Se está a pensar renovar o aspeto da sua casa, uma boa ideia pode ser começar por mudar as portas interiores. E se quiser fazê-lo você mesmo para poupar dinheiro, precisa de saber primeiro como instalar portas.
É uma tarefa simples, mas que dará à sua casa um novo sopro de vida, uma vez que o seu aspeto antigo e cansado é substituído por um completamente rejuvenescido e moderno.
Antes de pôr mãos à obra, é importante que conheça todas as etapas da colocação de portas e todos os aspectos a ter em conta para obter um resultado ótimo. Continue a ler para descobrir quais são!
Elementos de uma porta
Embora possa parecer superficial, se quiser saber como colocar portas da forma correta, é importante que conheça os elementos com que vai trabalhar.
- Folha da porta: é a porta propriamente dita. Pode ser maciça ou parcialmente oca. Enquanto as primeiras tendem a ser mais caras, embora também sejam de melhor qualidade e proporcionem à porta um isolamento térmico e acústico, as portas ocas são mais económicas e muito populares devido à sua grande variedade de texturas de madeira e lacadas.
- Dobradiças: ligam a porta ao caixilho, permitindo o movimento da folha da porta. Uma porta normal tem normalmente três dobradiças, embora possa ter até quatro se for uma porta muito pesada.
- Trinco: Trata-se de um mecanismo relativamente simples que permite abrir e fechar a porta.

- Trinco: este mecanismo é utilizado para bloquear a abertura da porta.

- Maçaneta ou roseta: placa metálica sobre a qual se coloca o fecho. Se tiver uma forma retangular, é designada por puxador; se tiver uma forma circular, é designada por roseta.

- Pré-moldura ou pré-esquadro: é a estrutura pré-instalada que delimita a abertura destinada à porta. É geralmente feita de madeira.
- A moldura: também designada por aro, é uma estrutura de madeira que está ligada à subestrutura. As dobradiças que são fixadas à folha da porta são colocadas no aro.
- Fita de calafetagem: serve para otimizar o isolamento da porta. Atualmente, é normalmente incluída no próprio conjunto da porta.
- Revestimento de juntas: também designado por remate ou batente, é utilizado para cobrir as juntas entre o caixilho e a subestrutura, de modo a que a junta fique oculta e o resultado seja esteticamente mais agradável.
Materiais e ferramentas básicos: como montar portas
Agora que já sabe quais são os elementos de uma porta, vamos apresentar-lhe os materiais e ferramentas necessários para instalar portas, passo a passo. Para garantir o sucesso da instalação, nenhum destes elementos deve faltar durante o processo:
- Chave de fendas de cabeça cruzada e de cabeça chata: A chave de fendas de cabeça cruzada deve o seu nome à sua ponta em forma de cruz. Esta ponta roda elementos de fixação com a mesma forma, como os parafusos. O mesmo se aplica à chave de fendas plana, que deve o seu nome à sua ponta achatada. Serão muito úteis para fixar corretamente os diferentes elementos da estrutura da porta.
- Lápis: utilizado para marcar as diferentes medidas da porta, de modo a colocar cada elemento no sítio certo.
- Nível de bolha de ar: será uma grande ajuda para se certificar de que a porta não está posicionada de forma irregular ou descaída. Graças a esta ferramenta, pode facilmente corrigir este problema a tempo, antes que se torne uma dor de cabeça.
- Fita métrica: como o próprio nome indica, será útil para tirar as medidas tanto da porta como do local onde a pretende colocar, garantindo assim o sucesso da instalação.
- Cunhas de madeira: consistem em peças de madeira de forma triangular que terminam num ângulo agudo. O seu objetivo é imobilizar um objeto. Será de grande ajuda aquando da instalação da porta, uma vez que permitirá calçar o aro.
- Berbequim para madeira: é importante certificar-se de que possui um berbequim especificamente concebido para perfurar madeira (não um berbequim de martelo), bem como as brocas corretas.
- Brocas para perfuração de madeira: Existem diferentes brocas para perfuração de madeira.
