Quando o verão se aproxima dos últimos raios de sol, surge a eterna questão:esvaziar a piscina ou tentar aproveitar ao máximo a água para o verão seguinte? Por esta razão, explicamos-lhe como manter as piscinas no inverno com apenas 5 conselhos.
Há uns anos atrás esta questão tinha uma resposta fácil. A piscina era esvaziada e a água era reutilizada (ou não) para outras tarefas como a rega, tendo sempre em conta que era necessário efetuar um processo para libertar a água de agentes químicos indesejáveis para a rega.
Devido à consciencialização que se iniciou há alguns anos para a conservação do ambiente, começaram a surgir dúvidas entre os proprietários de piscinas.Será melhor manter a água de um ano para o outro?

Pensamos que sim. Um pequeno esforço da nossa parte pode ser muito benéfico para o ambiente e, graças a esse pequeno esforço, poupar milhares de litros de água por ano, que são tão necessários.
Além disso, se retirarmos a água, estamos a expor o revestimento a agentes externos, como o frio, a chuva, a neve, o granizo… Estes agentes externos podem danificar gravemente o liner da piscina. A água actua como um isolante térmico e protege a piscina dos danos.
Conselhos para a manutenção das piscinas no inverno
Para manter as piscinas no inverno, é necessário seguir alguns passos simples que indicamos a seguir. Com estas orientações, poderá desfrutar de uma água limpa e saudável na sua piscina de um ano para o outro. Continue a ler!
Limpeza completa
Quando decidimos encerrar a época das piscinas nas nossas casas, temos de limpar todos os elementos: Skimmers, comportas, grelhas, filtros, fundo… Esta limpeza é vital, pois determinará o estado da nossa piscina durante todo o inverno.

É aconselhável limpar os equipamentos de manutenção da piscina (aspiradores, mangueiras, escovas, etc.) para que estejam prontos a ser utilizados no próximo verão.
Na nossa loja online dispomos de uma grande seleção de artigos para a limpeza e decoração de piscinas.
- Robô de limpeza
- Cloro
- Anti-algas
- Dispensadores flutuantes
- Sal
- Sal em comprimidos
- Relva artificial
- Base de duche exterior
Não esqueçamos a escada. Como fazer a manutenção das piscinas no inverno com uma escada? Se a piscina for descoberta, pode considerar deixá-la no lugar como sistema de segurança para eventuais quedas. Se a piscina for coberta, recomendamos que a retire, que a limpe bem e que a guarde.
Controlo das propriedades da água
Este ponto pode ser resumido numa frase: mantenha-o como se fosse verão, mas não tanto como no verão. Não se preocupe, nós explicamos-lhe melhor agora.
Para manter as piscinas no inverno, os níveis de PH e de cloração devem ser mantidos para que não se gerem bactérias e algas, que podem afetar a nossa piscina ou a qualidade da água. No verão, estes níveis devem ser mantidos dentro de intervalos muito específicos. No inverno, podemos ser um pouco mais permissivos com os níveis, mas com uma certa atenção.

Os níveis óptimos de PH para manter as piscinas no inverno, ou não só nesta época do ano, mas em geral, situam-se entre 7,2 e 7,5 pontos. A cloração dependerá da capacidade da piscina, embora como conselho possamos dizer que devemos tentar manter sempre uma pastilha de cloro num doseador flutuante. No inverno, devido à baixa temperatura, durará mais tempo do que no verão e isso será suficiente para manter o nível de cloro baixo.
É preciso ter em conta que os períodos de manutenção das piscinas no inverno são reduzidos à medida que a temperatura da água desce. No verão, podem ser necessárias entre 6 e 8 horas de depuração por dia, enquanto no inverno podemos reduzir a depuração para 1 ou 2 horas por dia.
Por outro lado, se quisermos desligar-nos o mais possível das tarefas de manutenção da piscina, podemos optar pela opção de invernada da água. Explicaremos isto mais pormenorizadamente a seguir. Continuemos!
Baixar o nível da água para cuidar do escumador
No inverno, sobretudo nas zonas onde a temperatura desce abaixo de zero, é necessário baixar o nível da água abaixo do skimmer para manter as piscinas no inverno. Deste modo, evita-se que o gelo parta a instalação do skimmer. É também necessário esvaziar o sistema de tubagem, tal como quando desligamos a água em casa, para evitar possíveis congelamentos e consequentes rebentamentos.

