¡Suscríbete a nuestro blog!

Portas de segurança: como escolher a melhor para a sua casa

Todos nós nos preocupamos com a possibilidade de um intruso entrar em nossa casa quando não estamos lá ou, pior ainda, quando estamos dentro de casa. As portas de segurança foram concebidas para dificultar esta situação. Mas, como escolher a que melhor se adapta a si? Na ParaTuReforma vamos dar-lhe todas as chaves que precisa de saber sobre o assunto.

Tipos de portas de segurança

A primeira coisa a esclarecer é a diferença entre os dois principais tipos de portas de segurança.

Portas reforçadas

Comecemos por falar deste tipo de porta, que é feita de madeira. No entanto, no interior da sua estrutura há uma ou duas chapas metálicas. O objetivo? Torná-la mais robusta e mais difícil de ser arrombada por assaltantes e invasores.

O caixilho em que são instaladas é também de madeira, embora seja verdade que pode ser reforçado com uma camada de ferro. Caracterizam-se igualmente por terem uma fechadura de segurança concebida para impedir a sua abertura através das técnicas mais comuns utilizadas pelos intrusos. Estamos a falar, por exemplo, de choques ou de impressões.

CTA 1 - Espacios pequeños

Portas blindadas

Estas portas de segurança vão um passo mais além em termos de segurança e resistência. Isto deve-se ao facto de serem constituídas por uma estrutura de aço e várias placas de metal no interior da estrutura. Quando combinadas com fechaduras de segurança, são quase intransponíveis.

Um bom exemplo da robustez deste tipo de porta é oferecido pela nossa porta blindada Triana. No entanto, deve ter em conta que o seu preço é consideravelmente mais elevado do que o das portas blindadas. Isto é lógico, uma vez que são muito mais seguras.

Portas de segurança: dicas para escolher uma porta de segurança

Uma vez esclarecidos os tipos disponíveis no mercado, é altura de lhe dar os melhores conselhos para a sua escolha. Estamos certos de que, dentro do catálogo de portas ParaTuReforma, encontrará a que necessita.

Porta de segurança

Classificação de segurança

Talvez não o saiba, mas a norma UNE 1627:2011 mede o grau de segurança das portas. Especificamente, estabelece uma escala de 1 a 6. No entanto, de acordo com a norma UNE 85160:2013, só são consideradas portas de segurança aquelas que obtêm uma pontuação igual ou superior a 3. Vejamos com mais pormenor:

  • Grau 3. Proporcionam um nível básico de segurança. Estes são os mais comuns para a habitação
  • Grau 4: Estas portas são mais resistentes do que as anteriores, especialmente utilizadas em habitações de risco considerável, moradias senhoriais e escritórios de edifícios em zonas industriais.
  • Grau 5 e 6. Estas portas são as portas mais seguras disponíveis, têm uma espessura considerável e são utilizadas em centrais nucleares e áreas militares.

O nosso conselho é que, no mínimo, adquira uma porta de segurança com um grau de resistência 3 de acordo com a classificação acima. No entanto, se estiver numa zona residencial, seria preferível um grau de segurança 4. É provável que não necessite que o modelo em questão atinja o nível mais elevado.

Materiais

Antes de mais, deve prestar atenção ao caixilho. No caso das portas blindadas, é de importância vital que seja feita de aço e que seja constituída por uma única peça. Este é o metal que também deve ter sido utilizado para fabricar as tábuas de madeira no interior.

No que diz respeito ao revestimento exterior, é habitual que seja de madeira. Esta escolha depende muito do seu gosto pessoal e do estilo da sua casa. Também é possível lacar uma ou ambas as faces.

Conceção

O design exterior da porta tem por objetivo ocultar os elementos metálicos no seu interior. É óbvio que, sem ele, seria impossível obter um bom resultado estético.

A este respeito, existem muitas alternativas ao seu dispor. Vamos dar-vos alguns exemplos:

  • Portas blindadas rústicas. São, sem dúvida, ideais para a entrada principal de moradias isoladas e vivendas que tenham optado por este estilo decorativo. O modelo Triana que mencionámos anteriormente é um excelente exemplo.
  • Portas blindadas clássicas. Apresentam um design mais conforme aos cânones habituais deste tipo de porta. A porta blindada Cearco ilustra esta tendência, que se destaca pela sua elegância e sobriedade.
  • Portas blindadas de duas folhas. A porta blindada Triana também está disponível numa versão de folha dupla. Sem dúvida, esta é uma excelente alternativa para si se a entrada da sua casa for maior do que o habitual.
  • Portas blindadas modernas. As últimas tendências no design deste tipo de porta são principalmente a favor das linhas horizontais. Por isso, não é de estranhar que a porta blindada Verona seja uma das mais vendidas no nosso catálogo.
Porta de segurança blindada

Outras considerações

Neste ponto, vamos resumir todas as dicas que ainda não lhe demos, para que possa verificar se o modelo de que gosta as cumpre ou não:

  • A fechadura. Não vale a pena investir muito numa porta de segurança se não se comprar uma fechadura à altura. A este respeito, os especialistas aconselham que a porta deve ter pelo menos 12 a 19 fechaduras de segurança.
  • Dobradiças ocultas. Esta caraterística é essencial para evitar que os potenciais intrusos utilizem o método da alavanca para abrir a porta. Deve ser impossível aceder-lhes se a porta estiver fechada.
  • Chave única. Há alturas em que não temos outra opção senão deixar a chave da casa a uma terceira pessoa. Este sistema permitir-lhe-á fazê-lo sem que essa pessoa tenha a possibilidade de fazer uma segunda via.
  • Olho mágico. Tem duas opções. Por um lado, pode instalar um óculo convencional com um ângulo de visão de pelo menos 180 graus. Por outro lado, também tem a opção de obter um olho mágico eletrónico. Se o ligar à rede WiFi, poderá ver quem está à porta, mesmo que não esteja em casa.

Já dispõe de todas as informações necessárias para comprar as melhores portas de segurança. Mas, se tiver alguma dúvida ou quiser pedir um orçamento, não hesite em contactar-nos.

CTA 1 - Espacios pequeños

Leave a Comment