As vigas de imitação de madeira são elementos muito interessantes quando queremos criar ambientes de estilo clássico ou rústico sem as desvantagens deste material natural. Mas quais são as suas caraterísticas e quais as vantagens que oferecem?
É a esta pergunta que queremos responder no ParaTuReforma. Por isso, se está a considerar a possibilidade de os instalar em sua casa, continue a ler.
Vigas de madeira de imitação
Para compreender este conceito, a primeira coisa a fazer é definir o que é uma viga. Concretamente, é um elemento arquitetónico rígido que, colocado horizontalmente na cobertura, suporta e transmite o peso aos pilares do edifício. Desta forma, não existe o risco de queda do telhado.
Tradicionalmente, as vigas de madeira têm sido as mais utilizadas no sector da construção. No entanto, com o passar do tempo e a descoberta de novos materiais que oferecem um melhor desempenho e não têm as suas desvantagens, a sua instalação perdeu força.
Apesar disso, os utilizadores continuam a valorizar muito o acabamento estético da madeira. É por isso que, atualmente, muitos fabricantes começaram a produzir vigas de imitação. Ou seja, vigas feitas de outros materiais que não a madeira, mas que simulam a estética da madeira.
Material das vigas de imitação
Existem dois tipos de vigas de imitação de madeira:
- Vigas de imitação de madeira que suportam cargas estruturais. Têm não só uma função estética, mas também uma função arquitetónica. Como já dissemos, servem para suportar o peso do telhado ou do piso superior e distribuí-lo pelas colunas ou pilares. Neste caso, o material utilizado para fabricar estas vigas é o betão, que é revestido com a madeira escolhida pelo utilizador.
- Imitação de vigas de madeira que não suportam cargas estruturais. Atualmente, são as mais frequentemente instaladas em habitações, uma vez que as novas construções não costumam exigir estes elementos. Como não têm função arquitetónica, são feitas de materiais mais leves, mais baratos e mais fáceis de manusear do que o betão, como o poliuretano.
É de salientar que o poliuretano é muito moldável e pode ser moldado de inúmeras formas. É por isso que no catálogo da ParaTuReforma pode encontrar, por exemplo, vigas quadradas e semi-redondas que imitam madeira.
Além disso, a instalação é muito simples. Esta pode ser efectuada de duas formas. A primeira consiste em aparafusar uma série de guias ao teto, nas quais são depois encaixadas as vigas de imitação. A outra consiste em utilizar um adesivo especial para poliuretano.
Caraterísticas
As vigas de imitação de madeira feitas de betão são capazes de suportar cargas estruturais muito mais elevadas, são mais fortes e têm uma vida útil significativamente mais longa.
No entanto, as que realmente nos interessam aqui, uma vez que são as que estão presentes no nosso catálogo, são as vigas de imitação de madeira feitas de poliuretano. Entre as suas caraterísticas, merecem a vossa atenção as seguintes
- São retardadores de chama. Por outras palavras, não são afectadas pelas chamas em caso de incêndio. Assim, em caso de incêndio, as vigas actuam como uma parede corta-fogo, impedindo que este se propague a outras divisões acima e minimizando os danos.
- Preço baixo. O valor destas vigas é muito inferior ao das vigas de madeira natural. Possivelmente 10 a 15 vezes menos. Isto torna-as acessíveis à maioria dos utilizadores.
- Rapidez de produção. As vigas de madeira têm normalmente de ser compradas por encomenda e podem demorar várias semanas a chegar a sua casa. No entanto, a disponibilidade das vigas de imitação de madeira de poliuretano é quase imediata.

Vantagens
Para compreender as vantagens das vigas de madeira falsa, é necessário compreender primeiro os pontos fracos deste material na sua forma natural. Os dois aspectos andam de mãos dadas.
Vulnerabilidade da madeira
Especialmente contra a humidade. Uma fuga de água num andar superior ou uma fuga do telhado podem causar danos graves às vigas de madeira. De facto, é possível que qualquer um destes elementos acabe por obrigá-lo a substituí-las.
Pode pensar que, ao subscrever uma boa apólice de seguro de habitação, se isto acontecer será apenas um incómodo. No entanto, deve estar ciente de que estes elementos têm a capacidade de aumentar significativamente o preço da apólice.
Ao mesmo tempo, como já dissemos, a madeira é um material inflamável. Por conseguinte, em caso de incêndio, será muito difícil controlar as chamas. O poliuretano utilizado nos modelos de imitação não tem nenhuma destas desvantagens.
Necessidade de manutenção constante
As vigas de imitação também não necessitam de manutenção para além de uma pequena limpeza regular. Por outras palavras, uma vez colocadas, pode esquecer-se delas.
A madeira, por outro lado, requer muitos cuidados. Por exemplo, é necessário aplicar um verniz protetor de tempos a tempos para adicionar uma camada extra de proteção contra a humidade, o fogo e outros elementos prejudiciais. Em muitos casos, este trabalho deve ser efectuado por um profissional.
Preço muito elevado
Mesmo que escolha um tipo de madeira barato, como o pinho ou a faia. Além disso, dado o peso e as caraterísticas das vigas, é muito provável que tenha de pagar a mão de obra de um instalador para as colocar nos tectos da sua casa. Esta é uma desvantagem que o poliuretano também não tem.
Como pode ver, optar por vigas de imitação de madeira para a sua casa é uma decisão inteligente. Graças a elas, poderá desfrutar do acabamento estético das vigas de madeira tradicionais, mas não sofrerá as desvantagens deste material. Na ParaTuReforma oferecemos-lhe uma grande variedade de modelos quadrados e semi-redondos para que possa escolher o que melhor se adapta aos seus gostos. Contacte o nosso departamento de atendimento ao cliente se tiver alguma dúvida ou quiser pedir um orçamento gratuito.