¡Suscríbete a nuestro blog!

Como escolher portas blindadas e o preço a que as pode comprar

Quando se trata de comprar portas blindadas, o preço é uma das questões que mais preocupa os utilizadores. De facto, é muito provável que a mesma coisa aconteça consigo. No entanto, há muitos outros aspectos que deve ter em conta se quiser fazer a escolha certa. No ParaTuReforma queremos dar-lhe uma ajuda, por isso preste atenção.

Portas blindadas: preço e tudo o que precisa de saber

O que é uma porta blindada? Esta é a primeira coisa que tem de ser clara.

Mais concretamente, uma porta blindada é uma porta de madeira na qual foram colocadas uma ou duas placas de metal (uma de cada lado) no interior. Além disso, assentam em caixilhos de madeira que, por vezes, são revestidos de aço. Isto depende do modelo em questão.

Preço das portas reforçadas

Para além disso, as portas blindadas são consideradas portas de segurança de acordo com a norma europeia UNE-EN 1627:2011. A maioria dos modelos tem uma classificação entre 3 e 4, o que garante que podem suportar até 500 kg de pressão durante períodos entre 10 e 15 minutos. Isto faz com que seja muito difícil para os criminosos abrirem-nas.

Mas as portas blindadas também oferecem muitas outras vantagens:

  • É praticamente impossível abri-las através do método da alavanca. Seria necessária uma força que nem mesmo vários homens seriam capazes de aplicar.
  • Ajudam a amortecer o ruído.
  • Em caso de incêndio, retardam a propagação do fogo.

Tenha cuidado para não confundir portas blindadas com portas blindadas. Estas últimas são muito mais robustas e têm caixilhos feitos de uma única peça de aço. São obviamente mais seguras, mas também consideravelmente mais caras. Além disso, na maioria dos casos, as portas blindadas são capazes de satisfazer plenamente as necessidades de uma casa convencional.

CTA 3 - Consejos y errores comunes

Então, qual é o preço de uma porta blindada? Depende de muitos aspectos, como o design, a cor ou o tipo de fechadura instalada. Em geral, o preço varia entre 350 e 600 euros. Se não souber como instalar a porta e tiver de pagar os honorários de um instalador, o preço aumentará para cerca de 600-800 euros.

Tipos de portas blindadas

Estão disponíveis no mercado diferentes tipos de portas blindadas. A classificação mais importante baseia-se no número de chapas de aço no interior da porta:

  • Portas blindadas de uma camada. Têm apenas uma camada localizada no lado virado para o exterior. Atualmente, quase não são fabricadas, pois oferecem um nível de resistência à abertura bastante baixo.
  • Portas reforçadas com chapa dupla. São as mais disponíveis no mercado. Têm uma chapa de aço de cada lado, o que dificulta a abertura à força e proporciona um isolamento acústico e térmico.

Uma vez esclarecida esta questão, é altura de falar sobre a conceção das portas blindadas. Atualmente, há duas tendências que são muito predominantes.

Rústico

Nas portas blindadas rústicas, a madeira é, sem dúvida, o principal protagonista. Neste sentido, a maioria dos utilizadores opta por utilizar o tom natural do material , adicionando um verniz protetor. A nossa porta Triana é um bom exemplo disso. No entanto, é também uma tendência pintá-las com cores vivas e apelativas. Pelo menos num dos lados.

Outra tendência comum nas portas blindadas rústicas é a incorporação de pequenos painéis de vidro para substituir o olho mágico. Isto permite a passagem de mais luz sem comprometer a segurança.

Esta é, sem dúvida, a opção mais interessante para si se tiver uma casa isolada, uma vivenda ou uma casa de campo.

Moderno

As portas blindadas modernas, por outro lado, são muito mais adequadas como elementos de entrada em edifícios residenciais. De facto, quando são escolhidas as mesmas para todas as habitações, transmitem harmonia cromática e visual.

Neste tipo de porta, a madeira também costuma ser a protagonista, embora seja verdade que o branco também está muito na moda. No entanto, o que mais as caracteriza são as superfícies lisas ou, no máximo, decoradas com uma ou mais linhas horizontais.

Caraterísticas

As portas blindadas têm uma série de caraterísticas que as definem e as diferenciam de outros tipos de portas de segurança. Embora já tenhamos referido algumas delas anteriormente, vamos resumi-las aqui:

  • Atingem um grau de segurança 3 ou superior de acordo com os critérios da norma UNE-EN 1627:2011.
  • São fixados em estruturas de madeira que, por vezes, são revestidas de aço para as tornar mais resistentes.
  • Têm duas placas de aço no interior. É verdade que ainda existem portas blindadas de painel único, mas estão a desaparecer gradualmente do mercado.
  • Têm barras de aço que bloqueiam a porta dos quatro lados.
  • É muito difícil replicar chaves para este tipo de porta.
  • Cada lado pode ser lacado numa cor.

Outras considerações antes de comprar uma porta blindada

No entanto, podemos dar-lhe algumas dicas adicionais para o ajudar a fazer a escolha certa quando escolher a sua nova porta blindada:

  • Certifique-se de que a porta blindada que escolher possui a acreditação ENAC (Entidade Nacional de Acreditação). Este é o documento que garante que a porta cumpre os requisitos de segurança da norma UNE-EN 1627:2011.
  • Verificar a blindagem interior. Há muitas portas que, à primeira vista, podem parecer blindadas, mas não o são.
  • Observe bem a fechadura e certifique-se de que tem o maior número possível de pontos de ancoragem. Assim, será mais difícil forçar a abertura.
  • No que diz respeito à fechadura, verifique também se esta possui elementos de proteção contra as técnicas comuns utilizadas pelos criminosos. É o caso, por exemplo, do método de choque ou de perfuração.

Agora que já sabe como são as portas blindadas e quanto podem custar, só tem de escolher a melhor para si. Se tiver dúvidas, consulte um especialista. A equipa de apoio ao cliente da ParaTuReforma terá todo o gosto em aconselhá-lo e ajudá-lo em tudo o que precisar.

CTA 1 - Espacios pequeños

Leave a Comment