¡Suscríbete a nuestro blog!

Portas blindadas: o que são e como funcionam?

As portas blindadas são, sem dúvida, os pontos de acesso mais seguros a uma casa. De facto, são concebidas para resistir eficazmente às tentativas de abertura com ferramentas potentes e técnicas sofisticadas.

Mas o que são exatamente, como funcionam e que caraterísticas as definem? No ParaTuReforma vamos abordar todas estas questões e, para além disso, vamos explicar como se instalam e em que se diferenciam das portas blindadas. Não perca.

O que são portas blindadas?

Quando falamos de portas blindadas referimo-nos a portas de segurança com, pelo menos, duas chapas de aço no interior (uma de cada lado). Para além disso, são sempre instaladas em caixilhos metálicos, o que lhes confere um nível de resistência muito elevado.

Tudo isto significa que, atualmente, as portas de segurança são as portas de segurança mais fiáveis, robustas e resistentes que podem ser instaladas nas casas particulares. Além disso, dispõem de uma série de fechaduras e ferrolhos integrados que tornam muito difícil forçar a sua abertura.

Puertas acorazadas

Diferenças em relação aos veículos blindados

É possível que, em algumas ocasiões, tenha falado de portas blindadas e de portas de segurança blindadas como se fossem sinónimos. No entanto, isso é um erro, pois existem diferenças importantes entre os dois. Vejamos quais são elas:

  • A maioria das portas blindadas tem uma única chapa de aço no interior. De facto, esta é a razão pela qual, à primeira vista, se pode perceber que são mais finas do que as portas blindadas.
  • As portas blindadas são instaladas em caixilhos de madeira que, por vezes, são revestidos de aço. Os caixilhos das portas blindadas, no entanto, são feitos de uma única peça de liga de aço. Por conseguinte, são muito mais resistentes.
  • As fechaduras e os ferrolhos das portas blindadas são muito mais simples. Por exemplo, as portas blindadas têm pontos de ancoragem no chão, na parte superior do caixilho e em ambos os lados. Isto quase nunca acontece nas portas blindadas.

Como veremos mais adiante, a instalação de portas blindadas é também bastante mais complexa do que a de uma porta blindada. Isto significa que, na maioria dos casos, é necessária a presença de um ou mais profissionais especializados.

CTA 3 - Consejos y errores comunes

Principais caraterísticas

Existe uma caraterística que diferencia as portas blindadas de qualquer outro tipo de porta de entrada de uma casa. Para receber esta consideração, devem alcançar uma classificação antirroubo de grau 3, 4 ou 5 (rutura das medidas de segurança que protegem um imóvel) de acordo com as normas UNE 1627:2011.

Mas, para além disso, as caraterísticas deste tipo de porta são as que já mencionámos para as diferenciar das portas blindadas. Para relembrar, podemos dizer que são:

  • Sistema de chapa de aço dupla no interior da estrutura da porta.
  • Pré-estrutura e estrutura em aço numa só peça.
  • Fechaduras de segurança máxima com pontos de fixação nos lados, em cima e em baixo.

Além disso, todos os componentes das portas blindadas são feitos de materiais de alta qualidade. Para além disso, são muito pesadas, pelo que a sua instalação requer normalmente o trabalho de várias pessoas. Há modelos que podem pesar mais de 120 quilogramas.

Partes importantes das portas blindadas

As portas de segurança classificadas como blindadas são constituídas por uma série de componentes essenciais. Vejamos quais são:

  • Caixilho. É a estrutura que fixa a porta ao edifício. Como já foi referido, deve ser constituído por uma única peça de aço.
  • Pré-moldura. É colocado sobre o aro e a sua função é suportar a própria porta. Tal como o aro, também é feito de uma única peça de aço.
  • Fechadura. O cilindro é o orifício através do qual a chave é introduzida. Está normalmente protegido contra a abertura por perfuração e métodos comuns como o choque. Também aloja uma série de engrenagens que lhe permitem ativar as diferentes fechaduras e fixações.
  • Fixações. Quando a chave é rodada dentro da fechadura, a porta acciona uma série de elementos metálicos que a fixam ao caixilho. Tanto no chão como na parte superior e nos lados. Isto torna quase impossível a sua abertura.
  • Dobradiças. São as peças que permitem a abertura e o fecho da porta. Foram concebidas para que as dezenas de quilos que pesam possam ser deslocadas com toda a facilidade.
  • Olho mágico. Este é o elemento que permite ver quem está a bater à porta a partir do interior. Hoje em dia, os buracos electrónicos estão cada vez mais na moda.

Instalação de portas blindadas

O processo de instalação de uma porta blindada é relativamente longo e complexo. Se já tinha uma porta blindada, terá de substituir a estrutura de madeira por uma de aço, o que implicará um pequeno trabalho de alvenaria. Neste caso, pode demorar até 5 horas, pois terá de esperar que os materiais de construção sequem. No entanto, se já tiver outra porta blindada, isso não será necessário, pelo que o valor será reduzido para cerca de 3 horas.

Em todo o caso, vai certamente precisar de ajuda. Para ter uma ideia, enquanto o peso de uma porta blindada é de cerca de 50 quilogramas, o de uma porta blindada pode facilmente ultrapassar os 120 quilogramas. De facto, não é raro que atinjam os 200 kg quando instaladas em habitações unifamiliares. Tudo isto pode significar que, no final, a melhor ideia é recorrer a um profissional especializado.

Nesta altura, é suficientemente claro que as portas blindadas oferecem o mais alto nível de segurança possível às habitações. Por isso, se tiver de mudar a que tem atualmente na sua casa, o melhor é optar por elas. Na ParaTuReforma podemos ajudá-lo a escolher a mais adequada de acordo com o seu orçamento e as caraterísticas do imóvel. De que está à espera para nos contactar?

CTA 3 - Consejos y errores comunes

Leave a Comment