Hoje em dia, existem vários materiais que oferecem um grau de resistência excecional. É o caso, por exemplo, do grés porcelânico, que faz parte da maioria dos ladrilhos que encontrará no nosso catálogo. Mas sabe como proteger os ladrilhos das zonas mais frequentadas da sua casa?
Sem dúvida que esta é uma questão muito importante, pois se não fizer um esforço para proteger o pavimento, este acabará por perder parte das suas qualidades estéticas e funcionais. Por esta razão, no ParaTuReforma decidimos dedicar este artigo à proteção desta parte fundamental de qualquer casa.
Como proteger os pavimentos
As tarefas relacionadas com a proteção do pavimento abrangem vários aspectos, dependendo da área em que o pavimento se encontra. Na maioria das casas, a casa de banho, a cozinha, a sala de estar e o hall de entrada são as zonas de maior tráfego. Além disso, durante os meses de verão, as varandas, os terraços, os pátios e, em geral, qualquer outro espaço exterior da casa também entram nesta categoria.
Em termos gerais, a manutenção do pavimento baseia-se na limpeza e na aplicação periódica de determinados tratamentos destinados a restaurar as suas propriedades originais. Nas secções seguintes, analisaremos esta questão em pormenor.
Limpeza
A sujidade é o principal inimigo do acabamento estético de qualquer pavimento. A este respeito, é mais fácil removê-la dos ladrilhos que são colocados no interior. Sobretudo nas salas de estar e nos quartos, uma vez que não requerem qualidades anti-derrapantes.
Os pavimentos de casas de banho, cozinhas e terraços, por outro lado, devem ter esta caraterística antiderrapante para evitar escorregadelas e quedas. O grés porcelânico é um material poroso, o que o torna áspero ao tato , com tendência a acumular sujidade. Lembre-se, no entanto, que o grés porcelânico não é um material poroso, pelo que, mesmo que a superfície fique suja, as manchas nunca deixarão marcas.
Na maioria dos casos, a limpeza destes pavimentos em áreas de tráfego intenso tem de ser efectuada com cuidado:
- Uma vassoura de cerdas macias, um aspirador vertical ou um aspirador robot.
- Uma esfregona.
- Água quente.
- Um produto específico que devolve o brilho à superfície dos azulejos.
Além disso, também é altamente recomendável adicionar algumas gotas de um produto protetor para pavimentos de porcelana ou do tipo específico que tem em sua casa. A razão? Evitará que as manchas fiquem incrustadas e facilitará ainda mais a limpeza com estes utensílios.
Manutenção
Por seu lado, a manutenção dos pavimentos nas zonas de tráfego intenso deve ser efectuada através da aplicação de determinados produtos específicos:
- Impermeabilização. São especialmente recomendados para todos os pavimentos com um certo nível de porosidade, como a pedra natural. No entanto, também é útil para os pavimentos de porcelana, uma vez que acrescenta uma camada extra de proteção contra a chuva e a humidade.
- Protectores de juntas. Estes são os elementos mais fracos de qualquer pavimento, uma vez que se trata de um espaço entre ladrilhos que é preenchido apenas pela argamassa. Estes produtos tornam as juntas imunes à água e evitam a necessidade de aplicar uma nova argamassa de vez em quando.
É importante lembrar que todos estes produtos devem ser aplicados quando a superfície do pavimento está completamente limpa. Caso contrário, existe o risco de não oferecerem todas as suas qualidades.
Por outro lado, é necessário proteger os seus ladrilhos do salitre se viver perto da praia. Este elemento, que viaja pelo ar a partir do mar, pode causar sérios danos à estética do seu pavimento exterior. Felizmente, existem produtos que previnem os seus efeitos.

Repelentes de água para pavimentos de terraços
Muitos utilizadores confundem-nos com produtos de impermeabilização, mas não são a mesma coisa. É verdade que estes produtos também criam uma barreira adicional contra os líquidos. Mas também evitam a formação de humidade e permitem que os pavimentos respirem. No entanto, a utilização de hidrófugos só faz sentido em terraços, alpendres e pátios, pois são as zonas mais expostas à humidade.
Proteção do solo durante a renovação
Uma renovação é uma altura muito delicada para o pavimento. A principal razão é que existe o risco de o cimento, a tinta ou o gesso mancharem o chão. Também pode sofrer arranhões (por exemplo, ao mover as escadas) ou golpes de queda de ferramentas ou qualquer outro tipo de utensílio.
Algumas pessoas utilizam jornal para cobrir os azulejos para evitar estes problemas. No entanto, este não é um material com consistência suficiente para os evitar completamente. Uma alternativa muito mais eficaz é o feltro de proteção. É normalmente vendido em folhas de 10 metros quadrados e tem as seguintes caraterísticas
- Uma vez no sítio, não se dobra nem se move.
- Não é necessária qualquer fita adesiva ou cola para o fixar ao chão, pelo que não deixa resíduos ou marcas.
- Adapta-se perfeitamente a todos os tipos de superfícies.
- É antiderrapante, o que minimiza o risco de quedas e acidentes.
- Pode ser utilizado mais do que uma vez.
- Tem um carácter impermeável.
- Amortece os choques.
Mas como é que se protege o chão com este tipo de utensílio? É muito simples. Basta desenrolar o feltro de proteção (vendido em rolos para facilitar o transporte) e colocá-lo no chão. Além disso, é um material que pode ser cortado com um cortador ou uma simples tesoura para se adaptar melhor à forma dos cantos. Depois, é só colocá-lo sobre a superfície e já está!
Proteger o solo é mais fácil do que se pensa
Estamos certos de que já sabe como proteger os pavimentos situados nas zonas mais frequentadas da sua casa. Na ParaTuReforma oferecemos-lhe uma grande variedade de produtos válidos para esta tarefa, por isso não hesite em consultar o nosso catálogo. E, se tiver alguma dúvida adicional ou quiser mais informações, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente. Os nossos especialistas ajudá-lo-ão em tudo o que precisar.