Embora os radiadores não se destaquem pela sua estética atraente, podemos integrá-los na decoração da casa ou renovar a sua aparência se utilizarmos uma tinta específica para alterar o seu aspeto.
Indicamos-lhe as chaves para escolher a tinta certa para os radiadores.
O que devemos ter em conta ao escolher a tinta para radiadores?

Se já se decidiu e vai pintar os radiadores para os integrar na estética geral da sua casa, deve ter em conta que nem todas as tintas são adequadas para esta tarefa.
Então, como saber qual a tinta a escolher para os radiadores?
Tome nota das especificações essenciais para escolher a tinta para radiador correta:
Resistência a altas temperaturas

Os radiadores e os tubos que os compõem podem atingir uma temperatura de 70-80 ºC, especialmente durante os meses mais frios do ano, pelo que é necessário verificar se o esmalte escolhido suporta temperaturas elevadas, para evitar que a tinta rache logo após a aplicação.
Esmaltes anti-gotejamento
Embora não seja essencial, as tintas para radiadores que não pingam facilitarão o trabalho de pintura do radiador, evitando que o chão fique manchado.
Existem também tintas de secagem rápida para radiadores que permitem ligar o radiador no mesmo dia após a pintura.
À prova de choque
Em muitos casos, é comum bater involuntariamente no radiador, por isso, a escolha de uma tinta para radiadores feita de poliuretano evitará que o seu sistema de aquecimento recém-pintado fique em mau estado após um curto período de tempo.
Este tipo de material plástico é muito resistente a pancadas, riscos e manchas, o que o torna uma das melhores alternativas para utilização neste tipo de artigos.
Tinta para radiadores sem cheiro
As tintas em geral e os esmaltes em particular libertam um cheiro desagradável após a sua aplicação e é necessário manter os espaços bem ventilados durante alguns dias, embora se optar por um tipo de esmalte de base acrílica, o cheiro passe despercebido mais cedo do que o esperado.
Esmaltes de camada única

No mercado, encontrará tintas para radiadores que requerem duas demãos para ficarem perfeitamente cobertas, mas hoje em dia também pode escolher esmaltes de camada única que cobrem perfeitamente com apenas uma demão de tinta, pelo que poupará substancialmente tempo e dinheiro.
Limpeza de radiadores pintados
Se está preocupado com a forma como vai limpar os radiadores depois da pintura, não se preocupe!
A maior parte dos esmaltes específicos para radiadores são muito resistentes aos produtos de limpeza domésticos, pelo que poderá limpar a sua casa sem qualquer problema.
Pintura de radiadores passo a passo

Antes de começar, certifique-se de que os radiadores estão desligados e frios e use um pano para remover quaisquer manchas e pó que se possam ter acumulado, para que a tinta possa aderir ao radiador sem qualquer problema.
Se o radiador ainda estiver um pouco quente, a tinta pode pingar e será mais difícil aderir corretamente.
- Proteger a superfície. Se proteger bem o chão, as paredes e os elementos que não quer pintar, como a torneira ou o sangradorevitará ter de limpar as manchas de tinta do radiador que possam ter ficado depois. Além disso, a Paratureforma recomenda que retire todos os móveis ou objectos que se encontrem perto do radiador para os manter impecáveis e livres de manchas e pingos inesperados.
- Depois de ter removido todos os vestígios de sujidade e pó do radiador, pode lixar a superfície do radiador para ajudar a tinta a aderir melhor. Em seguida, limpe novamente a superfície com um pano húmido para remover os resíduos da lixagem e seque-a bem para evitar zonas húmidas.
- Aplicar o primário. Embora não seja um passo essencial em todos os tipos de esmaltes ou tintas para radiadores, recomendamos que aplique um primário anti-ferrugem e anti-corrosão. Isto assegurará uma fixação perfeita. Deixar secar completamente o primário antes de passar à etapa seguinte.
- Aplicar a tinta do radiador. Mexa bem a lata de tinta antes de a abrir para que todos os componentes se integrem perfeitamente e, depois de a abrir, utilize um pau de madeira para acabar de a misturar. Escolha um pincel especial para pintar as áreas difíceis de alcançar dos radiadores e aplique a tinta uniformemente de cima para baixo.
- Deixar secar durante pelo menos 24 horas antes de voltar a ligar o radiador, a menos que tenha escolhido um tipo de esmalte de secagem rápida e sem pingos.
Conselhos da Paratureforma para a escolha da tinta para radiadores

- Aproveite o verão para pintar os seus radiadores. Em menos tempo conseguirá o efeito desejado.
- Se utilizar tinta em spray, certifique-se de que o bico fica a uma distância de 15 a 20 centímetros, com movimentos suaves de cima para baixo. Será necessário aplicar uma segunda demão para que o radiador fique perfeitamente coberto.
- Para pintar radiadores de ferro antigos, recomendamos que remova as camadas originais de tinta utilizando um spray decapante para fins especiais, utilizando uma espátula, palha de aço ou escova de arame para remover os resíduos de tinta antiga.
- Dependendo da estética da sua casa, pode optar por cores de tinta muito diferentes: utilize o mesmo tom das paredes se quiser que o radiador passe despercebido, ou escolha um tom contrastante se quiser criar um ponto focal interessante.
Desfrute de radiadores que combinam na perfeição com a decoração da sua casa e renove o seu aspeto com as nossas dicas passo a passo sobre como pintar radiadores.