- A broca de três pinos, com um pino no meio para centrar a broca e outros nos lados para cortar madeira.
- A broca salomónica ou longa, com uma ponta cónica e duas lâminas para remoção de aparas.
- A broca plana, para efetuar furos em madeira com mais de 19 mm de diâmetro.
- A broca extensível, com uma ponta central e uma lâmina que regula o diâmetro do furo até 60 mm.
- A broca de fresagem, para fazer furos cegos nos quais se encaixam as dobradiças dos copos.
- A broca de coroa, para efetuar furos de grande diâmetro.
- Martelo, pregos e parafusos: com a ajuda do martelo, pode fixar os elementos que estão um pouco soltos ou que não têm diâmetro suficiente para encaixar as brocas.
- Espuma de poliuretano: actuará como uma ponte térmica, o que reforçará a estrutura e eliminará a transmissão de frio e calor para poupar no aquecimento e arrefecimento em qualquer altura do ano.
- Adesivo de montagem: massas adesivas que se destacam pela sua aderência e excelentes resultados, especialmente em aplicações verticais. São muito úteis para substituir os pregos e os parafusos, por exemplo, na montagem de caixilhos de portas. Isto significa que podem ser feitos menos furos na moldura e na parede.
- Serra de esquadria: esta ferramenta permite-lhe efetuar cortes na madeira. Com ela, é possível controlar o movimento da lâmina para obter cortes mais precisos, nomeadamente cortes angulares e biselados.
Como colocar portas passo a passo; vamos começar!
Partimos do princípio de que já tem à mão todas as ferramentas e materiais necessários. Bem, está na altura de pôr mãos à obra. Continue a ler para saber como colocar portas, passo a passo:
1. tirar as medidas da porta
A largura de uma porta depende das suas dimensões. Por isso, antes de escolher um modelo de porta específico, deve ter em conta os móveis que vão passar por essa porta, bem como as medidas da abertura em que vai ser instalada. As portas têm normalmente estas medidas padrão:
- Para as portas interiores: 62,5 cm, 72,5 cm e 82,5 cm.
- Para portas duplas: 125 cm e 145 cm.
No entanto, é possível encontrar portas fixas com 105 cm ou 115 cm.
Se vai substituir uma porta antiga, também terá de efetuar medições, uma vez que, embora as dimensões da folha da porta sejam as mesmas, o tamanho do espaço pode não coincidir. Para isso, é necessário retirar o caixilho da porta antiga e medir o espaço restante. Também é necessário verificar qual será o sentido correto de abertura da porta, que é determinado a partir da parte que é empurrada para abrir.
2. Certifique-se de que a vedação prévia está nivelada.
Para continuar a instalar a porta, certifique-se de que o caixilho está nivelado tanto no interior como no exterior. Para o efeito, utilize um nível de bolha de ar. Se não tiver um nível de bolha, pode também utilizar um esquadro metálico para verificar se os ângulos estão perfeitamente rectos ou medir as diagonais, que devem ser iguais.
Depois de ter verificado que a subestrutura está nivelada, é altura de a instalar. Para o fazer, siga estes passos:
- Fixe os pregos em forma de cruz nos montantes da estrutura. Para o fazer, coloque-os a 30 cm acima do solo e a 30 cm do topo e do meio da vedação prévia.
- Colocar a pré-esquadria na abertura e apertá-la. Para o efeito, utilizar as cunhas de madeira.
- Verificar se o conjunto está nivelado. Mais uma vez, utilize o nível de bolha de ar. É importante não saltar este passo, pois condicionará todo o processo de montagem da porta.
- Cobrir as paredes laterais da estrutura com gesso. Preencher também os espaços vazios com espuma de poliuretano.
E se não existir uma vedação prévia?
Por vezes, quando se instala uma porta interior, é possível que não exista um caixilho. Neste caso, terá de a instalar você mesmo. Pode comprá-lo pronto ou desmontado, com um tamanho padrão que pode ser utilizado para diferentes larguras de porta. Os montantes do caixilho estão normalmente equipados com suportes, pelo que é tão simples como fixá-lo à parede com gesso e esparto ou espuma de poliuretano.
