¡Suscríbete a nuestro blog!

Como escolher os melhores ladrilhos hidráulicos para a sua casa

Os ladrilhos hidráulicos tornaram-se uma tendência no mundo do design e da decoração de interiores. De facto, são considerados como elementos de referência nos estilos retro e vintage. Mas que aspectos deve ter em conta na hora de os escolher? Na ParaTuReforma vamos mostrar-lhe.

O que são os ladrilhos hidráulicos?

Antes de mais, gostaríamos de explicar os elementos que caracterizam este tipo de azulejo. Em primeiro lugar, deve saber que a sua origem é muito antiga, uma vez que foi inventado em França em meados do século XIX. O seu sucesso foi tal que se tornou a escolha preferida dos utilizadores até à década de 1960. De facto, se visitar uma casa que não tenha sofrido grandes remodelações desde essa altura, é normal encontrar este tipo de azulejo tanto no chão como nas paredes.

O seu nome tem a ver com o seu processo de produção, uma vez que para fabricar este tipo de pavimento era necessário compactar o cimento com recurso a prensas hidráulicas. Posteriormente, imprimia-se à mão um padrão em mosaico, geométrico ou similar.

Ladrilhos hidráulicos para cozinha

É verdade que os ladrilhos hidráulicos ofereciam um nível muito elevado de resistência e durabilidade. No entanto, o aparecimento de novas tendências, a evolução do gosto dos utilizadores e o elevado custo de produção foram factores que puseram fim à sua produção em massa.

No entanto, os estilos retro e vintage trouxeram-nos de novo à moda. Atualmente, o material utilizado para o seu fabrico é o grés porcelânico. Este composto é tão duro e resistente como o cimento prensado utilizado na altura, mas muito mais económico e com mais possibilidades de design. Basta ver o nosso catálogo de imitação de pavimento hidráulico para ver com os seus próprios olhos.

Principais vantagens dos ladrilhos hidráulicos de imitação em relação aos ladrilhos convencionais

O preço mais baixo e as maiores opções de design não são as únicas vantagens que os ladrilhos hidráulicos de imitação oferecem em relação aos originais. Para além disso, podemos acrescentar que:

  • São muito mais fáceis e rápidos de instalar e, na maioria dos casos, não requerem a utilização de guias.
  • Não requerem qualquer manutenção para além de uma limpeza frequente.
  • Permitem uma instalação sem costuras, o que é muito útil em cozinhas e casas de banho. casas de banho. Não se esqueça de que a humidade se acumula nelas e que podem desenvolver bolor e mofo.
  • Permitem a aplicação de tratamentos que aumentam a sua aderência, o que reduz o risco de acidentes em casa.
  • É praticamente impossível distinguir entre imitações e originais.

Para além disso, é também de salientar que os azulejos de imitação são hoje em dia compatíveis com muitas tecnologias modernas de ar condicionado. Estamos a referir-nos, por exemplo, ao aquecimento por piso radiante. Os azulejos originais, pelo contrário, não o são.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Como escolher os ladrilhos hidráulicos?

Esclarecido o ponto anterior, é altura de explicar quais os aspectos a que deve prestar atenção na escolha dos ladrilhos hidráulicos.

1. onde é que os vai colocar?

Tradicionalmente, este tipo de ladrilho é colocado nos pavimentos das salas de estar, dos quartos e de outras áreas comuns da casa, com exceção das cozinhas e das casas de banho. No entanto, hoje em dia, também é possível colocá-lo nestas divisões sem qualquer problema.

No entanto, o pavimento pavimento hidráulico para casas de banho e y cozinhas têm algumas caraterísticas especiais. As mais importantes são a ausência de juntas para evitar a acumulação de sujidade e a aplicação de tratamentos para dar mais aderência à superfície. Lembre-se que estes são os dois locais da casa onde a humidade está mais concentrada e, por isso, onde existe maior risco de escorregar.

Pavimento hidráulico de cozinha

Da mesma forma, este tipo de azulejo pode ser utilizado nas paredes de ambas as divisões. Neste sentido, o grés porcelânico é um dos materiais mais fáceis de limpar.

Tamanho e formato

A grande maioria dos ladrilhos hidráulicos de imitação tem uma forma quadrada. Têm geralmente 20 x 20 cm ou, no máximo, 30 x 30 cm. Isto deve-se ao facto de as prensas utilizadas para compactar o cimento só permitirem originalmente estas dimensões.

No entanto, hoje em dia, é possível optar por opções muito mais originais. É o caso, por exemplo, dos que têm formas octogonais e hexagonais. No entanto, a espessura mantém-se normalmente inalterada (entre 17 e 20 milímetros).

3. A conceção

Esta é, sem dúvida, a questão mais pessoal de todas, pois depende dos seus gostos e do estilo decorativo que escolheu para a sua casa. No entanto, as opções são quase infinitas. A seguir, damos-lhe alguns exemplos de estilos para que possa ver por si próprio:

  • Árabe. Tal como o nome sugere, utiliza padrões de design das tendências de decoração marroquinas e do Médio Oriente. Para ter uma ideia, veja a coleção Casablanca da Harmony.
  • Rústico. Os ladrilhos hidráulicos deste estilo fazem lembrar as antigas casas de campo. No nosso catálogo, destacamos a coleção Rialto da Mainzu. É possível ir mais além, dando um toque desgastado aos desenhos, como faz a coleção Mudéjar De Keros.
  • Andaluz. Estamos a falar de azulejos marcados pela utilização de brancos, azuis e tons semelhantes, acompanhados por arcos, mosaicos e um toque boémio. As colecções Sevilla e Cartuja da Keros são exemplos claros.
  • Retro. Evoca as tendências predominantes antes da década de 1960. Aqueles de nós que têm alguns anos de idade recordam-nos muito bem dos tempos que passámos durante a nossa infância em casa dos nossos avós. A coleção Nostalgy da Mainzu reflecte muito bem os seus padrões através da utilização do rosa e do castanho.

Se tiver em conta estes três aspectos que acabámos de mencionar, pode ter a certeza de que escolherá os melhores ladrilhos hidráulicos para a sua casa. Neste sentido, se tiver alguma dúvida ou quiser pedir um orçamento personalizado, contacte-nos.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Leave a Comment