Os móveis, a bancada, os electrodomésticos? São tantas as coisas em que pensar que, por vezes, nos esquecemos de algo igualmente importante: o revestimento da parede da cozinha. Para que isso não aconteça consigo, no ParaTuReforma vamos dar-lhe algumas ideias muito criativas para lhe dar o estilo que realmente deseja.

Revestimento de paredes de cozinha
Quando falamos de azulejos de parede, estamos a referir-nos aos azulejos que vão decorar as paredes da sua cozinha. Neste sentido, para acertar na escolha, é muito importante que procure modelos que satisfaçam as suas necessidades em termos de funcionalidade. Mais concretamente, estamos a falar de:
- Superfície não porosa. Isto garante que o azulejo não absorve a humidade e que o seu acabamento estético se mantém inalterado durante mais tempo.
- Qualidades antiaderentes. Sempre que se cozinha, são emitidos fumos e vapores que podem manchar os azulejos. No entanto, se a superfície for deste tipo, a sujidade não ficará incrustada, pelo que poderá removê-la rápida e facilmente.
- Formato. Os azulejos de grande formato ficam tão bem em cozinhas grandes como em cozinhas pequenas. Por outro lado, os azulejos mais pequenos só ficam bem em cozinhas pequenas.
- Articulações. Quanto mais pequenas forem, melhor. Não só porque o aspeto da cozinha será mais harmonioso, mas também porque poupará muito tempo a limpá-las.
Dito isto, podemos dizer que a melhor opção é revestir as paredes da sua cozinha com azulejos de grés porcelânico. Um material que pode ser utilizado em todo o tipo de desenhos e formatos, e que pode até imitar o aspeto da pedra natural, da madeira ou do cimento.
Azulejos para cozinhas modernas
As caraterísticas dos azulejos de cozinha modernos são mais do que evidentes, pelo que acreditamos que chegou o momento de nos concentrarmos nos seus designs. Como pode ver, são marcados por uma multiplicidade de tendências e oferecem uma vasta gama de opções quando se trata de criar ambientes únicos. Tudo depende do seu gosto e das suas preferências estéticas.
Combinações com outros materiais
Nas cozinhas modernas, também é popular a combinação de azulejos com outros materiais. Referimo-nos, por exemplo, aos azulejos flexíveis de parede de ardósia natural, que são ideais quando este ambiente faz parte de uma casa em que predomina o estilo rústico.
Outra opção muito interessante é oferecida pela alvenaria. Neste sentido, os azulejos de tijolo à vista são opções muito interessantes, especialmente em cozinhas modernas com um estilo industrial. Uma boa alternativa são os ladrilhos de betão, pois conseguem um efeito semelhante. É até possível combinar ambos no mesmo espaço, obtendo excelentes resultados.
Tendências em revestimentos de parede para cozinhas
Mas quais são as principais tendências em azulejos de cozinha? Vamos dar uma olhadela:
- Azulejos em branco mate. Especialmente em branco, seda e mate. O modelo Solid White da Mainzu é um bom exemplo. Encaixam na perfeição em cozinhas com um estilo nórdico e minimalista.
- Azulejos de imitação de mármore. A pedra natural nunca passa de moda. De facto, continua a ser a melhor opção se quiser dar um toque elegante e clássico à sua nova cozinha.
- Ladrilhos com efeito madeira. São perfeitos para dar um toque mais quente e acolhedor à divisão sem sofrer as desvantagens de ter este material no interior da cozinha. Além disso, dar-lhe-á um aspeto muito natural.
- Imitação de ladrilhos hidráulicos. Com eles, é possível dar um toque retro muito interessante. De facto, podem ser colocados tanto no chão como na parede.
- Azulejos hexagonais: porquê limitar-se aos típicos revestimentos de parede quadrados ou rectangulares? Este formato trará, sem dúvida, mais modernidade e originalidade à sua decoração.
Utilização de cores para imprimir modernidade
O branco é, sem dúvida, a cor estrela das cozinhas modernas. Há muitas e variadas razões para este facto. Em primeiro lugar, tem a capacidade de refletir a luz e, assim, aumentar a sensação de espaço. Mas também transmite pureza e tranquilidade.
Também não podemos esquecer que é uma cor muito fácil de combinar. Se olharmos para o estilo escandinavo, é normalmente combinada com carvalho, nogueira e outros tons de madeira natural. Por outro lado, nas cozinhas industriais, fica muito melhor com cinzento e preto e azulejos pretos. Isto também se traduz numa maior elegância e sofisticação.
Por outro lado, se quiser dar um toque retro à sua cozinha sem recorrer a azulejos hidráulicos, opte por azulejos vermelhos e azuis. Claro que as opções são quase infinitas.

Utilização de texturas
Os revestimentos de parede lisos para paredes de cozinha provavelmente nunca passarão de moda. No entanto, é cada vez mais comum encontrar desenhos com texturas originais.
Texturas ásperas, onduladas, tridimensionais… A inovação técnica no fabrico de azulejos de porcelana tornou possível uma multiplicidade de designs. Um exemplo? O azulejo Sahn White da coleção Sahn da Harmony.
Acessórios
Muitas pessoas consideram que os rebordos são antiquados no domínio da decoração da cozinha. No entanto, estão enganadas. Os novos desenhos de azulejos permitem quebrar a homogeneidade da parede e dar-lhe um toque mais marcante e interessante.
A chave para colocar com sucesso os rebordos neste tipo de cozinha é jogar com a colocação e as formas. Por exemplo, não é necessário dividir a parede em duas partes iguais, como era habitual. Podem ser colocados na metade inferior ou superior sem prejudicar o resultado estético.
Além disso, os limites podem ser um ponto de viragem. Por exemplo, colocando os azulejos da metade inferior na horizontal e os da metade superior na vertical ou num padrão de espinha de peixe.
Já sabe como quer que seja o revestimento das paredes da sua cozinha? Então contacte a ParaTuReforma e nós damos-lhe um orçamento. Também responderemos a todas as questões que possa ter.