¡Suscríbete a nuestro blog!

Guia para escolher a porta de entrada correta para a sua casa

A porta da frente de uma casa é uma das partes mais importantes de uma propriedade. Não se deve improvisar ou poupar recursos quando se trata de escolher a porta da sua casa. Neste aspeto, a nossa recomendação é que não olhe apenas para a sua estética. Deve ter em conta vários factores na sua escolha. Um dos mais importantes é a segurança. Nas linhas que se seguem, vamos analisar este critério e outros que serão do seu interesse. Preste atenção.

CTA 1 - Espacios pequeños

As chaves da porta da frente

Antes de mais, importa referir que a composição de uma porta de casa será definida pela combinação de um conjunto de caraterísticas básicas. A seleção pessoal destas caraterísticas dá origem a produtos feitos à medida. Estes são adaptados às necessidades e gostos específicos de cada utilizador.

Existe uma grande variedade destes recintos tão importantes nas habitações. Em termos gerais, podem distinguir-se pelos seus níveis de segurança, materiais, elementos de formato e desenhos, entre outras qualidades. Cada escolha traz consigo o benefício de um conjunto específico de caraterísticas.

Uma das circunstâncias mais importantes que influenciam a escolha da porta principal da sua casa é o facto de esta dar acesso a um espaço interior ou exterior. Como pode imaginar, as portas exteriores requerem materiais e desenhos que aumentem a sua resistência, segurança e durabilidade. As portas interiores, por outro lado, podem ser mais leves.

As soluções convencionais, como as portas pivotantes com um eixo vertical, são o método de abertura mais comum. Estas cobrem as necessidades básicas de permitir e fechar o acesso e separar espaços. As dobradiças são os componentes que facilitam este mecanismo de abertura e fecho. Não é muito comum, por exemplo, encontrar portas de correr em entradas residenciais.

A configuração destes compartimentos dependerá também de variáveis tão fundamentais como as que vamos explicar de seguida. Tomar nota:

Segurança

A porta de entrada é, juntamente com as janelas, o ponto mais vulnerável através do qual os criminosos podem aceder à sua casa. Antes de comprar uma destas portas, informe-se sobre os principais componentes da estrutura interna e do sistema de fecho que determinam o seu nível de segurança. Referimo-nos ao aro, à folha, à fechadura e ao espelho. Hoje em dia, existem até mecanismos tecnológicos de domótica para automatizar e facilitar o funcionamento e o controlo de uma porta principal.

As portas blindadas são, sem dúvida, as mais seguras, pois possuem reforços e perfis em aço soldado. Além disso, destacam-se pela sua resistência ao desgaste provocado pelas intempéries. As portas blindadas, por outro lado, combinam chapas de aço e painéis metálicos. São recomendadas apenas para uso interior.

Por último, as portas metálicas, constituídas por uma folha de aço e uma estrutura de aço, oferecem um nível de segurança médio a básico.

Porta de entrada da casa

Os materiais

Após a revisão da segurança das portas das casas, analisamos mais materiais utilizados no fabrico destes recintos. Para além dos que apresentámos na secção anterior, destacam-se os seguintes:

  • PVC. Para além da sua elevada dureza, este material é valioso pelo isolamento térmico e acústico que proporciona. A espuma no interior da porta é a chave para estes benefícios. A compra de uma porta fabricada com este derivado plástico é um investimento muito rentável. Além disso, a sua manutenção é muito fácil.
  • O alumínio. É apreciado pela sua versatilidade, resistência e adaptabilidade às mais modernas tendências de design. Se incorporar a rutura da ponte térmica, isolará adequadamente o ruído e as temperaturas extremas. Por fim, a tripla junta garante a sua estanquicidade.
  • Madeira maciça. É um material nobre e muito procurado na decoração, mas não oferece o mesmo nível de segurança que o metal. No entanto, se comprar estas portas com reforços metálicos, ganhará em proteção.

Os elementos de formatação

Tendo analisado a contribuição da estrutura interna das portas principais para a segurança, passemos à estrutura externa. A sua imagem é definida pela mistura de uma série de elementos de formato. Neste sentido, é habitual procurar uma identidade com os recintos e a estética da sua casa, bem como com a imagem do seu edifício.

A coordenação estética, mais do que nos materiais, deve predominar na escolha das cores. Em geral, é aconselhável que a porta não entre em conflito com a gama cromática que a rodeia. Este é um critério estético que pode mesmo ser-lhe imposto pela sua associação de proprietários.

Em termos de acabamentos, predominam os modelos lisos, riscados e axadrezados. Se for possível uma maior personalização, esta pode ser conseguida através de pormenores no puxador e nos acessórios.

A conceção

A prioridade da funcionalidade e da segurança na escolha das portas para a sua casa não deixa muito espaço para o design. No entanto, a estética também deve ser uma das suas razões para escolher uma porta. Em termos gerais, o lema “menos é mais”. O minimalismo traduz-se, acima de tudo, numa preferência pelo branco. No entanto, as portas podem ser concebidas numa vasta paleta de cores, que podem até imitar os tons e as qualidades de materiais como a madeira.

Este minimalismo combina na perfeição com pormenores contemporâneos, tais como ferragens em latão escuro niquelado ou puxadores alongados (em vez dos clássicos puxadores). As portas lisas, com as suas linhas que evocam simplicidade e elegância, enquadram-se bem nestes estilos modernos que fazem da simplicidade o seu leitmotiv.

Em suma, a porta da frente de sua casa é uma parte essencial de sua casa, então você deve levar muito a sério como você quer combinar as caraterísticas que apresentamos acima. Tem à sua disposição uma grande variedade de modelos que disponibilizamos na ParaTuReforma.

CTA 1 - Espacios pequeños

Leave a Comment