O pavimento hidráulico da cozinha pode resolver uma grande variedade de problemas. Especialmente se o tamanho da divisão for pequeno. Mas porquê, e mais importante, como? Sem dúvida, duas perguntas que certamente estão na sua mente neste momento e às quais nós da ParaTuReforma gostaríamos de responder.
Principais razões para utilizar pavimentos em mosaico em cozinhas pequenas
Antes de mais, gostaríamos de sublinhar que não vamos falar do tradicional pavimento hidráulico de cozinha, mas sim do pavimento hidráulico de imitação. Este último é feito de grés porcelânico, um material com muitas vantagens adicionais em relação ao cimento compactado por meio de barragens hidráulicas que foi utilizado para fazer o original.
De facto, a utilização deste material é o elemento que explica muitas das virtudes que os ladrilhos hidráulicos de imitação para cozinha têm quando se trata de conceber e decorar pequenos espaços. Vamos dar uma vista de olhos:
- Não necessitam de manutenção. Com isto queremos dizer que, depois de os instalar, só tem de se preocupar com a sua limpeza. Não há necessidade de polimento ou de tratamentos adicionais.
- São muito seguros, e porquê? Têm tratamentos antiderrapantes que reduzem o risco de escorregar na cozinha.
- São muito resistentes. Não importa se deixar cair uma lata de uma grande altura. A dureza deste material fará com que seja praticamente impossível que sofra qualquer dano. Esta qualidade também significa que pode permanecer em ótimo estado durante várias décadas.
- Versatilidade. Estes azulejos de cozinha também podem ser colocados na parede como azulejos. Algo que o ajudará a dar maior harmonia e uniformidade ao espaço.
No entanto, o que realmente se destaca quando se trata de decorar cozinhas modernas é o incrível poder visual dos pavimentos em mosaico falso. Isto deve-se principalmente ao facto de terem desenhos muito coloridos e originais, marcados pela utilização de mosaicos e figuras geométricas.

Basta olhar para a nossa coleção de pavimentos de cozinha para se aperceber disso. Este, como veremos mais adiante, será muito útil para delimitar os espaços dentro da divisão, sem necessidade de recorrer a biombos, paredes ou outros elementos que ocupem muito espaço.
4 ideias para escolher azulejos de cozinha que valorizem o seu espaço
Nesta altura, temos a certeza de que já sabe por que razão a instalação de ladrilhos hidráulicos na cozinha é uma opção muito interessante se a sua tiver uma superfície pequena. Por isso, agora é altura de lhe darmos algumas dicas e ideias para que possa tirar o máximo partido deles, aumentando ao máximo a sensação de amplitude.
1. formato dos ladrilhos hidráulicos de cozinha
Deve saber que, tradicionalmente, os ladrilhos hidráulicos têm dimensões de 20 x 20 cm. Este formato foi amplamente respeitado com a introdução do grés porcelânico, mas surgiram variantes para melhor se adaptar às necessidades de cada divisão.
É por isso que hoje em dia é possível encontrar ladrilhos hidráulicos mais pequenos. Um bom exemplo é o modelo Villena Blue da Ape, que mede 15 x 15 cm. No entanto, existem também os maiores, como a gama Triana Star (25 x 25 cm).
De um modo geral, podemos assegurar-lhe que qualquer um destes pavimentos ficará bem na sua pequena cozinha. No entanto, quanto mais pequenos forem os azulejos, mais espaçosos se sentirão.
2. Cores e desenhos
Nas cozinhas pequenas, como em qualquer outra divisão pequena de uma casa, a luz deve ser maximizada. Quanto mais luz for reflectida, maior parecerá a divisão.
É por esta razão que aqui aconselhamos a escolha de azulejos em tons muito claros. Sem dúvida, um branco vigoroso, como o modelo Valencia White, ser-lhe-á perfeitamente adequado. No entanto, o bege e o cinzento são alternativas altamente recomendadas, especialmente se quiser dar um toque retro ou industrial à sua decoração.
Por outro lado, não aconselhamos a sobrecarregar o espaço com mosaicos ou outros desenhos coloridos. Pelo menos, não de uma forma generalizada.
3. Tapetes de azulejos hidráulicos para a sua cozinha
Delimitar espaços numa cozinha pequena é uma tarefa particularmente complexa, como referimos anteriormente. No entanto, os pavimentos em mosaico podem ser de grande ajuda neste domínio.
Quando falamos de tapetes de ladrilhos hidráulicos, referimo-nos a um fragmento quadrado ou retangular do pavimento em que são utilizadas diferentes peças. Por exemplo, para os realizar, é útil utilizar ladrilhos com desenhos mais sobrecarregados, como os da coleção Fiorella da Ape. No entanto, rodeados pelos brancos e cinzentos referidos no ponto anterior.
Mas qual é o objetivo deste tipo de tapete? Principalmente para destacar um espaço específico , que é normalmente o local onde se encontra a mesa da cozinha.

4. Não ficar no chão
Naturalmente, as cozinhas pequenas encontram-se normalmente em pequenos apartamentos e apartamentos. Para criar mais espaço, é comum conceber cozinhas em plano aberto que comunicam diretamente com a sala de estar e de jantar.
Nestes casos, os ladrilhos hidráulicos não precisam de se limitar ao chão. Nem sequer à parede. Muitos especialistas em mobiliário recomendam a sua utilização, por exemplo, para revestir ilhas e penínsulas, bem como zonas de cozinha e de lavagem de loiça. Desta forma, é possível levar o seu efeito de melhoria do espaço um passo mais além.
Azulejos que farão com que a sua cozinha pareça maior
Agora já sabe porque é que o pavimento hidráulico para cozinhas pequenas é uma opção tão interessante quando se trata de escolher o pavimento da divisão. Além disso, também descobriu como tirar o máximo partido dele quando se trata de aumentar a amplitude da divisão. Só tem de escolher os desenhos que mais lhe agradam e que melhor se adaptam às caraterísticas da divisão e pedir-nos um orçamento. Contacte a ParaTuReforma e teremos todo o gosto em ajudá-lo em tudo o que precisar para que possa começar a desfrutar da cozinha dos seus sonhos.