Por vezes, não lhe prestamos a devida atenção, mas a verdade é que uma torneira de cozinha pode torneiras de cozinha pode tornar-se a verdadeira estrela da divisão a nível estético. Além disso, pode tornar a nossa vida quotidiana muito mais fácil.
É por esta razão que, no ParaTuReforma, decidimos dedicar-lhe um artigo neste blogue. Através dele, vamos tentar ajudá-lo a escolher as torneiras de cozinha mais adequadas para a sua casa. Continue a ler e fique a saber.
Decoração da cozinha: acessórios de cozinha de alta qualidade
Qualquer especialista em decoração de cozinhas sabe que a escolha da torneira é tão importante como a escolha da bancada, dos móveis ou dos electrodomésticos. Afinal, trata-se de um elemento que vai utilizar diariamente para lavar a loiça, encher garrafas de água e muitas outras tarefas.
No entanto, existem muitos tipos diferentes de torneiras de cozinha no mercado. Por conseguinte, a escolha não é fácil. De seguida, vamos explicar o que são e porque deve escolher uma ou outra.
Desenhos
No que respeita ao design, a primeira coisa a ter em conta é o sistema de abertura da torneira. Existem duas alternativas:
- Torneiras de cozinha de alavanca única: As tradicionais e mais económicas. Como o próprio nome indica, têm um único comando para regular o caudal de água e a temperatura a que sai. Ajudam a poupar água e são muito fáceis de utilizar, razão pela qual são as mais populares nas casas, especialmente quando se opta por estilos modernos ou minimalistas.
- As torneiras de cozinha com dois manípulos: Neste caso, a torneira tem dois comandos: um para a água fria e outro para a água quente. Através destes, é possível regular o caudal e a temperatura de forma independente. São normalmente instaladas em cozinhas de estilo clássico.

Embora sejam muito menos comuns, existem também torneiras de cozinha acionadas por pedal. Isto permite-lhe abrir e fechar a bica com os pés, o que liberta as suas mãos e facilita muito a limpeza e a preparação dos alimentos.
Tipo de tubo
Outro aspeto que tem uma influência decisiva no design das torneiras de cozinha é o tipo de bica, ou seja, a forma do elemento estrutural através do qual a água flui. Todas estas opções estão disponíveis:
- Torneiras de cozinha de bica horizontal: A sua principal vantagem é o facto de reduzirem consideravelmente os salpicos. No entanto, só são úteis quando instaladas em lava-loiças muito profundos. Caso contrário, é difícil lavar tachos e panelas maiores. Também costumam ser instaladas quando estão em frente a janelas de batente e se pretende evitar que as folhas colidam com elas quando são abertas.
- Torneiras de cozinha de bica alta: A opção oposta à mencionada acima. São elevadas mais de 20 centímetros acima da superfície da bancada, o que facilita a limpeza de utensílios de grandes dimensões. No entanto, produzem mais salpicos.
- Torneiras de cozinha com bica extraível: Sem dúvida, a alternativa mais funcional de todas. A estrutura da torneira incorpora um elemento extensível que permite direcionar o fluxo de água para o ponto exato desejado. Em muitos casos, a bica pode ser puxada para fora até 2 metros.
Estilos
Agora é altura de falar sobre os diferentes estilos disponíveis. Atualmente, podemos encontrar três:
- Torneiras de cozinha sobre o lava-loiça: Neste caso, a torneira é instalada diretamente sobre o lava-loiça, que tem um orifício para a passagem dos tubos de ligação da rede de água doméstica. Atualmente, está quase fora de uso, uma vez que as outras duas opções são esteticamente mais agradáveis.
- Torneiras de cozinha na bancada: Antes de prosseguir, é feito um furo na bancada para permitir a instalação da torneira. Isto torna o aspeto muito mais moderno, original e harmonioso.
- Torneiras de cozinha de parede: desde que o lava-loiça não esteja situado em frente a uma janela, pode utilizar este sistema. No entanto, é necessário ter deixado um ponto de água na parede durante a renovação.
Tendências actuais
No entanto, como todos os elementos da decoração da cozinha, as torneiras estão sujeitas a certas tendências. Estas são as que deve conhecer devido à sua grande popularidade:
- Estilo minimalista: O estilo mais popular atualmente. Este tipo de torneiras dá prioridade ao equilíbrio geométrico e às cores neutras. De facto, são geralmente acabadas em branco ou preto mate. São também muito funcionais, discretas e fáceis de utilizar.
- Estilo Uau: Não há dúvida de que as torneiras deste estilo são as mais originais e criativas. Combinam cores impossíveis com formas pouco convencionais. Uma alternativa adequada apenas para os mais ousados.
- Estilo rústico moderno: o estilo rústico tradicional sofreu uma mudança notável nos últimos anos. Estas torneiras têm muita personalidade, uma vez que, embora continuem a ter linhas clássicas, foram dotadas de elementos contemporâneos. O acabamento em latão antigo, mate ou brilhante, é o mais difundido.
- Estilo maximalista: A opção oposta ao estilo minimalista. Estas torneiras de cozinha destacam-se pelo seu tamanho grande, formas ousadas e texturas originais. Os verdes, os vermelhos e os amarelos são os protagonistas.
- Estilo clássico revitalizado: Tal como o estilo rústico, o estilo clássico foi objeto de uma reviravolta. Combina peças antigas e modernas, e materiais tradicionais e modernos.
Qual a qualidade da torneira de cozinha a escolher?
Depois de tudo o que acabámos de lhe dizer, estamos convencidos de que tem em sua posse a informação necessária para escolher as melhores torneiras para a sua cozinha. Resta analisar as suas necessidades, o estilo decorativo que pretende dar ao espaço e o seu orçamento.
Em todo o caso, na ParaTuReforma, de certeza que vai encontrar as torneiras de cozinha perfeitas para si. Dispomos de um amplo catálogo com opções dos estilos mais populares atualmente. Além disso, se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de uma ajuda extra, entre em contacto com a nossa equipa de atendimento ao cliente!