Está a pensar em instalar uma garagem no jardim da sua casa? Se precisa de espaço para o seu carro e não sabe bem quais as opções que tem, está no artigo certo. Vamos falar de diferentes soluções sem que tenha de abdicar do estilo e da estética do exterior da sua casa. Vamos começar!
Descubra as opções para uma garagem no jardim
A colocação de uma garagem no jardim não tem de prejudicar a beleza do resultado final. Há modelos disponíveis que oferecem funcionalidades muito interessantes, mas que não criam um mau impacto visual. Quer conhecê-los?
Garagem clássica
Os clássicos nunca falham, as estruturas com quatro, seis ou oito pilares e um teto protegem os veículos há muitos anos.
Escolhê-las em madeira dará um toque muito interessante ao espaço exterior, podendo escolher diferentes tonalidades consoante a fachada da sua casa ou o estilo do seu jardim. Podem ser utilizados para guardar um carro, dois carros, uma mota ou mesmo uma autocaravana.

Garagem integrada
Esta alternativa é perfeita se tiver menos espaço. Esta garagem está ligada a um lado da casa e, por conseguinte, só precisa de duas partes. A própria casa proporciona sombra e proteção.
Para lhe dar um toque diferente, pode colocar algumas plantas que subam pelas pernas, o que ficará muito bem.
Garagem com paredes
Se vive numa zona onde chove ou venta muito, vai gostar mais desta opção do que das outras. Estes tipos de garagens têm paredes laterais para criar um abrigo perfeito para o veículo. Não terá de olhar pela janela para ver como está o tempo. Num tom de madeira mais claro, ficará perfeita com um estilo de vida mais moderno.
Garagem com portas
A última opção é uma das mais utilizadas, trata-se de uma garagem completa com duas portas para poder abrir e fechar a garagem de modo a que esta fique completamente coberta. Se procura segurança e proteção máxima, esta é a alternativa que tem de comprar.
Recomendamos que coloque algum tipo de decoração no exterior de ambos os lados, para que possa combiná-la com o resto dos elementos que tem. Pode ser um par de vasos de flores grandes, por exemplo.
Os tipos de materiais que pode escolher para a sua garagem
Que materiais pode escolher para este produto? Vamos falar-lhe das vantagens de cada um para que possa avaliar qual é o melhor para a sua casa antes de o comprar.
Garagem em madeira
A madeira é um daqueles materiais que nunca passa de moda e uma das melhores opções para o exterior. Tem um ótimo aspeto e confere um toque natural muito interessante. Saiba mais sobre as suas principais vantagens abaixo.
- Durabilidade: com uma manutenção adequada, a madeira durará muitos anos. Mas sabe o que é melhor? Quando estiver um pouco gasta, com uma camada de verniz ou de tinta, ficará como nova.
- Resistência: é perfeita para resistir às intempéries. Não terá de se preocupar com o vento ou a humidade.
- Variedade: há muitas tonalidades que podem ser escolhidas para combinar com o resto do jardim.
Garagem em aço galvanizado
O aço galvanizado é um material que se distingue pela sua robustez e resistência. Descubra as vantagens que pode trazer à sua garagem.
- Resistência: a sua garagem de aço resistirá às condições climatéricas mais adversas, bem como à corrosão, à ferrugem e aos choques sem qualquer problema.
Manutenção: a sua manutenção não exige muito do seu tempo. Só precisa de limpar o pó de vez em quando para que dure o tempo necessário.
Dicas para tornar a sua garagem muito mais bonita
A estética e a funcionalidade não têm de ser conceitos separados. Para além de ter uma garagem, se a complementar com um telheiro de jardim dará ao jardim um aspeto diferente. Aqui, vamos dar-lhe as melhores dicas para que, ao colocar a garagem no jardim, a área fique tão bonita como o resto.
Brinque com a iluminação da sua garagem
Para iluminar esta parte do jardim, é muito interessante escolher opções que, para além da funcionalidade que proporcionam, dêem também um toque interessante ao conjunto. Por exemplo, as lanternas de exterior são uma alternativa a ter em conta. Existem em diferentes cores e estilos e ajudá-lo-ão a criar um ambiente único. Pode optar por colocá-las nos pilares, no teto ou mesmo pendurá-las.
Não desista das cores
Ter alguns locais de cores vivas onde estaciona o seu carro vai torná-lo muito mais bonito do ponto de vista exterior. Como pode incluí-los? Pode pintar a estrutura com a cor da sua preferência ou, se não for possível, tirar partido de elementos funcionais, como cacifos, e comprá-los numa cor viva, como o laranja ou o verde.
Dar vida às plantas
As plantas são indispensáveis num jardim e, como a sua garagem vai ficar nesta parte da casa, não pode esquecer-se dela. Dê largas à sua imaginação para tornar a garagem cheia de vida.
Existem diferentes alternativas para a colocação de plantas:
- Em grandes vasos nos cantos da garagem.
- Com trepadeiras no telhado.
- Com vasos suspensos no exterior.
- Se o telheiro estiver embutido, com um jardim vertical na parede lateral da casa.
Elementos decorativos na garagem do jardim
Para que um espaço seja funcional e bonito ao mesmo tempo, os elementos decorativos são um pilar fundamental. O que pode escolher para a sua garagem? Eis alguns exemplos.
- Para estilos mais rústicos: uma bicicleta antiga, uma roda de carroça…
- Para estilos mais modernos e industriais: uma bomba de gasolina restaurada, um emblema de uma marca de que gosta?
Como vê, instalar uma garagem no jardim é mais fácil do que parece e também não destoa do estilo que tem. Só tem de analisar as suas necessidades para saber qual comprar e o tipo de material que mais lhe interessa: quer espaço para dois carros, precisa que seja completamente fechada? Escolha a sua próxima garagem de entre os nossos diferentes modelos disponíveis.