram especificamente concebidos para serem colocados desta forma.

Azulejos pequenos e grandes
Resta falar do formato que o azulejo branco de cozinha que escolher deve ter. A este respeito, tem duas opções: optar por azulejos grandes ou muito pequenos. Nunca opte pelo meio-termo, pois reduzirá a sensação de amplitude.
Mas porquê? Vejamos:
- Azulejos de grande formato para cozinhas pequenas. O número de juntas é reduzido e, por conseguinte, a uniformidade é introduzida na parede, fazendo-a parecer maior. Para além disso, o resultado é muito mais limpo e elegante. São especialmente recomendados para cozinhas de estilo moderno ou contemporâneo.
- Azulejos de pequeno formato para cozinhas pequenas. Da mesma forma, aumentar o número de juntas de rejuntamento também aumenta a sensação de estar num espaço maior do que realmente é. Além disso, oferecem uma grande margem de manobra para a decoração. A sua utilização é altamente recomendada em cozinhas com desníveis e irregularidades que se pretendam esconder.
Neste momento, estamos convencidos de que já sabe porquê e como escolher um azulejo branco para cozinha pequena. No entanto, se ainda tiver dúvidas, entre em contacto com a ParaTuReforma. Ajudá-lo-emos no que precisar e, se quiser, dar-lhe-emos um orçamento personalizado. De que está à espera?