No ParaTuReforma elaborámos um pequeno guia com dicas e truques úteis para a limpeza de pavimentos em casa. A razão é que o soalho é um material muito sensível e, por isso, não deve descurar a sua manutenção para o manter impecável durante mais tempo. Continue a ler para tomar nota dos segredos que lhe apresentamos neste conteúdo!
Como já referimos, ao limpar o chão, é essencial ter em atenção o tipo de material de que é feito. Tenha em conta que os componentes de cada um têm propriedades e caraterísticas diferentes, pelo que não é possível utilizar o mesmo tratamento para todos eles.
Azulejos de cerâmica ou porcelana
Para o soalho A primeira coisa a fazer é varrer ou aspirar para eliminar qualquer pó ou sujidade que possa ter aderido ao chão. Recomendamos que compre um aspirador de pó pelas suas inúmeras vantagens e facilidade de utilização.
Para limpar a porcelana ou a cerâmica, basta uma mistura de água morna com um pouco de detergente para a loiça, embora deva ser muito suave. Em caso algum devem ser utilizados produtos químicos ou abrasivos, pois irão certamente danificar o acabamento. Misture a solução com água limpa e utilize uma esfregona. Também pode utilizar um pano macio, mas lembre-se de que não devem ficar manchas de água no final do processo de limpeza.
As juntas destes ladrilhos requerem mais manutenção devido ao facto de serem manuais. Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e água e aplique-a com uma escova de dentes velha. Desta forma, o bolor e a sujidade acumulada deixarão de ser um problema.
Recomendamos que se certifique de que o azulejo de cerâmica ou porcelana está sempre seco, pois esta é a forma correta de evitar a formação de bactérias e fungos.
Madeira
A chave para manter o seu soalho de madeira em óptimas condições é varrê-lo ou aspirá-lo regularmente. A consequência imediata é que a sujidade não arranhará a superfície.
Este material não pode ser limpo com um produto qualquer. Sugerimos que consulte os produtos que temos no nosso catálogo para proteger os pavimentos e os revestimentos, como, por exemplo, o spray para limpar juntas. No entanto, não hesite em contactar-nos para que o possamos ajudar a encontrar o produto de que necessita. Há uma solução que nunca falha, uma mistura de vinagre branco e água. No entanto, a quantidade de água deve ser proporcional, pois a madeira corre o risco de se deformar.
Vinil
Para um pavimento de vinil, é também altamente recomendável que a limpeza seja efectuada regularmente. Esta é a melhor forma de evitar a acumulação de pó e sujidade.
Estão disponíveis no mercado produtos específicos para a limpeza deste material, mas também pode preparar uma combinação de água com um pouco de sabão neutro para esfregar o chão. O passo seguinte é enxaguar o pavimento com água limpa para remover qualquer resíduo de sabão seco.
Manchas húmidas? Também temos a solução. Basta aplicar um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja húmida.
Embora possa parecer óbvio, vale a pena lembrar que os móveis devem ser protegidos como medida para evitar danos.
Betão polido
A primeira coisa a ter em conta é que nunca se deve utilizar produtos químicos ou abrasivos, pois estes danificam o pavimento.
Os métodos de limpeza são muito semelhantes aos dos outros materiais. Em primeiro lugar, uma solução de água morna com um detergente neutro para esfregar, embora seja necessário varrer ou aspirar previamente o pó e a sujidade grosseira da superfície.
Aconselhamo-lo também a selar o seu pavimento de betão polido de dois em dois anos para manter o seu aspeto original. Isto permitir-lhe-á protegê-lo de manchas difíceis de limpar e de danos de todos os tipos. Outro truque simples é colocar tapetes nas zonas de maior tráfego de pessoas para reduzir o desgaste.
Mármore
Este material é, sem dúvida, um dos mais delicados em termos de manutenção. A principal razão para tal é a sua natureza porosa. Por conseguinte, tende a sujar-se com muita frequência e perde o seu brilho com o tempo. Esta caraterística impede a utilização de produtos químicos e abrasivos. A lixívia é, por conseguinte, fortemente desaconselhada.
Por outro lado, evita que a humidade penetre no mármore, o que é muito prejudicial. Antes de passar a esfregona, passe um esfregão ou um pano para remover a humidade, o que também tornará o chão de mármore mais brilhante.
Recomendamos a aplicação de uma camada de cera uma vez por mês na superfície. Desta forma, o brilho permanecerá intacto e também evitará que as manchas sejam absorvidas.
Parquet
O parquet é outro material delicado em termos de manutenção, para além de ser um pouco mais caro do que outros tipos de pavimentos.
Para o manter impecável, a primeira dica é varrer regularmente. Se utilizar um aspirador, este deve ter uma escova macia ou um esfregão de microfibras para apanhar o pó. Caso contrário, as probabilidades de riscar o chão são muito elevadas.
Quanto aos produtos, preparar água morna com um detergente específico para este material. Mergulhar um pano na solução e espremer o excesso de água. O detergente é muito prejudicial para este tipo de soalho devido à sua fácil penetração nas juntas. Para limpar corretamente o soalho de parquet, deve limpá-lo no sentido da linha da madeira.
E, por fim, deixe-o secar completamente antes da passagem da sua família. De facto, aconselhamos a abrir as janelas ou mesmo a colocar uma ventoinha na divisão para uma secagem mais rápida e fácil.
Achou interessantes as dicas para limpar o chão aqui apresentadas?
Como viu, a limpeza dos pavimentos é um passo essencial para os manter nas melhores condições possíveis. Lembre-se que estamos à sua disposição através de qualquer um dos meios de contacto que encontrará na Internet. Confie em ParaTuReforma e ponha as suas mãos em materiais e ferramentas de última qualidade para embelezar e cuidar da sua casa.