Quando se insonoriza uma parede, é necessário utilizar os materiais corretos. Graças a eles, mantém-se o ruído afastado e ganha-se paz de espírito. Mas antes de os utilizar, deve saber quais os passos a seguir na sua instalação ou quais são as opções mais importantes.
Porque é que a insonorização é importante?
Desfrutar de uma casa tranquila não é apenas uma questão de conforto, é também uma questão de saúde. Se o ruído for constante e demasiado forte, acabará por sofrer de mal-estar. Terá dificuldade em concentrar-se, terá dificuldade em dormir e sentir-se-á cada vez mais stressado. No final, ficará tão irritado que isso se reflectirá no seu carácter e nas suas interações com as outras pessoas.
Por outro lado, o ruído pode provir de muitas fontes, desde o exterior ao interior do edifício. Paredes mal insonorizadas deixam entrar os sons de ferramentas, música ou conversas. Mas não é só você que ouve os seus vizinhos ou o que eles fazem, eles também estão na mesma situação que você. Assim, fica exposto a perturbações constantes e perde uma parte importante da sua privacidade.

Passos a seguir
Depois de ter visto os efeitos de uma insonorização deficiente, deve estar ciente das medidas que pode tomar para resolver o problema. Considere o seguinte:
Avaliar o nível de ruído. Determine o tipo de sons que pretende bloquear e a quantidade de isolamento de que necessita. Isto ajudá-lo-á a selecionar os materiais adequados para a situação em que se encontra.
Identificar as fontes de ruído. Localize a fonte do som na parede que pretende insonorizar. Pode ser proveniente do exterior, como o tráfego, ou do interior do edifício, especialmente da atividade dos seus vizinhos.
Escolha os materiais de insonorização corretos. Há uma variedade de opções, como painéis de isolamento acústico, mástique acústico, folhas de vinil ou espuma. Pesquise as suas propriedades e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.
Preparar a parede. Limpe e remova qualquer sujidade, pó ou detritos. Se houver fendas ou buracos, encha-os com massa para garantir uma superfície lisa e uniforme.
Instalar os materiais de insonorização. Siga as instruções do fabricante para não cometer erros e para obter os efeitos desejados.
Vedar juntas e fendas. Utilize calafetagem acústica ou fita adesiva para vedar todos os orifícios à volta da parede para evitar fugas.
Efetuar testes de som. Depois de insonorizar a parede, verifique se o ruído já não é tão elevado ou se foi completamente atenuado.
Materiais para insonorização de paredes
Como já viu, pode utilizar diferentes materiais para insonorizar uma divisão. Cada um deles tem certas caraterísticas que é preciso conhecer. Desta forma, poderá encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento.
Poliuretano. É uma solução simples para insonorizar uma divisão. Além disso, o seu custo é inferior ao de outros materiais e é normalmente comercializado em folhas.
Massa acústica. Utilizada para selar as fissuras, juntas e lacunas da parede, o que ajuda a reduzir a transmissão do som.
Painéis de gesso cartonado PPH. Têm uma camada adicional de material de isolamento integrada no seu design. Isto leva a um aumento do peso, mas também a uma maior capacidade de bloquear o som.
Vinil. Encontra-o sob a forma de folhas que pode colocar entre a parede existente e uma nova camada de revestimento. Desta forma, adiciona uma barreira adicional para impedir o ruído.
Lã de rocha. Proporciona um bom isolamento acústico e térmico, resistindo ao fogo e a temperaturas elevadas. Por ter uma estrutura porosa e densa, impede a propagação de sons. Além disso, o material é comercializado em diferentes formatos, como painéis rígidos ou mantas flexíveis.
Lã de vidro. A sua estrutura é semelhante à da lã de rocha, uma vez que é porosa. Quando as ondas sonoras atingem o material, as suas fibras retêm-nas e convertem-nas em energia térmica. Assim, o som que acaba por passar é mínimo.
Cortiça. Se está à procura de uma opção sustentável, esta é a melhor. A sua capacidade de absorção de ruído é elevada e o peso do material é baixo, o que facilita a sua instalação em paredes, muros ou pavimentos. Também pode ser combinada com outros materiais para obter o máximo de insonorização.
Dicas e ideias de insonorização
A insonorização da sua casa melhorará muito a sua qualidade de vida. Não terá de suportar ruídos exteriores que acabarão por afetar a sua saúde e a dos membros da sua família. Para evitar que os sons incómodos se tornem um problema, pode colocar diferentes materiais nas paredes. Tanto no interior das paredes como na superfície, cria-se uma série de camadas para uma insonorização perfeita.
Para além dos aspectos acima referidos, os tectos e os pavimentos também merecem atenção, especialmente se viver num apartamento. Há muitas soluções disponíveis, incluindo a instalação de painéis suspensos. O seu objetivo é absorver as ondas sonoras provenientes do piso superior e são fáceis de instalar. Uma alternativa mais cara é a instalação de um teto falso com materiais isolantes no interior.
Quanto ao pavimento, os tapetes reduzem a transmissão do som do pavimento inferior. São uma solução eficaz e melhoram a estética de uma divisão. Naturalmente, os materiais que já conhece continuam a ser uma opção válida.
Do mesmo modo, o mobiliário de uma divisão pode ajudar a insonorizar. Os móveis com almofadas ou estofos absorvem o ruído em vez de o reflectirem, o que é muito útil. Até uma estante cheia de livros pode ser uma boa solução, se for colocada no sítio certo. Afinal, torna-se apenas mais um obstáculo e, na verdade, ajuda a reduzir o eco na própria divisão.
Se está a insonorizar uma parede, tenha em conta tudo o que leu. Há materiais que pode utilizar, tanto na superfície como no interior da parede. E não são a única solução, uma vez que os móveis e os elementos decorativos de uma divisão são uma grande ajuda.