¡Suscríbete a nuestro blog!

Misturadores de argamassa: Ferramentas essenciais para uma mistura eficiente e homogénea

Os misturadores de argamassa são ferramentas indispensáveis no mundo da construção. Graças a elas, poderá aplicar este material em qualquer projeto de renovação que empreenda.

No entanto, é possível que não saiba bem o que é a argamassa, qual a utilização exacta das misturadoras e que variedade existe no mercado. Não se preocupe, no ParaTuReforma vamos explicar-lhe tudo ao pormenor, preste muita atenção!

O que é a argamassa e para que servem os misturadores?

A argamassa é um material de construção formado por uma mistura de cimento ou de cal, que são os elementos que actuam como aglutinantes. Além disso, é adicionada uma certa proporção de areia e água, dependendo do tipo de renovação a efetuar e do objetivo a atingir.

Além disso, é possível adicionar a esta mistura uma série de aditivos para argamassa com o objetivo de a dotar de uma série de caraterísticas particulares. Estamos a falar, por exemplo, de maior resistência, impermeabilidade ou elasticidade.

Quando a mistura de argamassa estiver pronta, pode utilizá-la para uma variedade de fins:

  • Unir blocos e tijolos de pedra ou de betão para construir paredes.
  • Nivelamento de paredes exteriores e interiores.
  • Reforço de outros materiais e elementos de construção.
  • Fazer betonilhas.
  • Nivelamento do terreno.

No entanto, para garantir que a mistura é uniforme e homogénea, é necessário utilizar um misturador de argamassa. Geralmente, trata-se de um dispositivo constituído por um tambor e uma série de pás que servem para agitar os diferentes elementos da mistura.

Variedade de misturadores de argamassa

Basicamente, existem dois tipos de misturadores de argamassa no mercado:

  • Misturadores de argamassa com tambor incorporado. São recomendadas para os profissionais, pois permitem produzir grandes quantidades de produto de forma rápida e fácil. A sua estrutura inclui um depósito ou tambor que, regra geral, tem uma capacidade entre 40 e 150 litros. No seu interior é possível encontrar um conjunto de pás que, ao rodar, agitam e favorecem a mistura dos diferentes elementos.
  • Misturadores verticais de argamassa. Estes aparelhos não possuem um tambor. São normalmente utilizados para produzir pequenas quantidades num balde convencional. A sua estrutura é constituída por uma base com duas pegas dentro da qual se encontra o motor. A ela está ligada uma vareta misturadora que, ao rodar, ajuda a efetuar a mistura.

Deve ter-se em atenção que estas barras de argamassa podem ser ligadas a outros aparelhos eléctricos, como berbequins e chaves de fendas. No entanto, se o motor não for suficientemente potente para remover o material, existe o risco de danos graves devido a sobreaquecimento.

CTA 3 - Consejos y errores comunes

A importância da mistura homogénea

A homogeneidade e a uniformidade da mistura são fundamentais. De facto, se não as conseguir, a colocação da argamassa tornar-se-á muito mais complicada. Além disso, grande parte das suas propriedades e caraterísticas perder-se-ão, pelo que não será útil para a realização da obra a que se propôs.

Esta é uma das principais razões pelas quais não recomendamos a mistura manual de argamassa. É sempre mais cómodo utilizar uma misturadora, pois terá de fazer menos esforço e, além disso, obterá um resultado muito melhor.

Misturador de argamassa

Escovas de carvão: vida útil

A função das escovas de carvão é eletrificar o rotor do motor do misturador de argamassa. Concretamente, são compostas por quatro partes:

  • Uma pastilha de carvão vegetal.
  • Uma mangueira ou um pigtail de cobre.
  • Um conetor de latão.
  • Uma doca.

Com o tempo, as escovas de carbono desgastam-se devido à fricção. Isto faz com que o tamanho da almofada diminua e a mola aumente, pelo que o contacto deixa de ser adequado.

A vida útil destas escovas de carvão depende da intensidade de utilização do misturador. Se esta for muito elevada, é necessário substituí-las de 6 em 6 meses. Por outro lado, se a utilização for menos constante, podem sobreviver durante mais de um ano.

Utilização de varetas com misturador de argamassa

Dissemos-lhe anteriormente que existem dois tipos de misturadores de argamassa. Neste sentido, as varetas foram concebidas para produzir este material de construção de uma só vez e em pequenas quantidades. É por isso que estas ferramentas não têm um tambor ou um balde.

Transporte de um misturador de argamassa

O transporte não é um problema para os misturadores de argamassa em barra. De facto, são facilmente desmontáveis e são frequentemente vendidas com uma mala ou pasta na qual podem ser convenientemente armazenadas e transportadas de um local para outro.

As misturadoras de argamassa com tambor são, no entanto, muito diferentes. Normalmente, têm duas rodas, o que facilita a sua deslocação no chão, caso seja necessário deslocá-las. No entanto, também é possível desmontá-las e colocá-las numa carrinha ou num veículo semelhante. Antes de o fazer, é aconselhável limpá-lo bem.

Segurança do misturador de argamassa

De um modo geral, os misturadores de argamassa são ferramentas de construção muito fáceis de utilizar e bastante seguras. De facto, não é necessário ter grandes conhecimentos na área para as utilizar.

No entanto, nunca é demais tomar uma série de precauções para evitar possíveis riscos. Estamos a falar, por exemplo, de:

  • Usar luvas de proteção para evitar o contacto da pele com a argamassa.
  • Usar óculos de proteção para evitar que o material entre em contacto com os olhos.
  • Estar atento a um eventual sobreaquecimento do motor.

Depois de tudo o que acabámos de lhe dizer, acreditamos que está pronto para comprar e utilizar misturadores de argamassa que lhe facilitarão a vida nos seus projectos de construção e renovação. Neste sentido, recomendamos-lhe que consulte o nosso catálogo, pois encontrará algumas opções muito interessantes. E se tiver alguma dúvida, não hesite. Contacte-nos e iremos resolvê-la rapidamente.

CTA 3 - Consejos y errores comunes

Leave a Comment