À medida que nos aproximamos do verão, há uma questão que se repete em muitas casas: como colocar relva artificial? E esta pergunta é compreensível do ponto de vista estético, económico e estrutural, pois estamos a falar de um elemento decorativo e funcional que, embora seja caro de instalar, é notavelmente mais barato do que a sua versão natural.
Se precisa de decorar um jardimum pátio ou uma varanda, ou quer dar um novo aspeto à sua piscina ou terraço, aprenda a colocar relva artificial pode poupar-lhe muito dinheiro. O custo do material é um fator importante, mas se for o próprio a instalá-lo, não terá de investir na mão de obra dispendiosa de terceiros. Acredite em nós, é muito fácil, independentemente do terreno, e nós mostramos-lhe como fazê-lo a seguir.
Etapas prévias à instalação da relva artificial
Para compreender como colocar a relva artificial, é necessário conhecer previamente certas premissas. Por exemplo, que o terreno influencia muito na hora de a colocar ou que nem todos os produtos são iguais no que diz respeito à manutenção, ao toque ou à durabilidade. Assim, devemos falar sobre como iniciar este processo antes de indicar o passo a passo.
Preparar o terreno antes da instalação da relva artificial
A principal recomendação para a colocação de relva artificial em qualquer terreno é que este seja o mais regular possível. Para além do incómodo de caminhar sobre uma superfície irregular, isso terá também uma influência direta na duração de vida de um produto que não é muito económico.
Escolher o tipo certo de relva artificial
Se está interessado em saber como colocar a relva artificial, pode ter-se perguntado se deve ter em conta o tipo de terreno ao escolher a relva artificial. escolher a relva artificial. A resposta é não, mas vale a pena pensar em aspectos como se vai estar sujeita a humidade constante ou o uso que lhe vamos dar. Porque poupar dinheiro na decisão inicial não serve de nada se tivermos de renovar o produto em breve.
Como colocar a relva artificial no solo
Quando queremos cobrir o solo de um jardim ou de um terreno com relva artificial, devemos ter em conta certas particularidades do processo. É provavelmente o terreno mais irregular que podemos encontrar e, por conseguinte, o mais difícil de colocar. No entanto, aplicando os passos seguintes, poderá fazê-lo sem qualquer problema.
Preparar o solo antes de colocar a relva artificial
Lembra-se do que estávamos a dizer sobre a importância da uniformidade do solo? Como colocar a relva artificial num solo irregular ou em gravilha? É necessário prepará-lo muito bem antes, tendo em conta que é preciso aplanar toda a superfície, retirar toda a vegetação natural da zona e utilizar redes e herbicidas – ou ambos – para evitar o recrescimento.
A instalação de relva artificial no solo

Para colocar a relva artificial, é necessário tirar as medidas adequadas e cortá-la antes da instalação. Planeie bem o tamanho da superfície e qual será a disposição de cada peça para garantir que tudo fica bem colocado e ajustado. Agora é altura de colocar a relva artificial no chão para ver o resultado.
Evita que a relva artificial se desloque
Uma vez colocada, é altura de fixar a relva ao solo para evitar deslocações. Aproveitando a rede anti-ervas daninhas que instalou por baixo da relva artificial, vai utilizar tiras auto-adesivas em todas e cada uma das juntas do relvado, para que tanto o seu perímetro como os cortes no interior fiquem bem colados ao solo.
Como colocar a relva artificial num terreno firme
Agora já sabe como colocar a relva artificial no chão, mas como fazê-lo em pisos de betão ou de azulejos? A verdade é que o processo é mais simples, mas inclui os mesmos passos que no caso anterior: a preparação do terreno, a instalação do produto propriamente dito e, finalmente, a sua fixação ao solo para evitar movimentos.
Primeiros passos para colocar a relva artificial num terreno sólido
Ao contrário da instalação sobre o solo ou a gravilha, a colocação de relva artificial sobre betão ou ladrilhos não requer muita preparação. Basta limpá-la bem para que a manta possa ser fixada corretamente e, caso o solo tenha uma fuga de água, fazer um corte em forma de U na relva, exatamente sobre o buraco.
Instalar relva artificial em betão ou pavimento de mosaico
Se vamos instalar a relva artificial num terreno firme, provavelmente estamos a falar de um edifício, pelo que pode haver obstáculos que compliquem a instalação, como degraus, colunas ou elementos decorativos. Neste caso, é aconselhável espalhar todas as peças no chão e marcar claramente todos os elementos que queremos rodear para poder cortar a relva.
Assegura a fixação da relva artificial ao solo

Por fim, o último passo de como colocar relva em pisos de betão ou azulejos é muito semelhante ao processo anterior, embora mais simples. Neste caso, também terá de colocar as tiras autocolantes na relva e no chão, rodeando o perímetro e fixando cada corte, com a diferença de que o chão é fixo e facilita a aderência. O seu terraço será perfeito!
Vantagens de aprender a colocar relva artificial
Se está interessado em saber como colocar relva artificial, provavelmente está a pensar em instalá-la algures e já viu os preços dos materiais. Já se apercebeu de que não é um elemento propriamente económico e começaram a surgir dúvidas sobre os custos de mão de obra. A decisão certa? Dar o passo de a instalar você mesmo.
As vantagens da relva artificial são inquestionáveis, a começar pelo aspeto estético e decorativo e a terminar pelo conforto que oferece em certas divisões. Decorar um terraço, uma piscina ou um jardim com um tapete de relva que não implica custos de água nem manutenção excessiva é um sucesso, agora cabe-lhe a si garantir que a sua instalação também é um sucesso.