É igualmente aconselhável deixar objectos flutuantes à superfície, na diagonal das margens. Isto quebra a tensão superficial da água, diminuindo as hipóteses de congelamento.
Lembrem-se de instalar o purificador de modo a que não passe água através do escumador para a purificação. Se baixássemos o nível da água, ele só receberia ar e poderíamos queimá-lo. Temos de o adaptar de modo a que só receba água do fundo.
Cobrir a sua piscina durante o inverno
Encontrará no mercado uma infinidade de lonas e coberturas plásticas para piscinas. É preciso lembrar a importância de manter a lona esticada, e que esta deve ser de boa qualidade, pois além de evitar a queda de sujidade, evita também acidentes em que uma criança, um adulto ou um idoso possam cair. com o perigo que isso implica.

Existem no mercado vários tipos de dispositivos para cobrir a sua piscina. É preciso ter em conta a forma quando se escolhe o método de instalação de uma cobertura de piscina: seja retangular, oval, circular…
Invernação da água da piscina: o que é?
A invernada ou hibernação da água da piscina é o acondicionamento da piscina para manter as suas propriedades nas melhores condições, de modo a poder ser recuperada e reutilizada na estação seguinte. Esta prática permite minimizar os custos e os trabalhos de manutenção da piscina durante o inverno.
A invernização é a técnica que substitui a cloração prolongada durante os meses de inverno por um doseador flutuante. Podemos experimentar as duas técnicas em diferentes Invernos e escolher a que melhor se adapta ao nosso estilo de vida.

Invernar a piscina: passo a passo
Para uma correta invernalização da água, podemos utilizar as diferentes secções explicadas acima:
- Limpeza completa da piscina
- Controlo do nível de PH
Cloragem de choque
Uma vez controlado o nível de PH, deve ser efectuada uma cloração de choque para desinfetar e eliminar os microrganismos contaminantes. O cloro deve ser vertido na quantidade indicada pelo fabricante e deixado a atuar durante pelo menos 6 horas.
Recomenda-se que activemos o mecanismo de purificação para espalhar o produto por toda a piscina.
Se necessário, efectuamos um ajuste adicional do pH para o manter entre os valores óptimos.
Tratamento da água: O winteriser
Temos de comprar um produto de invernada. Podemos comprar um produto em forma líquida que podemos deitar na piscina e manter o purificador em recirculação durante algumas horas. Desta forma, o produto será distribuído uniformemente por toda a piscina.

O mesmo produto está também disponível sob a forma flutuante. Neste caso, o winteriser apresenta-se sob a forma de pó. Abre-se a embalagem e deixa-se flutuar virado para baixo na piscina. A passagem do tempo e da água dissolverá progressivamente o pó.
O fabricante indica sempre os níveis de temperatura óptimos para que o produto faça efeito. É importante ler atentamente as recomendações e as instruções de utilização. Indicará também a frequência com que o tratamento deve ser repetido para garantir que a piscina e a sua água estão em perfeitas condições para o verão seguinte.
Controlo da água
A água de hibernação deve ser controlada de 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas para antecipar eventuais avarias da hibernação. E lembre-se de pôr a estação de tratamento de água a funcionar em modo de recirculação durante 1 ou 2 horas por dia. Tenha em conta que, se o nível da água tiver baixado, deve regular o filtro para absorver apenas a água do fundo da piscina. Se não o fizermos, podemos fazer com que o motor funcione em vazio e queimá-lo.
Recuperação de água
Uma vez chegada a nova época balnear, há que começar por recuperar a água. Limparemos as paredes e o fundo com uma escova. Depois, deixamos o limpa-fundos trabalhar. Se virmos demasiada sujidade, colocaremos o filtro na posição de esvaziamento para que a água escorra diretamente sem passar pelo filtro.
Limparemos igualmente o skimmer, o cesto e os seus filtros. Se a sua piscina tiver uma borda transbordante, lembre-se de limpar bem todas as grelhas.

Em termos químicos, temos de repor o pH e os valores de cloro nos valores normais do banho. Podemos efetuar uma cloração de choque.
Recomenda-se que não se mantenha a mesma água na piscina durante mais de 5 anos.
Fontes:
Masferreteria.com
ElTiempo.es
Quimipool.com
Se acha que está pronto para fazer a manutenção das piscinas no inverno, consulte este artigo: Os melhores fogões a lenha, lareiras e inserções de 2021..