O revestimento em placas de gesso é muito mais simples, cómodo e prático do que pode parecer à primeira vista. De facto, tornou-se uma das opções preferidas dos utilizadores quando renovam a sua casa. Estamos convencidos de que, se chegou até aqui, é porque está interessado em utilizar placas de gesso no seu próximo projeto. No ParaTuReforma vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre eles. Preste atenção.
Instalação de placas de gesso cartonado: vantagens
O gesso e o reboco apresentam uma série de vantagens inquestionáveis no sector da construção. Não é por acaso que são amplamente utilizados em Espanha desde a década de 1970. No entanto, quando são apresentados sob a forma de plaquetas, os seus benefícios multiplicam-se. Especialmente quando se trata de revestir paredes e tectos.
Mas o que são exatamente? Vamos dar uma olhadela:
- Instalação fácil, rápida e limpa. A instalação de uma placa de gesso não requer uma fundação, mas é efectuada a seco. Por conseguinte, é gerada muito pouca poeira e sujidade durante o processo. Os perfis metálicos utilizados são aparafusados entre si, o que faz com que a instalação se assemelhe a um puzzle muito fácil de resolver.
- Elevada capacidade de isolamento. O gesso é um material ignífugo ao qual se juntam benefícios contra a humidade e o bolor. Pode ser equipado com elementos de isolamento térmico e acústico para proporcionar uma casa insonorizada e facilitar a obtenção de uma temperatura confortável.
- Versatilidade nos desenhos. A plasticidade do gesso permite-lhe obter acabamentos fantásticos, mesmo quando desenha curvas nas paredes. Sem dúvida, é um material que lhe permitirá dar asas à sua criatividade.
- Económico e leve. O gesso é um material de construção muito mais barato do que o betão e o tijolo, por exemplo. Como pesa pouco e tem um processo de instalação tão simples, o custo total é muito reduzido. De facto, se tiver as ferramentas certas, pode fazê-lo você mesmo.
Todas estas vantagens minimizam o único inconveniente de um revestimento em gesso cartonado. Estamos a falar, em particular, da sua baixa resistência ao impacto. No entanto, é um material que pode ser reparado muito facilmente.
Ferramentas
Como acabámos de dizer, a instalação de ladrilhos de gesso em casa é bastante simples e requer ferramentas que, em maior ou menor grau, todos os entusiastas da bricolage têm em casa. Mais concretamente, vai precisar de
- Lápis e pincel.
- Nível de bolha de ar e régua.
- Fita métrica e flexómetro.
- Cortador.
- O quebra-cabeças e o quebra-cabeças.
- Aparafusadora sem fios e conjunto de bits.
- Berbequim de percussão e um conjunto de brocas.
- Tesouras para chapas metálicas.
- Alicate de perfuração.
- Lixa ou lixadeira eléctrica.
- Espátula e espátula.
- Escada.
Para realizar a tarefa sem riscos, recomendamos o uso de uma máscara, óculos de proteção para os olhos, luvas e calçado de segurança.
Materiais
Obviamente, os elementos essenciais são a placa de gesso laminado ou o fibro-gesso, que são as duas alternativas mais comuns no mercado. Uma vez na posse destes elementos, é também necessário proceder à sua montagem:
- Perfis de madeira ou, de preferência, de aço.
- Parafusos específicos para placas de gesso cartonado.
- Argamassa autonivelante.
- Fita de vedação acústica para reboco.
- Material de isolamento térmico.
- Massa para juntas de gesso.
- Primário de aderência.
Passos
Nesta altura, está na altura de pôr mãos à obra e colocar o revestimento de gesso cartonado nas suas paredes ou tectos. Este guia passo a passo ser-lhe-á muito útil.
Preparação do processo
A primeira fase do processo consiste em preparar tudo. Para o fazer, é necessário medir com exatidão todo o trabalho. Recomendamos que faça um esboço em papel com as dimensões exactas.
Em seguida, coloque o material num local que lhe seja acessível. Se quiser proteger o chão, lembre-se de usar jornal ou outro tipo de cobertura para que não fique sujo, arranhado ao usar a escada ou danificado se deixar cair uma ferramenta.

Perfis dos montantes
Agora é altura de pegar na sua tesoura de chapa metálica e pô-la a funcionar. Note que os perfis do chão (UW) são diferentes dos montantes verticais (CW ou DB, consoante o nível de isolamento acústico de que necessita). Com base nas medidas que tirou anteriormente, dê-lhes a forma correta.
Ancoragem
Nesta altura, coloque os perfis inferiores no chão e faça uma marca em cada orifício para um parafuso de ancoragem. Em seguida, retire o perfil e, utilizando o martelo perfurador, faça os furos.
Coloque as cavilhas, volte a colocar os perfis e, desta vez, aperte-os firmemente com os parafusos. Para ter uma ideia, serão necessários cerca de 3 pontos de fixação por cada metro de parede.
Montagem do quadro
Quando os perfis estiverem fixados ao chão, coloque os caixilhos sobre eles. Para o efeito, necessita da ajuda do alicate de perfuração e dos parafusos de fixação. Se necessário, pode cortá-los com a tesoura para chapa metálica. Não é nada complicado.
Colocação de placas e isolamento
Agora é altura de colocar os azulejos de gesso nas respectivas molduras. Só precisa dos parafusos de gesso cartonado para os fixar. Antes de fechar a parede, coloque o elemento de isolamento térmico e acústico que adquiriu.
Instalação eléctrica
Antes de terminar, passe os fios para a instalação eléctrica de que necessita. Em seguida, utilize a serra para fazer os furos para as tomadas eléctricas e os interruptores.
Preenchimento de juntas e lixagem de paredes
A última fase do processo é calafetar as juntas para que fiquem escondidas. Faça o mesmo com as cabeças dos parafusos visíveis. Se detetar alguma irregularidade, esfregue com uma lixa até obter um acabamento completamente liso.
Isto é tudo o que precisa de fazer para instalar um revestimento em gesso cartonado! Se tiver alguma dúvida ou quiser pedir-nos um orçamento, contacte a ParaTuReforma.