¡Suscríbete a nuestro blog!

Materiais e técnicas de instalação de vigas de madeira falsa

As vigas de madeira artificiais estão a ganhar destaque no mundo do design e da decoração de interiores. Sobretudo, entre aqueles que desejam criar ambientes de estilo rústico em casa, mas sem as desvantagens da madeira natural.

É um deles? Se sim, está interessado no que lhe vamos dizer no ParaTuReforma. Dedicamos este artigo a dizer-lhe o que são vigas de madeira falsas, que materiais são utilizados para as fabricar e como são instaladas. Não perca.

Vigas de madeira falsas

Vigas de madeira falsas

As vigas são elementos arquitectónicos rígidos que eram normalmente colocados horizontalmente nos telhados. O seu objetivo era suportar e transmitir as cargas transversais aos pilares ou a outros dispositivos de suporte.

Quando são de madeira, são muito atraentes do ponto de vista estético. De facto, as casas antigas que ainda as têm são muito valorizadas. No entanto, têm alguns inconvenientes:

  • Muita manutenção. É habitual ter de aplicar tratamentos especiais de poucos em poucos anos para evitar, por exemplo, que a madeira perca as suas propriedades originais.
  • Existe o risco de apodrecimento. Sobretudo se houver um problema no telhado que permita a entrada de água. Trata-se de um inconveniente que, na maioria dos casos, não pode ser resolvido.
  • Difícil de instalar. Não se deve esquecer que as vigas de madeira são bastante pesadas, o que dificulta a sua instalação. Mesmo que não sejam portadoras de carga e desempenhem apenas um papel decorativo.
  • Preço elevado. A madeira é bastante cara em comparação com os materiais utilizados nas vigas de imitação.

As vigas de madeira de imitação imitam perfeitamente a estética da madeira natural. De facto, à primeira vista, é impossível distingui-las das originais. Além disso, não apresentam nenhuma das desvantagens acima mencionadas, nem desempenham qualquer papel estrutural no edifício. Esta é a principal razão pela qual se tornaram o protagonista dos ambientes rústicos.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Materiais

Há dois materiais habitualmente utilizados no fabrico de vigas de imitação de madeira. O primeiro é o poliuretano de alta densidade. Distingue-se principalmente por:

  • É muito maleável e flexível. Não é por acaso que é possível encontrar vigas de madeira falsas de forma quadrada e semi-redonda.
  • Oferece boas propriedades de isolamento térmico e acústico.
  • É resistente à abrasão, ao choque e ao rasgamento.
  • É 100% impermeável.

No entanto, atualmente, existem inúmeras técnicas que permitem conferir-lhe um aspeto estético muito semelhante ao da madeira natural. O mesmo se aplica ao poliestireno, que é o outro material mais utilizado para este fim.

A qualidade da viga de chupeta é largamente determinada pela densidade e espessura do material. Está disponível em vários comprimentos. Os comprimentos típicos variam entre 2 e 6 metros.

Obviamente, como se trata de tamanhos relativamente normalizados, haverá alturas em que será necessário cortar as vigas. Isto não constitui um problema quando se utilizam os materiais acima referidos. Nas extremidades que tocam as paredes, devem ser colocadas peças chamadas remates ou consolas. Só assim é possível obter um acabamento perfeito.

Técnicas de instalação

Existem duas maneiras de instalar vigas de madeira falsas. Vamos explicá-las agora para que possa decidir qual a que mais lhe convém. No entanto, podemos dizer-lhe que ambas são tão simples que pode até fazê-las você mesmo, mesmo que não tenha grandes conhecimentos de bricolage.

1. instalação de vigas de madeira falsas com tampões de madeira

Esta é a forma mais segura de os instalar, embora seja também a mais complexa. Para o fazer, vai precisar de:

  • Um metro.
  • Um berbequim.
  • Blocos de plástico.
  • Parafusos de fixação.
  • Tampões de madeira com sistemas de clique.
  • Uma escada.
  • Um pouco de massa da mesma cor que a viga.

Já tem tudo? Então está na altura de pôr mãos à obra:

  1. Meça o comprimento total do teto e faça uma marca a cada 70 centímetros.
  2. Desenhe uma linha reta que sirva de guia para a colocação posterior das vigas.
  3. Utilize o berbequim para fazer os furos para as cavilhas que irão segurar a viga. Utilize parafusos de fixação para se certificar de que tem uma boa fixação.
  4. Encaixe cada viga no teto. O sistema de clique das cavilhas mantê-las-á firmemente no lugar.
Vigas de madeira falsas para a casa

Quando tiver terminado, veja da escada se existem imperfeições. Depois, esconda-as aplicando um pouco de massa e está pronto.

2. instalação de vigas de madeira falsas com adesivo

Esta alternativa pode ser mais interessante do que a anterior quando as vigas falsas vão ser de pequenas dimensões e, consequentemente, ter um peso bastante reduzido. Concretamente, o que se deve fazer é o seguinte:

  1. Limpe bem o teto. Certifique-se de que remove quaisquer impurezas ou sujidade, caso contrário a cola pode não aderir bem.
  2. Como no caso anterior, faça uma marca a cada 70 centímetros para determinar a posição das vigas.
  3. Coloque o adesivo na superfície das vigas que entrarão em contacto com o teto e cole-as.
  4. Por fim, utilize massa de vidraceiro para esconder as imperfeições.

Existem vigas de imitação de madeira que vêm com o adesivo necessário para a instalação. No entanto, se o modelo de que gosta não vier com ele, não se preocupe. Basta dirigir-se a uma loja de ferragens, explicar a situação ao vendedor e deixar que ele o aconselhe. Ele dir-lhe-á qual é a melhor cola para si neste caso.

Deseja saber mais sobre as vigas de madeira falsas ou decidiu comprá-las? Em qualquer caso, convidamo-lo a contactar-nos. Na ParaTuReforma, não só podemos oferecer-lhe conselhos de qualidade para o ajudar a escolher o modelo certo para si a partir do nosso catálogo, como também podemos preparar um orçamento personalizado rapidamente e sem compromisso.

CTA 5 - Tendencias baños y cocinas

Leave a Comment