Um rodapé branco moderno pode desempenhar um papel muito mais importante na decoração das paredes da sua casa do que possa pensar. De facto, embora seja um elemento tradicionalmente conhecido pelo seu aspeto funcional, também tem a capacidade de dar um toque de estilo à estética de qualquer sala de estar ou quarto.
Então, porquê escolher um rodapé branco, como escolhê-lo e que vantagens oferece? Estas perguntas e muitas outras serão respondidas no ParaTuReforma. Não deixe de ler o que preparámos para si abaixo.
Rodapé branco moderno
Os rodapés brancos modernos cumprem, antes de mais, uma série de funções quando colocados na parte inferior da parede. Estamos a falar, por exemplo, de:
- Evitar que o gesso se lasque.
- Evitar que a esfregona ou a vassoura manchem a parede ao esfregar e varrer.
- Ocultar pequenos danos, cabos e outros elementos.
No entanto, possuem também um certo número de qualidades estéticas. Em particular, os rodapés brancos de estilo moderno caracterizam-se por linhas rectas e juntas invisíveis. De facto, são muitas vezes vendidos em folhas com mais de 2 metros de comprimento, a fim de as reduzir ao mínimo.
Normalmente, é escolhido a condizer com as portas e em contraste com o chão, embora isto seja uma questão de gosto.

Elegância para o interior
É óbvio dizer que os rodapés brancos conferem elegância e modernidade a qualquer divisão da casa. No entanto, se lhe apetecer ser transgressor e estiver imerso numa grande renovação da sua casa, deve saber que não tem de os colocar diretamente na parede. Atualmente, existem tendências muito mais inovadoras e originais. São as seguintes:
- Rodapé embutido na parede. Neste caso, o rodapé branco moderno funde-se com a parede numa linha perfeitamente reta, de modo a passar praticamente despercebido. De facto, se o acabamento for excelente, é muito difícil encontrar a linha de separação.
- Rodapés embutidos. São quase colados à alvenaria, de modo que existe um espaço de vários centímetros entre o rebordo do reboco e a superfície do rodapé. Isto faz com que a parede pareça estar suspensa no ar.
Vantagens do rodapé branco moderno
A cor do rodapé desempenha um papel importante no acabamento estético da divisão. Neste sentido, se optar pelo branco, poderá usufruir de todas estas vantagens:
- Maior sensação de amplitude. Esta é a principal vantagem que o branco oferece na decoração de interiores. Com isto queremos dizer que faz com que as divisões pareçam maiores do que realmente são.
- Opções de combinação infinitas. Pode gostar de paredes brancas. Ou, por outro lado, pode querer pintá-las com uma cor rica, como azul escuro ou verde. Não importa. Um rodapé branco moderno adapta-se perfeitamente a todos estes casos e a muitos outros.
- Não passa de moda. Este é outro ponto importante, uma vez que a passagem do tempo não o fará aborrecer-se com o rodapé ou arrepender-se da sua decisão.
Para além disso, o branco é uma cor que está intimamente associada a várias tendências de decoração. É o caso, por exemplo, do minimalismo ou do estilo nórdico.
Como escolher um rodapé branco moderno
Ao comprar um rodapé branco moderno, é necessário ter em conta uma série de aspectos. Em primeiro lugar, temos de falar do material de que é feito:
- Cerâmica. Esta é a opção mais comum. Este material é geralmente utilizado para combinar com o revestimento do pavimento escolhido. Destaca-se pela sua dureza e resistência aos choques, bem como pela sua facilidade de limpeza e durabilidade.
- Melamina. A melhor alternativa neste momento. É um material feito de resinas que, para além de ser muito resistente, tem um bom nível de flexibilidade. Para além disso, tem uma excelente relação qualidade-preço e permite imitar todo o tipo de desenhos.
- Madeira. Apenas recomendado para a instalação de pavimentos de madeira. No entanto, embora esteticamente muito interessante, não possui qualidades tão notáveis como os materiais anteriores. Por exemplo, é muito vulnerável à humidade e muito menos resistente ao impacto.
Depois de ter determinado qual o melhor material para si, é altura de pensar na altura que o rodapé branco deve ter. Isto dependerá, fundamentalmente, da largura das paredes e da altura dos tectos.
Se o teto da sua casa não tiver mais de 260 cm, opte por um rodapé com uma altura máxima de 8,5 cm. Se, pelo contrário, tiverem uma maior separação do chão, então pode escolher um modelo até 12 cm de altura.
Se colocar um rodapé muito baixo em tectos muito altos, passará despercebido. Por outro lado, se colocar um rodapé muito alto quando a altura do teto é baixa, atrairá demasiada atenção. Além disso, reduzirão a sensação de amplitude do espaço.
O outro aspeto importante a ter em conta na escolha de um rodapé branco moderno é a forma. A este respeito, as tendências mais actuais são:
- Perfil clássico. É mais estreito em cima do que em baixo e não tem fresagem.
- Perfil de Weimar. Estilo plinto, ou seja, totalmente reto.
É verdade que também pode encontrar rodapés brancos com perfis de Hamburgo ou Berlim. No entanto, estes modelos têm fresas na parte superior (mais pronunciadas no primeiro caso do que no segundo), pelo que se adaptam melhor a divisões de estilo clássico, rústico ou colonial do que a ambientes modernos.
Depois de tudo o que acabou de ler, apetece-lhe instalar um rodapé branco moderno em sua casa? Então dê uma vista de olhos no catálogo online da ParaTuReforma e, se tiver dúvidas, contacte-nos. Aconselhamo-lo e ajudamo-lo no que quiser e, além disso, damos-lhe um orçamento sem compromisso. De que está à espera?