O mais importante é mantê-lo direito e nivelado. Para o efeito, os caixilhos incluem geralmente reforços nos cantos superiores e uma faixa perpendicular aos montantes no interior. Estes reforços devem ser retirados após a fixação do caixilho à parede. Utilize as cunhas para o nivelar, tanto na horizontal como na vertical.
3. Instalar o caixilho da porta
Antes de prosseguir, é necessário seguir estes passos:
- Apresentar a porta na sua dimensão e verificar as suas dimensões e abertura.
- Verifique se a lâmina tem uma folga de cerca de 5 mm na parte inferior. Isto garante que não roça quando a abre ou fecha, e também permite que o ar circule corretamente.
- Verificar o nivelamento da porta. Mais uma vez, utilize o nível de bolha de ar.
- Verifique o esquadro do conjunto medindo as diagonais. Se as diagonais tiverem a mesma medida, isso significa que o esquadro está correto.
Feito isso, é altura de começar a montar a porta:
- Calçar o caixilho com as cunhas de madeira para que não se desloque, ajustando-o com o martelo e verificando se o nível da porta continua correto.
- Aparafusar o quadro à subestrutura utilizando os orifícios das dobradiças.
- Preencher osespaços entre a estrutura e a subestrutura com espuma de poliuretano. Se a largura da estrutura e da divisória não coincidirem, terá de alinhar a parte de trás da estrutura com a divisória.
4. Colocar as dobradiças
Para colocar as dobradiças, marque a localização das dobradiças no caixilho da porta com um lápis. As dobradiças ficam a 10 cm de cada extremidade e a terceira dobradiça mesmo no meio. Por outro lado, a marcação será feita na borda, pois é aí que vai fazer o rebaixo, que pode ser feito com um cinzel e um martelo.
Instale as dobradiças na porta e marque a localização das dobradiças no caixilho, onde também terá de fazer o respetivo entalhe.
5. Instalar o fecho da porta
Regra geral, as fechaduras e os puxadores são fornecidos com um modelo de instalação que permite identificar o local onde devem ser efectuados os furos na porta.
- Meça 90 cm a partir do chão e coloque o modelo no rebordo da porta.
- Marque com um lápis e, com o berbequim e uma broca, faça um furo em ambos os lados para o botão.
- Faça um furo para a chapa metálica no caixilho da porta, para além do rebaixo.
- Proceder à instalação das pegas e da placa metálica do aro.
6. Cortar as cunhas
Utilize a serra para cortar as cunhas de modo a ficarem niveladas com a estrutura. Se não quiser, não tem de as serrar até ao fim; pode simplesmente marcar o corte e dar-lhes uma ligeira pancada com o martelo para retirar o excesso.
7. Colocar as ombreiras ou rufos.
Monte as ombreiras ou os rufos para preencher as lacunas e os danos causados pelos trabalhos de construção. Pode fazê-lo com a ajuda do adesivo de montagem e reforçá-lo com pregos sem cabeça. Utilize um martelo de borracha e os suportes necessários para fixar a porta de forma segura.
Finalmente, preencha a cavidade até à parede com a espuma de poliuretano.
- Colocar tiras de cartão com cerca de 10 cm de largura em ambos os lados da ranhura das tábuas, à altura das dobradiças e da placa de fecho. Este cartão protegerá o quadro se a espuma transbordar.
- Aplicar a espuma entre a parede e o caixilho para eliminar os espaços vazios.
E pronto! A sua porta está pronta!
Agora que já lhe dissemos como colocar portas, deve ter percebido que é um processo simples se tiver os materiais, as ferramentas e os conhecimentos básicos para o fazer. Não é necessário recorrer a um profissional para obter um acabamento de revista, mas se tiver dúvidas, pode contactar-nos, que o ajudaremos e aconselharemos em tudo o que precisar.