Qualquer rodapé de cerâmica branca oferece uma série de vantagens inquestionáveis. Com efeito, trata-se de um material muito resistente, durável, fácil de limpar e bastante económico. Além disso, esta cor é extremamente versátil e pode ser facilmente combinada com muitas outras cores.
Estas são provavelmente as principais razões que o levaram a pensar em instalar um rodapé branco de cerâmica em sua casa. No entanto, há muitas outras coisas que deve saber sobre eles. É por isso que nós, do ParaTuReforma, escrevemos este artigo.
Rodapé de cerâmica branca
A rodapé de cerâmica não é mais do que uma tira deste material que é colocada horizontalmente na parte inferior das paredes e em contacto direto com o chão. Sem dúvida, cumpre uma série de funções que deve conhecer:
- Cobrir o espaço entre a parede e o chão. Como são feitos de materiais diferentes, é muito difícil conseguir um acabamento perfeito e, acima de tudo, duradouro.
- Esconda os elementos que não quer que fiquem visíveis. É o caso dos cabos de eletricidade ou de Internet, por exemplo.
- Tornar a limpeza quotidiana mais fácil. Quando limpa o chão da sua casa, provavelmente gosta de aproveitar ao máximo os cantos e recantos. Se não instalasse um rodapé, a esfregona, a vassoura ou o aspirador robot acabariam por manchar a tinta da parede.
- Proteger contra as pancadas. As pancadas são inevitáveis na parte inferior das paredes. Estes elementos servem para evitar danos no reboco.
Além disso, os rodapés criam uma impressão estética de uniformidade, uma vez que criam linhas rectas perfeitas.

Vantagens da cerâmica no fabrico de rodapés
Os rodapés brancos podem ser fabricados a partir de uma grande variedade de materiais. Estamos a falar de PVC, melamina ou madeira, por exemplo. No entanto, nenhum deles oferece as vantagens e as particularidades da cerâmica. Vamos dar uma vista de olhos:
- É um material 100% impermeável. É um material não poroso e, por conseguinte, não absorve a humidade. Isto torna-o ideal para todos os tipos de ambientes, mesmo os mais difíceis. Em casa, seria o caso da cozinha e da casa de banho.
- Não contribui para a propagação do fogo. Por outras palavras, é à prova de fogo. Por conseguinte, se houver um acidente doméstico que provoque um incêndio, a cerâmica fará a sua parte para impedir a sua propagação.
- Resistência e durabilidade. Os rodapés de cerâmica branca, desde que sejam limpos sem utilizar produtos abrasivos, podem durar toda a vida. Este material tem uma dureza extraordinária e é capaz de resistir a choques muito fortes.
- Facilidade de instalação. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos de alvenaria pode instalar rodapés. De facto, é muito mais fácil do que colocar um pavimento de porcelana, por exemplo. Isto pode ajudá-lo a poupar custos.
Como se isso não bastasse, a cerâmica é um material que pode ser utilizado para qualquer design. De facto, são possíveis todos os tipos de acabamentos. Desde os perfis rectos ou clássicos até aos perfis de Hamburgo e Berlim com fresagem. O mesmo se aplica à cor e à largura.
Como combiná-lo com o pavimento
O branco tem uma série de qualidades muito interessantes no sector da decoração. De facto, é uma cor tradicionalmente associada à pureza e à limpeza. Valores que poderá desfrutar em sua casa se optar por ele nos seus rodapés cerâmicos.
Mas também oferece infinitas opções de combinação, embora seja verdade que é necessário ter em conta alguns critérios estéticos ao escolher o pavimento.
A este respeito, os rodapés de cerâmica branca ficam particularmente bem quando combinados com pavimentos de cerâmica com aspeto de madeira. O contraste que cria com o castanho é um dos mais atractivos. De facto, tornou-se um fator-chave no estilo nórdico.
No entanto, este tipo de rodapé também combina perfeitamente com pavimentos brancos ou de imitação de mármore. No entanto, desde que sejam combinados com paredes pintadas com cores escuras. Isto só é recomendado quando o espaço é suficientemente grande.
Formas de integrar um rodapé
Talvez nunca tenha pensado nisso, mas há três maneiras de integrar um rodapé na parede. A escolha dependerá do tipo de renovação que pretende efetuar e do seu gosto estético. São as seguintes:
- Sobreposto à parede. Esta é a forma habitual de colocar rodapés de cerâmica. De facto, é a única opção possível se quiser mudar o chão, mas não tocar nas paredes. Como o nome indica, trata-se de uma instalação direta sobre o gesso.
- Afundado. Do acabamento clássico passamos ao mais moderno e inovador. Concretamente, consiste em colocar o rodapé afundado na parte inferior da parede, de modo a que a linha de gesso fique à sua frente. O problema é que a única maneira de os colocar desta forma é reformando as paredes e substituindo o chão, o que implica um custo económico mais elevado.
- Rente à parede. Outra alternativa moderna, embora menos arriscada. Implica um pequeno trabalho na parede. O que se faz é colocá-los de forma a que combinem com o reboco e a pintura. Isto torna-os mais fáceis de esconder e cria uma maior sensação de harmonia e uniformidade.
Eis tudo o que precisa de saber para instalar um rodapé de cerâmica branca. Como viu, esta é uma opção muito interessante tanto em termos funcionais como estéticos, pois oferece-lhe uma grande variedade de opções de combinação. Aconselhamo-lo a contactar a ParaTuReforma se necessitar de conselhos adicionais ou se quiser pedir-nos um orçamento sem compromisso. De que está à espera?